Como encantar clientes em eventos?

3 anos
Eyemobile
Por Eyemobile

Encantar clientes é uma das chaves do sucesso de qualquer tipo de negócio – e no setor de eventos isso não é diferente. Quando um cliente sente-se satisfeito com o seu serviço, bem tratado e tem as suas expectativas atingidas, as chances de ele voltar a fazer negócio com você são muito maiores, assim como de lhe indicar para outras pessoas próximas.

Por isso, se você quer se destacar no mundo dos eventos e aumentar a sua cartela de clientes, é preciso começar a tratar com mais atenção e esmero os que possui, transformando todas as etapas do seu evento: desde o atendimento, até o pós-evento.

Veja algumas dicas que trouxemos que são usadas pelas grandes empresas, principalmente pela Disney – reconhecida mundialmente por encantar clientes e fidelizá-los.

1.Conheça muito bem o seu cliente

A melhor forma de atingir as expectativas do seu cliente é conhecendo-o profundamente. Por isso, busque compreender quais são suas necessidades, desejos, sonhos e problemas, coletando informações preciosas que irão lhe ajudar a planejar um evento que vá ao encontro das necessidades dos seus clientes.

Se você deseja criar momentos inesquecíveis é preciso estar disposto a compreender o seu cliente, por isso colete informações diretamente com ele, faça pesquisas na internet, converse com pessoas, crie questionários e levante dados importantes para o seu planejamento.

2. Foque na experiência do cliente

Com todos esses dados em mãos, fica mais fácil organizar um evento que realmente esteja de acordo com as necessidades e desejos do seu cliente, não é mesmo?

Então, durante a execução, não perca isso de vista, e mantenha-se focado em criar a melhor experiência possível. Invista em um bom atendimento, com cordialidade e confiança, mantenha contato sobre os seus passos e decisões, faça um evento a altura das expectativas de quem lhe contratou e sempre realize um pós-evento adequado, buscando saber as críticas (positivas e negativas) e também o feedback do cliente.

3. Integre toda a equipe nesse objetivo

De nada adianta você estar focado em promover uma boa experiência com o evento se a sua equipe não compreende exatamente quais são suas metas e objetivos.

Por isso, integre todos os funcionários contratados no processo, explicando quais são os objetivos do cliente com aquele evento e tudo o que você deseja realizar, implementando uma cultura de bom atendimento e cordialidade.

Ao compartilhar todos os detalhes do seu projeto é mais fácil montar uma equipe comprometida com o sucesso dessa empreitada.

4. Atente-se aos detalhes

Encantar clientes é sempre estar atento aos detalhes, àquele “a mais” que você pode fazer e transformar a experiência das pessoas. Na política de atendimento da Disney, isso é chamado de “momentos uau” – e também podem estar presentes no seu evento.

Para isso, invista em um atendimento personalizado, uma comunicação eficaz e também em cuidados extras com o evento e os participantes, antecipando-se a situações problemáticas, resolvendo todos os imprevistos e colocando-se sempre à disposição para as necessidades e dúvidas dos seus clientes, por exemplo.

5. Faça um bom pós-evento e mantenha contato

Evento encerrado, já é hora de deixar de se preocupar com o cliente? De jeito nenhum. Aproveite esse momento e faça um balanço organizado de todo o evento, mostrando quais metas foram atingidas, o saldo de caixa e outros dados que forem relevantes.

Entregue um relatório completo para o seu cliente, ouça as críticas e sugestões e mantenha contato com ele, oferecendo novos serviços e colocando-se a disposição para outros negócios.

Encantar clientes pode parecer uma tarefa árdua, mas ela é extremamente recompensadora, principalmente em um segmento tão concorrido como é o mundo dos eventos. Ao fidelizar um cliente, você estará não apenas fechando mais negócios com ele, mas também abrindo novas portas com a indicação sólida de alguém satisfeito.

Gostou dessas dicas? Então compartilhe-as em suas redes sociais!