7 dicas para você se tornar um produtor de eventos de sucesso

2 anos
Eyemobile
Por Eyemobile

Ser um produtor de eventos de sucesso é a sua meta? Então saiba que não existe fórmula mágica, como em tudo na vida, é preciso muita dedicação, conhecimento do setor, disciplina e algumas características que podem lhe ajudar a se destacar no meio.

A profissão de produtor de eventos possui algumas particularidades que se diferenciam das demais – e justamente por isso exige dos seus profissionais aptidões diversas, como capacidade de organização, boa comunicação e, claro, muita disposição para se dedicar ao trabalho que costuma não acontecer apenas em horário comercial.

Quer mais dicas para alavancar a sua carreira e se transformar em um profissional de destaque? Continue a leitura!

1-    Seja organizado

A organização é a palavra-chave do produtor de eventos de sucesso, afinal para que tudo saia como planejado você precisará mobilizar várias equipes e lidar com inúmeras responsabilidades.

Um bom produtor não perde prazos, consegue coordenar várias equipes, tem um cronograma bem realizado e é capaz de acompanhar tudo o que envolve o evento que está sendo organizado por ele, com um planejamento adequado e efetivo.

Por isso, muitos produtores optam por trabalhar com planilhas e até sistemas de gestão de eventos que ajudam a ter sempre à mão todas as informações essenciais para realizar um bom trabalho.

2-    Conheça o seu mercado

É impossível qualquer profissional atingir sucesso sem conhecer o setor em que atua, e com a produção de eventos isso não é diferente. Mesmo que você não tenha nenhuma formação específica na área, é preciso que você conheça como tudo funciona, com noções claras de administração, finanças, relacionamento interpessoal, entre outros.

Muitos desses conhecimentos acabam sendo “absorvidos” na prática profissional, mas isso não significa que você não possa se especializar na sua área.

Hoje já existem cursos superiores voltados para o setor de eventos (como o Tecnólogo em Produção de Eventos), além de inúmeros cursos livres, workshops, seminários e até mesmo cursos à distância que ajudam você a ter mais conhecimentos sobre todas as áreas correlatas, como gerenciamento financeiro, capacidade de atender bem os clientes e de surpreender seu público, organização e liderança de equipes e muitos outros.

Além disso, somente conhecendo seu mercado é possível, por exemplo, entender as características básicas de cada tipo de evento (afinal, organizar uma festa é diferente de produzir um evento de negócios, por exemplo).

3-    Saiba se relacionar

Um produtor de eventos de sucesso sabe muito bem a importância do networking – e por isso valoriza os seus relacionamentos. Afinal, é através dessa rede de pessoas que você encontrará as atrações para seu próximo evento, captará novos clientes e até mesmo conseguirá atrair mais pessoas para suas produções.

Por isso, não se prive de participar dos eventos produzidos por colegas, de manter contato com as equipes de profissionais com as quais você já trabalhou e de sempre buscar estar em contato com pessoas influentes dentro do setor em que você trabalha.

Sempre tenha o velho “caderninho” de contatos para uma emergência e esteja atento a parcerias interessantes e outras possibilidades de negócio que podem surgir dessa rede.

4-    Entenda da parte financeira

Para que um evento saia do papel e se torne um sucesso, você terá que fazer inúmeras decisões que envolvem planejamento financeiro, evitando estourar seu orçamento e ainda conseguindo os melhores serviços com o valor que você tem disponível.

Assim, é extremamente importante que você consiga manter um controle rígido de tudo que está sendo gasto, saiba planejar meios de captação adequados para o evento que está sendo produzido (como patrocínios, venda direta de ingressos e outros) e, claro, seja organizado com todas as entradas e saídas.

Além disso, um produtor de eventos de sucesso ainda demonstra um grande poder de negociação que pode fazer toda a diferença, principalmente quando o orçamento é bastante limitado.

Não tenha medo de pedir descontos, solicitar melhores formas de pagamento e negociar os preços e os serviços oferecidos. Quanto mais hábil você for nesse sentido, mais conseguirá se destacar no meio.

5-    Comunique-se adequadamente

Saber se comunicar é essencial para todos os profissionais, mas no caso dos produtores de evento isso é ainda mais importante, afinal quase todo o seu trabalho dependerá da sua capacidade de expressar ideias, negociar, conquistar e cativar pessoas e ainda de liderar equipes.

Se você não consegue se comunicar de maneira eficiente, poderá ser incapaz de “vender o seu peixe”, não compreendendo exatamente as necessidades do cliente e não conseguindo transmitir suas ideias às equipes – o que poderá resultar em eventos que não atingem os objetivos propostos.

Você não precisa ser um exemplo de oratória, mas é preciso perder a timidez e conseguir passar uma imagem profissional, se relacionando de forma assertiva com suas equipes e sempre mantendo o diálogo aberto com seus clientes.

6-    Tenha disponibilidade de horário

Como dissemos no início desse texto, ser produtor de eventos é estar ciente de que você trabalhará, inúmeras vezes, fora do horário comercial, como durante a noite, nos finais de semana e feriados.

Por isso é preciso ter disposição e não se importar em “quebrar” a sua rotina quando algo importante demanda a sua atenção. Lembre-se que eventos são cheios de imprevistos e de assuntos que fogem ao planejamento, o que significa que você precisará de muito jogo de cintura e de disposição para correr atrás de todos os problemas que possam surgir durante a organização.

7-    Conheça as tecnologias

Todo produtor de eventos de sucesso sabe a importância de agradar o seu cliente e, sobretudo, de encantar os participantes da sua produção. Para conseguir esses dois objetivos é essencial dominar as novas tecnologias e saber de que forma elas podem lhe ajudar.

Hoje, no mercado de eventos, existem muitos “aliados” que podem facilitar a sua organização e até mesmo a venda e a divulgação dos seus eventos, como bilheterias online, sistemas de divulgação na rede, planilhas e programas de gestão e muitos outros.

Além disso, você também poderá pensar em como aliar a tecnologia nos seus eventos para modificar a experiência do seu participante, como com o uso do cashless, através de programas que aumentam a interação entre as pessoas, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do seu evento, com o uso de brindes tecnológicos e muito mais.

As opções são inúmeras e para conseguir usá-las de forma correta é essencial que você conheça muito bem o seu público e consiga ser criativo o suficiente para surpreendê-los positivamente.

Gostou das nossas dicas para se tornar um produtor de eventos de sucesso? Então curta a nossa página no Facebook e receba sempre conteúdos bacanas como esse!