5 tendências para o mercado de Food Trucks

11 meses
Eyemobile
Por Eyemobile

O Food Truck é uma modalidade gastronômica, de origem americana, que ganhou força no Brasil ao longo dos anos. Apostar nesse mercado tem sido uma escolha feliz de empreendedores que almejam o próprio negócio, mas é necessário se reinventar para não deixar a peteca cair e se manter competitivo sempre. Se você quer dar um pontapé inicial, investir nesse mercado e não sabe por onde começar, ou você que sente a necessidade de aperfeiçoar o conceito de sua marca, direcionando-a melhor para seu público alvo, continue a leitura e fique por dentro do que há de mais atual e inovador sobre o tema.

Confira as 5 tendências que podem destacar seu Truck e torná-lo ainda mais competitivo:

1 – Alimentação saudável e sustentável

Ofertar um cardápio que valorize a saúde, com alimentos orgânicos, não abrindo mão do sabor e garantindo a boa procedência e o correto descarte de seus produtos, é um ponto mais que positivo para seu negócio. A culinária vegetariana e/ou vegana, por exemplo, mantém um público fiel, que está sempre procurando por novidades.  

2- Cozinhas regionais ou étnicas

Mais do que comer, hoje muitas pessoas procuram vivenciar uma experiência gastronômica e conhecer um determinado lugar do mundo através do alimento. Apostar em um ambiente temático também chama atenção, conseguindo assim despertar a curiosidade do cliente visualmente. Cozinhas mexicanas, orientais, árabes, entre outras, tem se tornado uma atração à parte e vem ganhando cada vez mais apreciadores.

3- Refeições personalizadas

Seja original! Afinal, quem não gosta de exclusividade? Dar opções aos clientes, de forma que possam montar seus pratos ou até mesmo criar um sabor único, é uma ótima maneira de aproximá-lo ainda mais da sua ideia. Modificar o cardápio com certa frequência também é uma forma de garantir o retorno do público.

4- Estar sempre conectado

As operações online, como as plataformas e aplicativos que comercializam produtos e serviços, aperfeiçoam a comunicação com o consumidor, além de proporcionar comodidade e agilidade. Estar ativamente presente nas redes sociais também garante a ficção de sua marca, gerando uma procura maior sobre o seu conteúdo. Crie hashtags, promoções, incentive check in, tudo isso fará com que as pessoas percebam que seu truck está antenado.

5- Agregar tecnologias de pagamento

Gerenciar seu Food Truck de maneira otimizada, para controlar fluxo de caixa, reduzir perdas ou despesas desnecessárias e poder acompanhar em tempo real relatórios detalhados sobre todas as transações efetuadas durante o dia já é possível.

Para os Food Trucks independentes a melhor solução de pagamento são os Tickets (Frente de Caixa), que funciona mesmo offline, realizando vendas e gerenciando produtos para o maior controle, tudo isso em um clique. Já para festivais de food truck, o Cashless (ou pagamento sem dinheiro, em tradução literal), é uma opção inteligente utilizada por grandes empresas pelo mundo. Através de créditos em cartões ou pulseiras pré-pagas que evitam as tão temidas filas e se tornam uma forma muito mais segura para quem vende e para quem consome. Com a utilização de sistemas integrados de gestão é muito mais simples e seguro administrar suas vendas. Utilizar as novas tecnologias a seu favor é garantia de sucesso!

Agora que você conhece os principais tópicos para se tornar um empreendedor diferenciado, foque no que melhor se encaixar em suas ideias iniciais e mãos à obra. Existe um leque de opções que fará seu investimento ir além. Mas não esqueça: planejamento é a alma do negócio!

 

Por Sara Letícia Correa

Redatora graduada em Publicidade & Propaganda.