Gestão de Promoter: por que fazer?

2 anos
Eyemobile
Por Eyemobile

Todo mundo que trabalha com eventos sabe da importância de contar com bons promoters na hora de conseguir fazer a sua produção “bombar”. São esses os profissionais responsáveis por melhorarem a divulgação do seu evento e ainda torná-lo um sucesso de vendas. Mas, você sabe a importância de fazer a gestão de promoter?

Alinhar as estratégias e as expectativas e acompanhar o serviço e os resultados desses profissionais podem transformar a sua experiência como organizador de eventos, conquistando resultados ainda mais promissores.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura.

Por que trabalhar com promoters?

Se você ainda não trabalha com promoters, talvez seja o momento de repensar essa atitude. Os bons profissionais dessa área costumam apresentar algumas características fundamentais na hora de ajudar na divulgação do seu evento, como boa comunicação, articulação e influência com o seu público-alvo.

Os promoters são a imagem do seu evento – e por isso devem ser escolhidos de forma criteriosa, sendo responsáveis por dialogarem com seu público, indicarem DJs e bandas, conseguirem apoio e patrocínio e, principalmente, influenciar as pessoas que você deseja ver no seu evento, aumentando as suas vendas.

Atualmente, a atuação do promoter vai ainda mais longe, já que esse profissional também pode influenciar digitalmente o seu público, com uma presença sólida nas redes sociais, ampliando ainda mais a sua divulgação e a penetração do seu evento.

Por que e como fazer a gestão de promoter?

Para conseguir todos esses benefícios que citamos acima, é essencial que você gerencie o trabalho do seu promoter, acompanhando o que está sendo feito e alinhando as suas expectativas.

Sem isso, corre-se o risco de o investimento nesse profissional não lhe trazer retornos reais para o seu evento, ou até mesmo de associar a imagem da sua produção a uma pessoa que não compartilha das mesmas características do seu evento – ou que não possui influência com o seu público-alvo.

Alguns problemas que a falta de gestão de promoter pode lhe trazer são:

  • Associação da imagem do seu evento com um profissional que não compartilha das mesmas características do seu público-alvo;
  • Problemas com as vendas de ingressos e política de descontos;
  • Divulgação do seu evento em locais inapropriados ou ilegais;
  • Divulgação com o “tom” errado para o seu público-alvo;
  • Falta de relevância do promoter para o público que você deseja captar;
  • Resultados insatisfatórios.

Quer evitar essas questões? Então, veja algumas dicas importantes para realizar uma gestão assertiva dos promoters do seu evento:

1)    Faça um bom planejamento e escolha o profissional certo

Antes de contratar um promoter é fundamental que você faça um planejamento adequado do seu evento, compreendendo quem é o seu público-alvo e quais são os possíveis promoters mais indicados para influenciar positivamente essas pessoas.

Não se esqueça de incluir no seu planejamento a remuneração do promoter, que deve estar de acordo com o mercado e também com o que você espera que esse profissional consiga realizar. Uma remuneração justa é essencial para conseguir trabalhar com os melhores promoters da área.

Você poderá escolher a melhor forma de pagamento dentro do seu planejamento, o mais usado atualmente é o comissionamento – assim o promoter receberá de acordo com seus resultados.

2)    Recrute bons profissionais

Nem sempre é uma tarefa simples encontrar bons promoters que se identifiquem com o seu evento e que tenham influência real com o público que você deseja alcançar. Por isso, pode ser necessário um pouco de paciência.

É importante saber quais são os pontos-chave que o profissional deverá apresentar – e o que é mais importante para o seu evento, como influência, poder de alcance e, claro, ética e profissionalismo.

Quanto mais em sintonia com o seu público o promoter estiver, maiores as chances de a sua mensagem ser transmitida com clareza e de você atingir os seus objetivos. Assim, mantenha sempre sua atenção para os influenciadores do seu público e tente recrutar essas pessoas para o seu time.

3)    Alinhe suas expectativas e as estratégias

Depois de definir quem será o profissional, é essencial ter uma conversa bastante clara, alinhando o que você espera do trabalho dele. Lembre-se que você está recrutando uma pessoa que falará em nome do seu evento e será a representação do mesmo, por isso é fundamental que ela compreenda a essência da sua produção e compartilhe do mesmo estilo.

Se possível, deixe tudo por escrito, indicando as metas e os prazos para determinada ação – assim, será mais fácil cobrar do seu profissional e vocês terão uma garantia para posteriores diálogos.

Converse também sobre as regras. Se o promoter realizará a venda de ingressos, é importante que ele esteja atento a itens que você não quer que aconteça, como divulgação em locais impróprios, vendas em canais não autorizados e outros problemas que podem acontecer.

Quanto mais você conseguir ser detalhista e transparente, comunicando adequadamente o que espera do trabalho a ser executado, maiores as chances de sucesso. Por isso, o diálogo é essencial.

4)    Acompanhe os resultados e as ações dos promoters

Como saber se o trabalho está sendo realizado de forma assertiva se você não tem nenhum processo de acompanhamento dessas ações? Crie o hábito de se reunir com os promoters ou de manter um canal de comunicação pelo qual você possa gerenciar as ações executadas e os resultados obtidos.

Isso também facilita na hora de alinhar o fluxo de trabalho. Caso algo seja feito de maneira diferente do que vocês acertaram, ou um resultado não tão bom acabe ocorrendo, é possível modificar o curso de ação de maneira antecipada, evitando frustrações e problemas mais graves.

Além disso, mensurando o trabalho dos promoters você terá uma base da remuneração de cada profissional, principalmente se o pagamento acertado foi por comissão.

Acompanhar as ações e orientar com feedbacks ainda tem um poder motivacional, fazendo com que seu promoter se sinta mais determinado para trabalhar para você e que deseje também ver os resultados positivos para o evento.

5)    Use ferramentas online

Hoje a tecnologia pode ajudar muito na gestão de promoter, com ferramentas interessantes que ajudam a alinhar as expectativas, criar um cronograma de ações e acompanhar de perto o trabalho do promoter.

Se você trabalha com vários profissionais, essas ferramentas são ótimas opções porque permitem que você centralize todo o trabalho, lhe dando dados reais e atualizados do número de vendas realizado por cada profissional, a quantidade de descontos e também o comissionamento de cada um.

6)    Trabalhe com promoters digitais

Como dissemos no outro tópico, os promoters digitais estão se tornando uma realidade para muitos produtores de eventos, porque ajudam a divulgar os eventos, influenciando um público muito grande e levando a sua produção ainda mais longe.

Essa é uma ótima maneira de otimizar as suas vendas e ainda amplia as chances do seu evento viralizar na rede, ampliando o alcance da sua divulgação.

Existem algumas maneiras de realizar esse trabalho: com ferramentas que automatizam o processo, criando links de descontos e páginas de vendas, ou ainda contando com influenciadores digitais no seu time de promoters (como blogueiros, youtubers e outros).

Já está convencido da importância de realizar uma gestão de promoter para o seu evento? Se você gostou desse conteúdo, curta a nossa página no Facebook e receba sempre dicas bacanas como essa!