Marketing digital para eventos: como fazer?

2 anos
Eyemobile
Por Eyemobile

Não há dúvidas de que o meio digital é de extrema importância para todas as empresas. E, no setor de eventos, ele também é essencial, sendo obrigatório estar presente no seu plano de mídia e no desenvolvimento das suas ações de divulgação.

Porém, uma dúvida muito comum dos produtores de eventos é sobre como fazer uma campanha eficiente de marketing digital para eventos, capaz de trazer os retornos esperados e, claro, de aumentar o público nas suas produções.

Se você compartilha dessa dúvida, continue a leitura e veja todas as informações importantíssimas que separamos. Confira!

Conheça bem o seu público-alvo

Uma das grandes vantagens do marketing digital é o alto poder de segmentação. Por isso, para que as suas campanhas tragam o retorno que você espera é essencial que você compreenda muito bem quem deseja atingir.

Se o seu evento é voltado para jovens que não trabalham, por exemplo, não adianta querer divulgá-lo no LinkedIn, uma rede social voltada aos negócios.

Para não dar furos como esse e tornar os resultados das suas estratégias mais precisos levante o máximo de informação que conseguir do seu público, como:

  • Redes sociais que mais usam;
  • Tipo de conteúdo que preferem consumir (blog posts, áudios, vídeos, imagens, etc.);
  • Principais diferenciais que fazem com que essas pessoas optem por determinado evento;
  • Influenciadores digitais e pessoas de destaque que costumam seguir nas redes;
  • Outras informações que julgar necessário.

A partir desses dados será mais fácil pensar em quais ações serão mais interessantes para o seu público, bem como o tipo de conteúdo e a forma de abordagem – itens essenciais em qualquer campanha de marketing digital para eventos.

Desperte o sentimento de urgência

A verdade é uma só: ninguém gosta de perder dinheiro. E isso também é válido nos meios digitais. Por isso que inúmeras campanhas de marketing online apelam para o sentimento de urgência da sua clientela.

Na área de eventos, você também pode se aproveitar dessa tática, disponibilizando preços diferenciados por lotes, brindes exclusivos para as X primeiras compras, cupons promocionais e outras ideias.

Todas essas sugestões fazem com que aquela pessoa que ainda está pensando se participará ou não do seu evento tome logo uma decisão – afinal se ela pode comprar o ingresso mais barato agora (ou ter alguma vantagem nessa compra) porque esperar?

Essa técnica, além de aumentar as suas vendas, ainda ajuda você a organizar melhor o seu evento, já que você pode contar com mais ingressos vendidos antecipadamente – e assim ter mais dinheiro em caixa para pagar fornecedores ou repor o seu investimento, por exemplo.

Mas, lembre-se que para essa estratégia funcionar é preciso oferecer vantagens reais para o seu público, como descontos significativos para os primeiros lotes ou brindes interessantes (como um lugar VIP, um curso online ou outros itens que sejam reconhecidos como algo de valor para o seu público).

Use influenciadores digitais

Os influenciadores sempre estiveram presente na nossa sociedade e com os meios digitais ganhando força eles apenas “migraram” a sua área de atuação – conseguindo legiões de seguidores surpreendentes.

Para que essa estratégia dê certo, é essencial que você conheça muito bem o seu público e foque em aliar a marca do seu evento a pessoas ou profissionais reconhecidos no seu setor.

Se você está organizando um evento na área de maquiagem, por exemplo, para divulgar determinados produtos do seu cliente, você pode fazer uma parceria com determinada youtuber ou blogueira de referência no setor e que irá ajudar o seu evento a conquistar um público ainda maior.

Além da divulgação ampla, esse tipo de parceria ainda ajuda a passar mais credibilidade ao seu evento, afinal ele está sendo recomendado por alguém que é visto como referência na sua área, portanto seu evento deve ser muito bom.

Trabalhe com e-mail marketing

Você já possui uma rede de contatos de pessoas que participaram de outros eventos seus ou de contatos importantes para o seu cliente? Então crie uma campanha de e-mail marketing.

Embora muitas pessoas “torçam o nariz” para o e-mail marketing, ele é uma ferramenta extremamente importante nas campanhas de marketing digital, sendo capaz de falar diretamente com quem interessa a você.

É claro que uma campanha de e-mail marketing será mais efetiva se você já tiver um relacionamento prévio com essas pessoas, ao invés de apenas entrar em contato com elas para tentar forçar a venda de ingresso.

Faça hangouts com as atrações

Se você não construiu nenhum relacionamento prévio com essas pessoas, ou se quer aumentar o engajamento dos seus seguidores fazendo com que eles sintam-se “tentados” a participarem do seu evento, os hangouts são ótimas estratégias.

A ideia é selecionar algumas das principais atrações do seu evento e criar vídeos com “palinhas” do que acontecerá no grande dia. Se você está organizando um workshop, por exemplo, use um dos palestrantes para dar algumas dicas interessantes aos seus contatos.

E, claro, faça com que essa pessoa convide diretamente os contatos para continuarem aquele bate-papo no dia do seu evento.

Agregar valor é uma forma muito mais atrativa de se relacionar com seus contatos do que apenas enviar um e-mail marketing forçando a venda de ingressos.

Esteja nas redes sociais certas

Novamente, conhecer o seu público-alvo é essencial. E isso fará com que você selecione as principais redes sociais que essas pessoas usam.

Nesses locais você poderá investir em anúncios que ajudam a ampliar a divulgação do seu evento.

No Facebook, por exemplo, uma boa ideia é usar as audiências customizadas – uma opção dentro do Facebook Ads que permite subir listas de e-mails, fazendo a conexão entre cada contato de e-mail que você possui e o perfil dessa pessoa na rede, direcionando o seu anúncio para essas pessoas.

Use o remarketing

Outra estratégia bem bacana é o remarketing, ou retargeting, que embora tenha um nome meio incomum já é bastante conhecido de todo mundo que usa a rede.

Sabe quando você visita um determinado anúncio ou produto e depois ele aparece em diversos sites que você visita? Pois isso é remarketing – toda vez que um visitante entra no seu site ele é identificado e depois é possível alcançá-lo por meio de uma rede de anúncios.

Essa é uma ideia interessante principalmente para atrair aquelas pessoas que não compram por impulso, mas que preferem pensar melhor. O remarketing garantirá que elas não se esquecerão do seu evento.

Engaje o seu público

Por último, mas não menos importante, use o marketing digital para eventos para engajar o seu público, fazendo com que eles se tornem ansiosos pelo seu evento e, claro, ajudem a propagar a sua produção.

Para isso, crie hashtags específicas, divulgue conteúdo interessante e atrativo, crie memes e outros itens que instiguem as pessoas a compartilharem, curtirem ou comentarem nas suas postagens.

Quanto mais interação você gerar, maiores as chances do seu público compartilhar o seu conteúdo, aumentando a penetração do evento e fazendo com que outras pessoas sintam-se atraídas e impelidas a participarem também.

E, então, essas dicas de marketing digital para eventos foram úteis? Já pensa em usá-las nas suas próximas produções? Curta a nossa página no Facebook e receba sempre dicas bacanas como essa!