Copa 2018: Curiosidades sobre um dos eventos mais importantes do mundo

11 meses
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Por Eyemobile

A 21ª edição da Copa do Mundo FIFA será realizada na Rússia. Até então, o país nunca havia recebido este que é um dos maiores eventos da Terra. Com o lobo chamado Zabivaka eleito o mascote oficial da copa, os jogos têm início no dia 14 de junho e encerram em 15 de julho de 2018, contando com a participação de 32 seleções nacionais (confira a convocação de cada uma delas).

Ao todo, serão realizadas 64 partidas distribuídas em onze cidades-sede e 12 estádios. O maior deles é o Luzhniki, situado na cidade de Moscou,  com capacidade para receber 80 mil pessoas.

E por falar em receber, são aguardados  mais ou menos 568 mil turistas ao longo do evento. O orçamento final com infraestruturas esportivas, transporte e despesas operacionais do país ficou em 683 bilhões de rublos (R$38,4 bilhões).

O mundo todo espera pela competição que terá um enorme impacto na economia russa, estima-se 867 bilhões de rublos (R$ 48,7 bilhões). Para um país que vem enfrentando turbulências financeiras ao longo dos anos, esses valores são mais que bem vindos.

Agora, você já parou para pensar o quão trabalhoso deve ser organizar um evento com toda essa gente consumindo ao mesmo tempo? Enquanto a bola não rola, listamos os pontos altos do comércio que movimenta o mundo futebolístico e ideias que prometem fortalecer ainda mais suas vendas:

Estádios de Futebol

Faz tempo que quem visita os estádios não se contenta apenas com a pipoca e o refrigerante. A preocupação com o serviço de alimentação e venda de bebidas, sem dúvida, é extremamente importante. Mas além da variedade, o público também preza pela agilidade.

Enfrentar filas gigantescas não está nos planos de ninguém, ainda mais se isso fizer perder o gol do seu time. Por isso a venda Cashless é uma ótima opção para os sócios, por exemplo. Uma experiência exclusiva que traz a comodidade de realizar suas compras por meio de cartões ou pulseiras pré-pagas com tecnologia NFC.

Já para estacionamentos e arquibancadas gerais, ter um Caixa Móvel (Ticket) além de otimizar as vendas para o público em geral, ajuda a organizar finanças, evitando perdas e golpes. Ou seja, investir em alternativas inteligentes nos campos de futebol traz inúmeros benefícios para o comércio e principalmente para o consumidor final.     

Eventos Externos

Para entreter o público que não consiga chegar nos estádios ou que tem ingressos apenas para alguns jogos, a FIFA organiza eventos como o FIFA Fan Fests, que são áreas oficiais dedicadas às transmissões das partidas ao vivo, com modernidade, segurança e conforto durante a Copa do Mundo. Essa já é uma prática bem conhecida no Brasil que, mesmo em eventos não oficiais, reúne torcedores em bares ou ambientes que envolvam as paixões brasileiras: futebol, petiscos e muita cerveja.

E-commerce

Para acompanhar os torcedores mais fanáticos, o futebol teve que se adaptar às novas tecnologias, entrando de cabeça nas redes sociais e nas vendas em diversas plataformas. Dessa maneira consegue aproximar ainda mais o público de seu time do coração.

Camisas oficiais, ingressos, chuteiras e produtos licenciados são algumas das várias opções disponíveis pelos clubes e pelos jogadores hoje nas vendas online. Algumas empresas do ramo esportivo chegaram a multiplicar em 17 vezes o seu faturamento após a imersão nesse mercado.

É fundamental ter um olhar especial e empreendedor para esse esporte. As transações no futebol geram milhares de empregos diretos e indiretos, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e do mundo!

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Por Sara Letícia Correa

Redatora graduada em Publicidade & Propaganda.