Conheça as transações em cartões e pulseiras pré pagas

12 meses
Eyemobile
Por Eyemobile

Já imaginou poder sair da sua casa, sem levar carteira ou cartão de crédito, e mesmo assim realizar as suas compras normalmente, sem burocracia e nem dependência dos bancos? Pois isso já é possível com o uso das pulseiras pré pagas – uma tecnologia de pagamento que está revolucionando o setor e que promete se expandir fortemente nos próximos anos.

O pagamento sem contato é um dos mercados que mais crescem atualmente em todo mundo. Estima-se que, até 2021, esse setor valerá em torno de 7 bilhões de dólares. E o que motiva todo esse crescimento? A praticidade para os consumidores e a possibilidade dos empresários de oferecerem uma variedade de meios de pagamento, fomentando e personalizando a experiência de consumo.

Quer saber mais sobre essa tecnologia? Continue a leitura.

O que são e como funcionam as pulseiras pré pagas?

As pulseiras pré pagas já podem ser encontradas em modelos variados e feitas por diversos fabricantes, apesar disso a maioria funciona basicamente do mesmo modo.

Através de uma tecnologia própria, qualquer usuário que tenha uma pulseira poderá simplesmente aproximá-la de uma maquininha de cartão normal e compatível com esse sistema e automaticamente a cobrança é feita, sem demora ou dificuldade. Para compras acima de R$ 50, alguns sistemas necessitam do uso de uma senha, para dar mais segurança às transações.

Hoje, no Brasil, cerca de 85% das máquinas de cartão já funcionam com o sistema de contact less – mas, apesar disso, nem todos os consumidores e comerciantes sabem dessa função.

É possível encontrar as pulseiras em duas modalidades: aliadas a um banco físico ou produzidas por empresas autônomas. No primeiro sistema, a sua pulseira estará interligada ao seu banco e a sua conta, funcionando de maneira semelhante a um cartão tradicional, com as suas compras sendo debitadas diretamente da sua conta.

Já na segunda, é possível adquirir a sua pulseira de empresas de tecnologia autônomas (que não estão ligadas a nenhum banco), baixar o aplicativo e adicionar créditos às pulseiras. Assim, você terá um controle maior da quantidade que estará gastando, além de o próprio sistema enviar ao aplicativo as informações sobre as suas compras, permitindo o seu controle.

Talvez você já tenha visto essa mesma ideia em outros locais, não é mesmo? Na verdade, essas pulseiras pré pagas funcionam de maneira semelhante às pulseiras de eventos, que também permitem a compra de itens dentro de um show ou de um festival, além de terem outras funções como acesso a setlist, descontos e etc.

Embora a tecnologia seja um pouco diferente (as pulseiras dos eventos utilizam RFID e as de pagamento sem contato, NFC), ambas estão focadas em melhorar a experiência do consumidor, tornando mais prático e fácil comprar o que, quando e da forma que ele desejar, se livrando das exigências burocráticas dos bancos.

Quais os benefícios do uso das pulseiras pré pagas?

Como toda novidade, as pulseiras pré pagas podem trazer um pouco de desconfiança a algumas pessoas. Mas, a verdade, é que essa tecnologia possui muitos atrativos, tanto para o comprador, como para o vendedor.

Para o consumidor, esse sistema de pagamento oferece:

  • mais facilidade no dia a dia, já que dispensa o uso de cartões e de dinheiro;
  • mais segurança por não transitar com dinheiro;
  • liberdade e autonomia em relação aos bancos, no caso das pulseiras pré pagas, sendo que você poderá controlar o quanto irá gastar em determinado dia;
  • possibilidade de uso até mesmo em outros países, sem a necessidade de solicitar um cartão internacional;
  • controle através do aplicativo ou da fatura de todas as compras realizadas.

Para o vendedor que aceita esse sistema em seu estabelecimento também existem vantagens, como:

  • mais segurança, por realizar transações comerciais sem o uso de dinheiro;
  • taxas menores em relação aos bancos;
  • mais vendas, ao oferecer diversas formas de pagamento;
  • mudança de perspectiva do consumidor em relação a sua marca que passa a ser vista como pioneira e moderna;
  • melhora na experiência de consumo do seu cliente e aumento da taxa de fidelização.

As pulseiras pré pagas são soluções confiáveis e seguras?

Uma das principais preocupações tanto dos consumidores que pensam em usar esse sistema, como dos comerciantes que aceitam esse tipo de pagamento é em relação à segurança.

Para o comerciante, as pulseiras e os cartões pré-pagos possuem o mesmo nível de segurança que os cartões de crédito e débito normais, sem a possibilidade de que as mesmas roubem dados ou informações da máquina de cartão.

Já para os consumidores, esses sistemas possuem diversos níveis de codificação, o que amplia ainda mais a segurança. Em caso de perda ou de furto da pulseira, por exemplo, basta solicitar o bloqueio através do aplicativo do fornecedor ou por um telefone de contato – tudo de maneira rápida e bem simples.

Além disso, as pulseiras possuem uma proteção por senha que é solicitada em caso de compras de valores mais elevados ou toda vez que você definir a necessidade de uso da mesma.

Esses sistemas já estão em uso no Brasil?

Apesar de o tema parecer um pouco ficção científica para algumas pessoas, os cartões e pulseiras pré pagas já são uma realidade no Brasil, sendo que até mesmo alguns bancos estão oferecendo serviços semelhantes.

Nas Olimpíadas do Rio, por exemplo, todas as maquininhas aceitaram a tecnologia e 3 mil pessoas foram convidadas a testar a solução, sendo que alguns atletas puderam, até mesmo, realizarem os seus pagamentos com um anel que contava com o mesmo sistema embutido.

Hoje, o Banco do Brasil e o Bradesco oferecem essas possibilidades aos seus clientes, além de existirem empresas de tecnologia focadas exclusivamente na fabricação e na venda dessas pulseiras, com tecnologia própria e com total liberdade de toda a burocracia bancária.

Se você é comerciante ou empresário e achou esse método interessante, saiba que as principais máquinas de cartão do mercado trabalham com o sistema de pagamento sem contato – o que significa que talvez o seu negócio já esteja equipado para oferecer essa solução.

É possível verificar essa funcionalidade entrando em contato com a sua operadora da máquina de cartão ou olhando na parte superior da máquina se a mesma possui o símbolo de aproximação para pagamento.

O que você achou do uso dos cartões e das pulseiras pré pagas? Já conhecia esse sistema? Se você gostou desse conteúdo, assine a nossa newsletter e não perca nenhuma das nossas atualizações!