5 tipos de integração RFID possíveis em seus eventos

2 anos
Eyemobile
Por Eyemobile

A tecnologia RFID não é nova e está presente em inúmeras atividades do nosso dia a dia, como o controle de produtos em lojas (que evitam roubos ao passar pela porta de entrada) e também para a troca de contato entre clientes e expositores nas feiras de negócios, por exemplo.

A sua facilidade de uso e as inúmeras vantagens que proporciona são as principais características que fazem dessa tecnologia a favorita entre os produtores de eventos.

Mas, apesar disso, nem todo mundo sabe como fazer a integração RFID nas suas produções, deixando de aproveitar todos os benefícios que essa tecnologia pode trazer, tanto para o produtor, como para o participante. Quer saber mais? Continue a leitura!

Mas, o que é a tecnologia RFID?

Antes de mostrarmos os usos práticos que você pode fazer da tecnologia RFID, é importante que você compreenda do que se trata, não é mesmo?

O RFID (Radio Frequency Identification), como o próprio nome sugere, trabalha com a identificação por radio frequência transmitindo informações entre o chip de uma pulseira, por exemplo, e a central de controle.

Mas, não é só isso. O sistema RFID é extremamente inteligente e permite a identificação de vários objetos de forma simultânea, além da gravação de dados nas pulseiras.

E é justamente isso que permite usar esse sistema nos eventos, como mantendo um histórico do deslocamento ou do consumo dos seus participantes, ou até mesmo programá-las para permitir ações como compartilhamento de informações nas redes sociais.

O melhor de tudo é que esse é um sistema eletrônico extremamente seguro, por isso também tem sido usado para eliminar o uso de dinheiro nas transações comerciais.

As pulseiras RFID podem ser usadas em eventos de médio e grande porte, como feiras de negócios, festivais de música, eventos esportivos, excursões e também em casas noturnas, festas particulares e empresariais, parques e hotéis.

Quais os tipos de integração RFID possíveis nos eventos?

Agora que você já compreendeu um pouquinho como esse sistema funciona, que tal ter algumas ideias de integração RFID para tornar seus eventos ainda mais atrativos e diferenciados? Confira!

1-    Pagamento Cashless

O pagamento cashless, ou sem o uso de dinheiro, está se tornando uma das principais escolhas para os eventos de médio e grande porte, trazendo mais segurança para os participantes e agilidade para a organização.

Através das pulseiras RFID é possível que o participante recarregue com um valor pré-pago que poderá ser usado em diversos estabelecimentos dentro do próprio evento, bastando apenas aproximar a pulseira do sensor para que a transação ocorra.

Caso o usuário deseje, também é possível fazer essa recarga dentro do evento em postos específicos para esse fim.

Essa opção traz várias vantagens, como:

  • Diminuição de filas;
  • Segurança (já que não haverá dinheiro no evento, diminuindo os roubos de carteiras e cartões de crédito);
  • Agilidade para os comerciantes no fechamento do caixa;
  • Informações precisas para o consumidor sobre tudo que ele está comprando;
  • Informações precisas para os organizadores sobre o consumo dentro do seu evento.

2-    Entrada inteligente

Que tal diminuir as chances de falsificação de ingressos e ainda tornar muito mais ágil e simples a entrada no seu evento, melhorando a experiência do participante?

Pois tudo isso é possível usando as pulseiras RFID como ingressos inteligentes, já que cada pulseira possui um chip com número de identificação, o que não permite clonagem ou reutilização.

Além disso, as pulseiras tornam mais simples a entrada no evento, diminuindo o tempo de espera dos participantes.

3-    Controle de acesso e informações dos participantes

Pela possibilidade de recolher informações das pulseiras, você pode usar esse sistema para acompanhar o número de convidados ou participantes que já chegaram, a lotação da área VIP e a movimentação das pessoas.

Em eventos empresariais, por exemplo, é possível saber qual stand está tendo mais visitas, quanto tempo os participantes passam interagindo nos stands e qual o fluxo de visitantes por dia, ajudando você a programar melhor seus próximos eventos.

Nos festivais de música também é possível aproveitar todos esses dados, como as atrações em que os participantes permaneceram por mais tempo e até mesmo informações sobre idade, sexo e hábitos de consumo – itens essenciais no seu planejamento tanto dos eventos futuros, como na análise posterior do evento atual.

4-    Integração com as redes sociais

Todo mundo sabe que hoje o mundo está muito mais conectado e os participantes, em geral, adoram postar fotos e interagir com as pessoas nas redes sociais.

Então, que tal deixar tudo isso mais simples através das pulseiras RFID? Muitas permitem até mesmo que os usuários troquem informações de contato apenas aproximando as pulseiras.

Mas, não é só isso. Você pode usar as pulseiras para fazer uma ligação entre suas campanhas online e offline, envolvendo seus participantes e, claro, promovendo um maior engajamento com a marca do seu evento.

Depois, você terá acesso a todos esses dados, o que lhe garante relatórios precisos e atualizados sobre a participação e o envolvimento com o seu evento.

5-    Gerenciamento do staff

Um evento não é feito apenas pelo produtor, não é? Ele necessita de toda uma equipe de apoio, como seguranças, bar, comunicação e atrações. E nem sempre gerir todo mundo é uma tarefa simples.

Uma integração RFID possível é usar as pulseiras nesse sentido, ajudando a controlar a permissão de acesso sobre determinadas áreas e recebendo informações importantes sobre os membros da sua equipe.

Quais as vantagens da integração RFID para o meu evento?

Já deu para notar que as possibilidades de uso das pulseiras RFID são imensas, não é? Assim como as vantagens desse sistema, tanto para o produtor, como para o participante.

Para quem organiza o evento, elas permitem:

  • Ter um controle maior sobre as pessoas que chegam e circulam pelo seu evento;
  • Aumentar o ticket médio das compras;
  • Ter acesso a dados precisos sobre quem compõe o seu público e como ele interage com o seu evento;
  • Facilidade nas transações comerciais;
  • Segurança ao reduzir a circulação de dinheiro;
  • Diminui as chances de fraudes;
  • Otimiza os recursos e diminui a necessidade de pessoal;
  • Melhora a sua organização.

Para os participantes também existem muitas vantagens, como:

  • Diminuição das filas;
  • Maior envolvimento com o evento;
  • Aumento da segurança;
  • Mais facilidade para aproveitar todas as atrações que o evento oferece;
  • Melhora na experiência do usuário.

E, então, depois de todas essas informações já teve algumas ideias para começar a fazer a integração RFID no seu próximo evento? Deixe um comentário pra gente!