Gestão Escolar: descubra a fórmula do sucesso

2 anos
Eyemobile
Por Eyemobile

De uma forma bem simplificada, podemos definir Gestão Escolar como um sistema interno da escola que visa organizar, melhorar e agilizar os setores da instituição de ensino, garantindo seu desenvolvimento socioeducacional.

O gestor escolar, que é quem prepara as diretrizes dessa organização, define os setores de forma que no final todas as partes conversem entre si, encaixando-se com o propósito de impulsionar habilidades, aprimorando o ensino.

Qual a diferença entre Gestão e Administração Escolar?

Administração – Garantir recursos nos quais servem como insumos para a qualidade do ensino. Uma vez assegurados, estes naturalmente resultam no sucesso do trabalho administrativo da educação.  

Gestão – Foco no uso dos recursos, dando-lhe um outro significado. Os recursos não valendo por si só. Logo, a forma como as pessoas trabalham para realizar o processo de ensino é muito mais importante. As necessidades dos alunos ficam no centro dos interesses da gestão e as ferramentas serão os degraus para alcançar a melhoria dessas necessidades.

Os 6 pilares da Gestão Escolar:

  • Gestão Pedagógica: O mais importante aspecto desse sistema. Planejar e ordenar a metodologia das escolas, universidades, cursos de idiomas ou profissionalizantes, entre outros,  é a base para um bom resultado. Gerir recursos humanos e definir metas que ajudem na relação entre ensino e aprendizagem.
  • Gestão Administrativa: Manter uma boa estrutura física, estar atenta às normas e leis educacionais e garantir os materiais indispensáveis para o funcionamento dos projetos e das aulas propostas pela instituição.
  • Gestão Financeira: Responsabiliza-se pelos orçamentos e a distribuição ordenada de verbas atestando o bom desempenho de suas demandas.  
  • Gestão de Recursos Humanos: Cuidar do ambiente escolar e da comunidade que faz parte dele, junto aos alunos, professores e funcionários. Sua função é prezar por uma boa comunicação e relação entre esse contingente de pessoas.
  • Gestão de Comunicação: Encarrega-se pela forma que a escola “conversa” com quem as integra e também com o jeito que se comunica com o seu exterior. É fundamental para entender as demandas, aceitar sugestões, transparecer valores, se fazer presente, enfim, inúmeros recursos que a comunicação pode proporcionar.
  •  Gestão de Tempo e Qualidade dos processos:  Estimular o aumento da produtividade, proporcionando condições adequadas para os setores. A gestão coordena o trabalho de maneira que a equipe tenha ótimos desempenhos.

Cashless nas escolas: a melhor solução para a Gestão Financeira Escolar!

A tecnologia Cashless consiste em realizar pagamentos sem a necessidade de dinheiro ou cartão de crédito. Através de diversos dispositivos como pulseiras pré-pagas ou cartões com créditos pré-definidos.

Tudo simples, rápido e seguro! Vamos te mostrar como:

1 – O consumidor carrega sua pulseira ou cartão com créditos antecipadamente. Para adquirir um produto ou serviço basta aproximar esses dispositivos do caixa e os créditos serão debitados na hora.

Pense em uma cantina, por exemplo, a tranquilidade dos pais em saberem que seus filhos não tem mais a necessidade de circular com dinheiro é um ponto positivo.

2 – As transações realizadas são todas online, por meio de uma criptografia própria, otimizando as transferências bancárias, gerando muito mais segurança para o usuário e para o estabelecimento. As secretarias tendo apenas a função de atender os alunos que querem adquirir materiais, uniformes, cursos adicionais etc, poupando tempo e eliminando possíveis erros operacionais.

3 – Por fim, depois das compras o consumidor recebe um e-mail com dados da compra enviados pelos dispositivos Cashless.

Para um estudante universitário que, muitas vezes, tem suas finanças apertadas e precisa administrá-la com cautela é fundamental saber onde tem investido seu dinheiro (nesse caso, seus créditos).

A Cashless também reduz despesas com as taxas de máquinas de cartão e com a agilidade dos pagamentos, diminui drasticamente, chegando a zerar as filas de espera dos clientes. Os benefícios são para todos!

Essa já é uma realidade em muitas instituições, e funciona a todo vapor fora do Brasil, em países como Japão e Noruega.

Pra finalizar

Conheça todas as nossas soluções Cashless, teremos o prazer em lhe apresentá-las e guiar o melhor caminho para sua instituição de ensino.

E lembre-se que os resultados de uma Gestão Escolar de qualidade englobam a excelência no ensino, redução de inadimplência, motivação da equipe, maior envolvimento, confiabilidade de pais e alunos, também evitando problemas de evasão nas escolas.

Curtiu a leitura? Compartilhe em suas redes sociais e fique por dentro de todos os outros conteúdos que estão disponíveis em nossa página oficial no Facebook.

Até a próxima!

 

Por Sara Letícia Correa

Redatora graduada em Publicidade & Propaganda.