Como gerenciar o negócio através de máquinas de cartão inteligentes

1 ano
Eyemobile
Por Eyemobile

Todo comerciante sabe o quanto o PDV e o frente de caixa são importantes na hora de ampliar os seus lucros, mas apenas pensar em produtos para essa área não é uma maneira adequada de aproveitar todo o potencial que esse setor pode oferecer.

Contar com um sistema integrado e com tecnologia de ponta pode ajudar o gestor a ter mais controle sobre o seu negócio e ampliar os seus lucros. Já imaginou se todos esses benefícios pudessem vir aliados na sua máquina de cartão? Pois saiba que agora isso já é possível, graças às máquinas de cartão inteligentes.

Quer saber mais sobre essa solução e entender por que você deveria investir nela? Então continue a leitura!

O que são as máquinas de cartão inteligentes?

As maquininhas de cartão não são nenhuma novidade e já fazem parte do dia a dia de inúmeros comércios. Porém, nem sempre essas são itens que realmente ajudam a tornar o frente de caixa mais eficiente – principalmente porque grande parte dos modelos não consegue se integrar com os sistemas de gestão.

E o resultado é um trabalho redobrado para o gestor, que precisa fazer conciliação de fechamentos e analisar os dados manualmente, passando toda a informação da maquininha para o seu sistema de gestão.

Tudo isso toma tempo e ainda aumenta as chances de erros e de incompatibilidade dos dados, dificultando a gestão financeira dos estabelecimentos comerciais.

Foi pensando em trazer mais autonomia e facilidade para os comerciantes que surgiram as máquinas de cartão inteligentes, que conseguem ser integradas com os sistemas de frente de caixa, fornecendo dados atualizados para o seu sistema, melhorando a sua gestão financeira e a sua tomada de decisões.

Além disso, esses aparelhos ainda contam com soluções tecnológicas mais modernas, como transações em Wi-Fi e 4G, impedindo que os problemas com o sinal de internet atrapalhem as suas vendas.

Alguns modelos ainda contam com menu de transações que permite ao gestor realizar estornos de maneira facilitada de qualquer fechamento – e não apenas do último, como ocorre com as máquinas tradicionais.

Quais as vantagens das máquinas de cartão inteligentes para o meu negócio?

Após ler o tópico anterior, você já deve ter notado que essas máquinas oferecem muitas vantagens quando comparadas aos modelos tradicionais, não é mesmo? Principalmente porque elas se preocupam em agregar valor e facilidades para o gestor, e não são apenas mais um modo de recebimento.

Veja outros benefícios que essa tecnologia pode trazer para o seu comércio ou empresa.

Transações mais rápidas e filas menores

Dependendo do sistema que você usa no seu comércio, pode ser comum que as transações acabem ficando mais lentas quando o pagamento é realizado com cartão, já que muitas vezes o seu funcionário precisará anotar e registrar manualmente todas as bandeiras e valores para facilitar o compliance.

Tudo isso se reverte em filas maiores e maior desconforto para o seu cliente. Com uma máquina de cartão inteligente isso não acontece, afinal ela funciona integrada ao seu sistema – assim todas as transações já são lançadas automaticamente, melhorando o seu controle de fluxo de caixa.

Evita as fraudes

Infelizmente, as fraudes no frente de caixa ainda são comuns, principalmente desempenhadas por funcionários mal intencionados que podem realizar operações diferentes daquelas que registram no sistema.

Mas, se a sua máquina estiver integrada ao seu software de PDV, isso não acontece, afinal todas as transações ficam arquivadas automaticamente, impedindo a apropriação indevida de débitos.

Melhora o seu controle financeiro

Controlar as entradas e as saídas é o básico da matemática financeira, mas quando o gestor recebe pagamentos com as maquininhas de cartão pode acabar se confundindo, esquecendo de lançar alguma venda ou ainda de conferir se o valor foi depositado pela operadora.

Afinal, fazer tudo isso manualmente pode ser difícil e cansativo, além de altamente propenso a erros, falhas e esquecimentos. Mas, com uma máquina inteligente você não terá mais que passar por esse processo.

Como todas as movimentações são lançadas no seu sistema, você tem um controle muito mais preciso das entradas e saídas, além de poder analisar a quantidade de vendas feitas para determinada bandeira, o quanto de taxa está sendo pago e quando os depósitos estão sendo realizados.

Essa integração ainda ajuda na antecipação de recebíveis – uma solução oferecida por várias máquinas de cartão – e que, às vezes, pode complicar a gestão financeira caso não seja feita com controle adequado, já que as taxas podem ser mais altas.

Quanto mais controle você tiver sobre a vida financeira da sua empresa, maior será o seu lucro e a sua possibilidade de crescimento sustentável, por isso um sistema integrado é tão importante.

Isenção da taxa de locação

Nem todos os gestores contam com as máquinas de cartões porque não conseguem arcar com os altos aluguéis eternamente. Em alguns casos ainda é preciso ter a disposição várias máquinas de cartões, devido à dificuldade em aceitar algumas bandeiras, o que inviabiliza o financeiro das empresas.

Mas, as máquinas de cartão inteligentes, geralmente, oferecem a possibilidade de compra do equipamento. Ou seja, ao invés de pagar, mensalmente, um valor alto para usar o terminal, você poderá comprar a sua máquina e nunca mais ter de pagar nenhuma mensalidade, apenas as taxas sobre as transações.

Isso lhe dá muito mais liberdade para definir como será feito o pagamento pelo terminal, além de tranquilidade financeira para se programar, sem ser “pego de surpresa” por aumentos expressivos dos aluguéis das máquinas, por exemplo, consumindo a sua margem de lucro.

Empresas agregam valor ao seu negócio

Outro diferencial muito importante é que, normalmente, as empresas que comercializam as máquinas de cartão inteligentes entendem que a solução que elas oferecem é uma verdadeira parceira do seu negócio, e não apenas um produto.

O que isso significa? Que ao invés de lhe oferecerem apenas uma máquina para receber o pagamento com cartões, essas empresas oferecem soluções completas, que agregam valor ao seu negócio, melhorando a sua gestão e o seu dia a dia, potencializando os seus ganhos.

Como você pode notar, contar com as máquinas de cartão inteligentes pode ser um ganho muito grande para a sua empresa, facilitando a integração dos seus sistemas, tornando a sua gestão financeira mais simples e ainda otimizando os seus custos. Tudo isso, é claro, se reflete em um melhor serviço aos seus clientes, mais vendas e mais lucros.

Gostou de saber mais sobre essa solução? Assine a nossa newsletter e receba sempre conteúdos atualizados e interessantes como esse!