Diminua suas filas com o método cashless

2 anos
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Por Eyemobile

Não importa o tipo de estabelecimento comercial que você tenha, ou ainda se está produzindo um evento, a verdade é que ninguém gosta de ficar horas em uma fila – e isso significa que os seus clientes não desejam ter essa experiência desagradável com o seu negócio.

Porém, apesar de todos os gestores saberem disso, nem sempre é fácil agilizar os serviços e reduzir as filas, que costumam se formar, sobretudo, na área do caixa, devido à enorme burocracia que existe nos métodos tradicionais de pagamento, como com a conferência da boleta e do valor consumido, do troco e ainda do lançamento manual dos dados no software de gestão da empresa.

Tudo isso toma tempo que pode ser crucial na hora de oferecer um atendimento mais diferenciado e uma experiência exclusiva ao seu cliente. Justamente por esses motivos é que o método cashless tem feito tanto sucesso – e ajudado vários gestores a reduzirem suas filas e aumentarem os seus ganhos. Ficou interessado? Continue a leitura!

O que é o método cashless?

O cashless é um conjunto de ferramentas e de tecnologias que permitem o pagamento sem o uso de dinheiro de papel ou cartões de crédito e débito. É possível escolher entre vários sistemas, como o uso de pulseiras e cartões pré-pagos ou até mesmo via smartphone.

Essas tecnologias podem se comunicar diretamente com o seu sistema de pagamento ou até com a sua maquininha de cartão, realizando a transferência automática da conta do seu cliente para a sua, ou ainda da quantidade de créditos que ele possui em sua pulseira para a sua conta bancária.

É possível usar uma tecnologia via NFC com a aproximação de um celular ou de uma pulseira à máquina de cartão, via RFID, que faz a leitura automática dos dados e pode ser integrado ao seu sistema financeiro, por exemplo, ou até mesmo com a transferência via aplicativos de smartphone.

Parece ficção científica? Pois saiba que essa já é a realidade em vários países, sendo que em alguns como a Suécia e a Dinamarca, o uso de dinheiro físico está restrito apenas a serviços essenciais – e os governos desses países nem sequer mais estão produzindo cédulas.

No Brasil, já existem muitas soluções nesse sentido. Embora o cashless seja mais usado nos eventos esportivos e nos festivais musicais, a ideia tem se espalhado também para o meio comercial, inclusive com a adesão de alguns bancos, como é o caso do Banco do Brasil que tem lançado vários dispositivos cashless para os seus correntistas.

Como o método cashless me ajuda a reduzir as filas?

Agora que você já entendeu como o método cashless funciona pode estar se questionando de que forma ele realmente ajuda a reduzir as suas filas, não é mesmo? Bom, essa resposta é bem simples: reduzindo o tempo das suas cobranças.

Ao diminuir toda a burocracia envolvida nos seus caixas, o tempo gasto para que cada cliente realize o seu pagamento diminui drasticamente, levando a mais agilidade nesse processo e, claro, a filas menores.

Seus funcionários não terão mais, por exemplo, que lançar e conferir as vendas no seu sistema, emitir boletos, realizar a cobrança manual, conferir o troco ou ainda lançar o valor na máquina, esperar o sistema e, depois, inserir manualmente esses dados no seu software.

Toda essa comunicação pode ser feita de maneira integrada, com sistemas inteligentes, reduzindo drasticamente o tempo de cobrança e as suas filas. E o melhor é que o cashless não precisa ficar “preso” ao seu caixa.

Isso quer dizer que seus funcionários podem ter mobilidade para fazerem a cobrança diretamente na mesa do cliente, ao longo da fila de espera para o bar, ou até mesmo indo até o seu cliente dentro do seu estabelecimento para facilitar o pagamento.

É claro que, além de reduzir as filas, você terá outras vantagens muito interessantes, como:

  • melhora na experiência geral do seu cliente que passa a ser atendido de forma mais especializada;
  • maior controle sobre suas vendas, com relatórios atualizados, precisos e integrados aos seus sistemas de gestão;
  • maior controle sobre os dados das suas vendas, permitindo que você compreenda quais produtos têm mais saída, em quais horários e dias da semana e outras preferências do seu consumidor;
  • maior segurança já que você não lidará com dinheiro físico e nem transações perigosas, uma vez que o método cashless usa apenas redes criptografadas e altamente seguras;
  • melhora na otimização do seu caixa, reduzindo as taxas pagas às máquinas de cartões ou aos bancos, por exemplo;
  • garantia de recebimento, afinal todas as vendas estarão sendo creditadas automaticamente na sua conta bancária.

Para o seu cliente também existem vantagens, como maior segurança, maior agilidade e mais facilidade para promover as suas compras. Inclusive existem estudos que mostram que, os estabelecimentos comerciais que usam o cashless, conseguem ter um aumento em até 30% do volume de consumo.

E por que isso acontece? Principalmente porque os consumidores se sentem mais seguros para realizarem a sua compra e com menos preocupação em relação aos métodos de pagamento. Sem terem de ficar tanto tempo nas filas, eles sentem-se livres para consumirem mais.

Quais outras soluções posso agregar ao método cashless para otimizar ainda mais o meu atendimento?

Como você viu no tópico anterior, o método cashless pode ser integrado a várias soluções tecnológicas que tornam o seu atendimento ainda mais diferenciado e otimizado. Veja algumas ideias.

Comanda eletrônica

As comandas eletrônicas são soluções bastante interessantes para os restaurantes, bares e casas noturnas, por exemplo, favorecendo a integração entre os seus garçons, a sua cozinha e o seu caixa.

Através desse sistema, os garçons lançam automaticamente via um PDA (Personal Digital Assistant) o pedido do cliente para a cozinha e para o caixa, otimizando o tempo, reduzindo os erros de pratos e cobranças indevidas e ainda tornando mais rápido o fechamento da conta, levando, claro, a filas menores.

Caixa móvel

Se, mesmo com todas as tecnologias disponíveis, você não tem como evitar determinadas filas, como na entrada da sua casa noturna ou ainda no pedido do seu food truck, por exemplo, os caixas móveis podem lhe ajudar.

Nesse sistema, seus funcionários já contam com uma comanda eletrônica para fazer o pedido e um sistema de pagamento via cashless, agilizando o atendimento e reduzindo o tempo de espera dos seus clientes.

Gerenciamento de frente de caixa

Todas essas soluções podem estar integradas no seu frente de caixa, melhorando a sua gestão financeira e otimizando o tempo gasto nos seus processos. Isso significa que todas as vendas e pagamentos realizados via cashless são lançados automaticamente no seu software, aumentando o seu controle e reduzindo as chances de fraudes, por exemplo, nos caixas de supermercado.

Como você pode notar, o método cashless apresenta inúmeras vantagens tanto para o gestor, como para o cliente, sendo a principal escolha por quem deseja reduzir as filas e modificar totalmente a experiência do cliente. Você gostou desse conteúdo? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todo o universo de tecnologia da Eyemobile.