Conheça os diferenciais das feiras de negócio de sucesso

2 anos
Eyemobile
Por Eyemobile

As feiras de negócio são um setor altamente lucrativo e que ajudam inúmeras empresas a divulgarem melhor o seu trabalho, captarem mais clientes e fecharem novas e interessantes parcerias.

Somente em 2017, o país terá mais de 300 eventos de negócios em todos os estados, sendo que São Paulo é o que mais concentra esse tipo de evento, com 128, seguido pelo Rio de Janeiro e por Minas Gerais.

Esses números demonstram a força e a importância dos eventos corporativos e, se você trabalha no setor de organização de eventos, é preciso estar atento às novas demandas dessa área. Quer transformar a sua feira de negócios em um verdadeiro sucesso? Então continue a leitura e veja as informações importantes que separamos!

Quais são as principais feiras de negócio brasileiras?

Diante de todos esses números, algumas feiras se destacam e são consideradas importantíssimas não apenas no cenário empresarial brasileiro, mas também da América Latina e até do mundo. Veja as principais:

1. Beauty Fair

A principal feira do setor da beleza chega a sua 13ª edição com mais de 500 expositores e uma expectativa de público de 148 mil pessoas. Nesse ano, ela acontecerá nos dias 9 a 12 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo, e contará com congressos e workshops abrangentes para diversos profissionais da área da estética.

2. Agrishow

A maior feira da área de tecnologia agrícola acontece na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, entre os dias 1 a 5 de maio de 2017 e é o principal ponto de encontro para os produtores rurais, empresas e profissionais que compõem a cadeia produtiva do agronegócio. Na edição de 2016, a feira alcançou negócios da ordem de R$ 1,95 bilhão, com cerca de 800 marcas expositoras e mais de 150 mil visitantes.

3. Feicon Batimat

Referência no setor de arquitetura e construção, a Feicon Batimat acontece entre os dias 4 a 8 de abril, no São Paulo Expo e possui 23 anos de história, sendo considerada destaque em toda a América Latina por reunir todos os setores da cadeia produtiva. Para esse ano, são esperadas mais de 1400 marcas nacionais e internacionais e mais de 100 mil visitantes e compradores qualificados.

4. Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

Com mais de 50 anos de existência, é considerado o 4º maior do mundo e um dos mais importantes eventos na economia brasileira, com presença de todas as marcas de automóveis comercializados no país. São mais de: 540 veículos expostos, 150 lançamentos e R$ 121 milhões de mídia espontânea.

Como organizar feiras de negócio de sucesso?

Sabe o que todas essas feiras têm em comum? Uma organização séria e focada que consegue compreender muito bem as demandas e exigências do setor que se enquadram.

Por isso, se você quer organizar uma feira de negócio de sucesso, a primeira dica é, claro, conhecer muito bem a área para a qual você está organizando o evento e entender o que as empresas participantes mais desejam com a sua feira: gerar mais leads, conhecer melhor seus consumidores, aumentar o alcance das suas marcas, conseguir mais vendas – ou todos esses juntos?

Informação clara e definida é muito importante para que você possa pensar em vários aspectos da sua organização, desde a definição da planta dos estandes, até mesmo os palestrantes e conferencistas convidados.

Além disso, existem outros pontos que você deve se atentar, como:

1. Localização

Onde você pretende realizar a sua feira? É importante que o espaço escolhido comporte confortavelmente o número de pessoas e empresas que você pretende captar.

Além disso, o local deve ser conhecido, fácil de chegar e com acessos variados – como pontos de táxi, ônibus e metrô por perto. Não se esqueça de conferir se o espaço possui capacidade para a montagem dos estandes e para as demais necessidades que as empresas participantes possam ter, como Wi-Fi, instalações elétricas adequadas, banheiros suficientes, entrada de serviços e outras questões.

Veja que todas as feiras de destaque que demos como exemplo acontecem em locais muito conhecidos e com uma infraestrutura completa.

2. Disposição dos estandes

A planta de uma feira de negócios é algo extremamente importante e que deve ser atrativa e interessante para as empresas participantes que, obviamente, buscam visibilidade diante dos visitantes.

É importante definir algumas “áreas nobres” que podem ter um valor mais alto, por exemplo, como as próximas das entradas, das praças de alimentação, das salas de conferência e palestras e das salas de descanso.

Para as outras áreas não tão atrativas assim, você poderá pensar em oferecer alguns benefícios e serviços ao expositor, como a chance de contatar compradores mais qualificados ou outras vantagens específicas.

3. Cuidado com os fornecedores

Uma feira de negócios é um evento de grande porte e demanda por uma vasta gama de fornecedores, como montadores de stand, pessoal para o som, praça de alimentação, luzes, credenciamento, limpeza, segurança, entre outros.

Para não se esquecer de nenhum serviço essencial, planeje tudo com bastante antecedência e não busque economizar, principalmente nos serviços essenciais. Lembre-se que você movimentará uma quantidade muito grande de pessoas (entre visitantes e expositores) e prestar o melhor serviço possível é essencial para que a sua feira comece a ganhar nome e destaque no mercado.

4. Palestrantes e Conferencistas

Nem só de exposição de produtos e marcas vivem as feiras de negócio. Geralmente, elas são ponto de encontro e trocas de experiências e conhecimentos – sendo que um bom time de palestrantes ajuda a atrair ainda mais visitantes para a sua feira, o que a torna um evento forte perante os expositores.

Assim, novamente, retorne as suas atenções à pesquisa de mercado. Quanto mais você compreender o setor em que a sua feira se encaixa, maiores serão as chances de encontrar palestrantes realmente importantes e que possam agregar novos conhecimentos aos visitantes e participantes do seu evento.

Vale a pena investir em uma pesquisa com o seu público-alvo, buscando compreender as principais dúvidas e dificuldades que o setor apresenta e assim encontrar soluções inovadoras e que transformem o seu evento.

5. Atenção às promessas

A divulgação adequada é extremamente importante para que a sua feira de negócios se torne um sucesso, mas tome cuidado na hora de dar um caráter único ao seu evento.

Se você divulgá-la como a feira mais moderna do setor X é preciso cumprir essa promessa, com inovações que realmente sejam vistas dessa forma tanto por quem expõe, como por quem participa.

Assim, é preciso garantir que as empresas participantes possuam o perfil da sua feira, que a sua divulgação esteja de acordo com os palestrantes e atrações que você oferecerá, e que a sua organização cumprirá com as características que você colocou para o seu evento.

6. Invista em tecnologia

As grandes feiras de negócio não são um sucesso à toa. Além de cumprirem o que prometem e agregarem valor aos participantes e as empresas parceiras, elas são bem organizadas.

A tecnologia é um ponto essencial para quem deseja organizar uma feira diferenciada, melhorando a experiência de quem participa do evento e também facilitando a vida de quem organiza e expõe.

Existem muitas soluções nesse sentido, como:

  • Uso do sistema cashless para as transações na área interna da feira (como na praça de alimentação);
  • Pulseiras com microchips que permitem aos expositores terem acesso a informações de contato dos participantes e vice-versa, facilitando o pós-feira;
  • QR Code nos materiais de divulgação, com informações essenciais e acesso a um hotsite do evento;
  • Totens para carregamento dos celulares;
  • Drones para a filmagem do evento;
  • Cobertura em tempo real nas redes sociais;
  • Palestrantes em holograma.

Com todas essas informações, ficou mais fácil organizar feiras de negócio de sucesso e que realmente sejam vistas como importantes para as empresas e profissionais do setor? Se você ainda tem alguma dúvida, deixe um comentário pra gente!