Como a tecnologia é aliada do seu food truck

2 anos
Eyemobile
Por Eyemobile

É inegável que a moda do food truck invadiu as ruas brasileiras. Em 2016, foram estimados mais de 3 mil food trucks no país – vendendo todo o tipo de comida e atraindo um público fiel, sendo uma opção de investimento interessante.

Porém, para conseguir sucesso nessa área é preciso mais do que apenas pratos saborosos. É essencial ter uma gestão eficiente, um bom plano de marketing e ideias criativas que ajudem no dia a dia, como é o caso das tecnologias e sistemas de atendimento e gestão financeira.

Diminuir as filas, dar mais agilidade aos pedidos e até aumentar a clientela são alguns dos benefícios que o sistema certo pode trazer ao seu food truck. Quer saber mais? Continue a leitura!

Por que devo investir na tecnologia para meu food truck?

Por ser um ambiente móvel, muitos empreendedores acreditam que os sistemas de atendimento e pagamento podem não ser indicados para seus food trucks, mas isso não é verdade.

Hoje é possível encontrar muitas possibilidades que funcionam com ou sem internet e permitem melhorar a sua gestão, facilitar o seu dia a dia e modificar a experiência dos seus clientes.

É inegável que a tecnologia é essencial para a gestão de qualquer negócio, automatizando processos e ajudando o empreendedor a ter informações precisas sobre os custos e o lucro do negócio, então por que com o seu food truck deve ser diferente?

Você poderá optar por sistemas que gerenciam o controle de pedidos e de pagamentos, que se liguem ao estoque indicando a quantidade de cada um dos itens, que ajude a controlar o caixa e até mesmo que automatize os pedidos – permitindo, por exemplo, que seus clientes façam pedidos online.

Um food truck moderno não é só interessante para quem o gerencia, mas também melhora a experiência do usuário, facilitando seus pedidos, diminuindo as filas e evitando os erros (tão comuns com as comandas em “papeizinhos” que podem se perder na correria de um evento ou de uma feira, por exemplo).

Todas essas vantagens, obviamente, farão com que o seu negócio seja encarado como diferenciado pela clientela, aumentando o índice de fidelização e, claro, ajudando você a enxugar os seus custos, lançar novos produtos, aumentar seu faturamento e ampliar a sua atuação.

Quais as vantagens de investir na tecnologia para o meu food truck?

Muito mais do que ser visto como um food truck “hi-tech”, com o sistema certo você terá benefícios na automatização dos processos, registros financeiros e, claro, na experiência do seu consumidor, melhorando as taxas de fidelização e tornando o seu atendimento muito mais preciso e de qualidade. Veja algumas vantagens:

1-    Controle do estoque e do número de pedidos

Os sistemas de controle de pedido, muitas vezes, possuem uma ligação com o seu estoque, permitindo que você acompanhe como estão os seus insumos, evitando vender determinado produto que você já não tem mais.

Em feiras e eventos com grande movimento, essa é uma informação essencial, além de permitir que você comece a fazer compras de acordo com o perfil do seu público, evitando o desperdício e melhorando o seu lucro e faturamento.

Outra grande vantagem dos sistemas é o controle do número e do tipo de pedido, evitando que, após o expediente, você tenha que ficar “caçando” as comandas para conseguir fechar o caixa ou fazer um balanço de quais itens têm mais procura.

Além disso, com um controle automatizado dos pedidos você diminui as chances de erros, como pedidos faltando itens, com ingredientes errados ou até mesmo pedidos esquecidos – e que levam a uma demora para a entrega e, claro, a uma experiência ruim do seu cliente.

No fim do dia ou do mês, por exemplo, você poderá ter acesso a dados precisos dos itens que mais saem no seu cardápio e daqueles pratos que podem ser repensados ou até mesmo excluídos, favorecendo a sua gestão e ampliando o seu faturamento.

2-    Diminuição das filas e melhora do atendimento

Uma das grandes reclamações de quem costuma consumir em food trucks são as filas, principalmente em feiras e eventos com um grande movimento. Afinal, a maior parte das empresas ainda faz o atendimento totalmente manual, anotando o pedido do cliente em comandas de papel e fazendo o pagamento no caixa.

Todo esse processo leva a uma grande morosidade – o que faz com que as filas fiquem enormes e impraticáveis para algumas pessoas, que podem desistir de comprar no seu food truck.

Isso tudo pode ser resolvido automatizando o processo de pedidos e até de pagamento. Com sistemas modernos, é possível que alguns funcionários peguem os pedidos dos clientes nas filas ou nas mesas, por exemplo, agilizando o processo.

Outra possibilidade é o pedido virtual, sendo que muitos sistemas oferecem a opção de cardápio online que pode ser integrado às suas mídias sociais, facilitando a vida do seu cliente – que poderá fazer os pedidos via smartphone e você receberá diretamente no seu food truck, tudo muito prático e rápido.

É claro que, com um sistema automatizado de pedidos, as chances de erros diminuem, como a de perda das comandas, entrega de pedidos errados e muitos outros – o que leva a uma melhora no seu atendimento e a uma fidelização dos seus clientes.

3-    Facilidade para fechamento do caixa

Depois de um dia longo de trabalho, você ainda precisa perder várias horas fechando o caixa, caçando comandas e tentando entender exatamente o quanto você vendeu?

Essa imprecisão de dados pode até mesmo afetar a sua saúde financeira, impedindo que você tenha uma noção exata do seu lucro e assim consiga planejar os seus investimentos.

Com um sistema automatizado, fechar o caixa é muito mais simples, afinal você terá dados precisos dos pedidos, formas de pagamento e um controle maior sobre tudo o que está acontecendo no seu food truck.

Muitos sistemas ainda geram planilhas mensais, por exemplo, o que permite que você consiga calcular seu lucro, compreender os itens que mais são rentáveis, calcular melhor a compra dos insumos, controlar seus gastos e melhorar o seu faturamento.

4-    Informações precisas sobre seu público

Responda rapidamente, você sabe exatamente qual produto mais vende no seu food truck? Quais as preferências dos seus clientes? Qual dia da semana você vende mais? Qual a sua margem de lucro por produto?

Com um sistema informatizado é possível que você tenha todos esses dados tabulados de maneira precisa e simples, o que facilita que você compreenda melhor o seu negócio e os seus clientes, pensando em soluções inovadoras e ajudando você a planejar melhor suas estratégias de marketing ou até mesmo de expansão do negócio.

Já está convencido de que a tecnologia pode ajudar o seu food truck a se diferenciar e faturar ainda mais? Se você ainda tem alguma dúvida, deixe um comentário pra gente.