Transformar a experiência dos hóspedes é algo fundamental em qualquer hotel ou resort, afinal é a partir desse contato positivo com a sua marca que essas pessoas desejarão retornar a esse local paradisíaco para as próximas férias.
Existem muitas maneiras de conseguir esse efeito, e entre elas está a facilidade, buscando tornar tudo muito mais simples e prático para os seus hóspedes, reduzindo s burocracias e as preocupações.
O cashless para hotéis vem ao encontro dessa necessidade, ajudando o seu negócio hoteleiro a se destacar entre as várias marcas disponíveis. Mas será que o seu empreendimento está preparado para essa tendência? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.
Cashless, como o próprio nome indica, significa pagamento sem dinheiro. Ou seja, feito por outros meios que não envolva a troca de dinheiro físico e nem o uso de cartões de crédito e débito.
Hoje o mercado dispõe de uma variedade de tecnologias para o pagamento cashless, como pulseiras RFID, uso de máquinas de cartões inteligentes, cartões pré-pago e até mesmo a possibilidade de usar a “chave magnética” do quarto, que se torna um item bem mais tecnológico, permitindo o pagamento dos consumos pelo cliente e outras interações sociais.
A tecnologia cashless se baseia na transferência imediata dos créditos de um desses sistemas para a conta bancária do estabelecimento, sem a interferência dos bancos ou a intermediação das máquinas de cartões tradicionais, por exemplo.
Para o consumidor, esse método traz mais segurança e controle dos seus gastos, enquanto para o comerciante é mais uma forma de recebimento, com menos taxas e burocracias.
O cashless tem ganhado o mundo e embora no Brasil ainda seja uma tecnologia recente e basicamente mais atrelada aos festivais de música, em outros países ele já é uma realidade.
Um ótimo exemplo de como essa tecnologia pode ser usada para trazer muito mais comodidade e conforto aos hóspedes vem da Disney, mais precisamente da MagicBand – uma pulseira que utiliza a tecnologia RFID e que conta com várias funções como:
Ou seja, quando o turista faz a sua reserva para a Disney automaticamente tem direito a MagicBand, que como tudo nesse universo também parece ser mágica – mas apenas conta com soluções sofisticadas de tecnologia.
A ideia por trás da pulseira é facilitar a vida de quem frequenta a Disney, modificando a sua experiência. Assim, com ela, é possível comprar ingresso para as atrações, consumir dentro do resort, ter direito a filas menores e ainda manter um registro das suas fotos nas principais atrações, facilitando na hora de compartilhar essas experiências nas redes sociais.
É claro que com uma pulseira assim a experiência do turista será totalmente diferenciada, já que ele não terá de se preocupar em levar a sua carteira para cima e para baixo (colocando a sua segurança em risco) e nem ter de carregar vários itens, como a chave do quarto, tickets para as atrações, entre outros.
Vários hotéis da rede têm usado essa tecnologia com sucesso, como é o caso do resort com temática africana, o Animal Kingdom.
Embora a Disney seja um dos cases de maior sucesso, ela não é a única e ao redor do mundo é possível encontrar vários hotéis e resorts que usam a tecnologia cashless como fator de diferenciação.
Inclusive na Suécia praticamente todas as transações hoje são feitas via cashless, indo muito além do setor hoteleiro e englobando outros pontos importantes para o turismo, como é o caso do aeroporto de Estocolmo. Nesse país, em 2014, apenas 1/5 das transações de varejo eram realizadas em dinheiro.
A Suécia não é a única nesse sentido. A Dinamarca, a Noruega e a Bélgica também investem no cashless para dar mais segurança a sua população e aos turistas, reduzindo o número de dinheiro físico circulante.
Depois de ler o tópico anterior, você já deve ter notado algumas vantagens de investir no cashless para hotéis não é mesmo? Afinal se essa não fosse uma tecnologia interessante não existiriam tantos países reduzindo o uso de dinheiro tradicional.
Veja algumas vantagens que essa tecnologia pode trazer ao seu hotel ou resort:
Hoje nós vivemos em uma sociedade que busca a experiência diferenciada, dando a ela mais valor do que a posse de objetos. Devido às enormes pressões que sofremos no nosso dia a dia e também no universo corporativo, quando saímos de férias o que menos desejamos é ter de lidar com inconvenientes e dores de cabeça.
Por isso, quanto mais os hotéis e resorts conseguirem prestar um serviço de excelência, surpreendendo positivamente os seus hóspedes e tornando o momento das férias mais relaxante e tranquilo, mais diferenciada será a marca.
O cashless para hotéis e resorts pode trabalhar de forma positiva nesse sentido, modificando a percepção dos seus hóspedes sobre a sua marca e tornando a hospedagem deles um momento único e diferenciado.
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