Organização de eventos: seja um promotor de sucesso

3 anos
Eyemobile
Por Eyemobile

Festas de 15 anos, baladas, festivais musicais, festas de casamento, lançamento de produto, eventos empresariais. O que todos eles têm em comum? Para que atinjam o sucesso esperado, todos precisam contar com uma equipe de organização de eventos profissional – e que seja capaz de transformar os desejos dos clientes, em realidade.

Se você está pensando em atuar nesse meio e quer se tornar um promotor de eventos de renome no mercado, é preciso se atentar a alguns detalhes para que você possa chegar lá. E, foi pensando em lhe ajudar, que hoje trouxemos dicas de profissionais do ramo e que vão fazer a sua carreira na organização de eventos decolar.

Já está curioso? Então, continue a leitura desse texto e aprenda a se tornar um promotor de sucesso hoje mesmo.

1. Atente-se às necessidades do seu cliente

Um promotor de sucesso é aquele que sabe ouvir as necessidades e desejos do seu cliente e, a partir delas, desenvolver um evento capaz de surpreender as suas expectativas.

Por isso, é muito importante que você consiga captar em uma conversa os dados essenciais para que a sua organização de eventos seja certeira. Tente saber que tipo de evento o cliente deseja fazer, qual o principal objetivo, quais as características do público que ele irá receber/convidar, outras festas que ele tenha como exemplo de um evento de sucesso e outras questões que você julgar relevante.

Quanto mais informação você tiver, mais fácil será planejar adequadamente. Esse também é um momento precioso para a definição do orçamento e para que você compreenda o que é prioridade – e, portanto, não deve ficar de fora na hora de organizar os custos e gastos.

Aproveite para pesquisar sobre as pessoas que o seu evento pretende atingir, afinal são elas que irão dar retorno a sua festa e desejarem participar das suas próximas organizações. Por isso, converse com o seu cliente sobre quem é esse público alvo, idade, preferências, consumo e todos os outros detalhes que forem relevantes para o seu evento.

2. Esteja sempre atualizado

A área de organização de eventos é muito volátil e, rapidamente, surgem novidades, “modismos” e tecnologias que ajudam você a atingir os seus objetivos. Estar por dentro dessas tendências é fundamental para ser um promotor de eventos antenado e capaz de propor soluções inovadoras, com baixo custo, mas que gerem bons resultados.

Por isso, não se acomode, achando que você já sabe tudo sobre a área ou que não existem inovações capazes de serem aproveitadas no seu setor.

Amplie os seus objetos de estudos para além do campo dos eventos e aprenda mais sobre administração, gestão de equipes, marketing e outros itens que possuem afinidade com a sua área – e que podem fazer você se destacar como um profissional completo e muito mais preparado.

3. Saiba contratar boas equipes

Por melhor que você seja, a organização de eventos não depende apenas de um bom produtor. Ter uma equipe profissional e alinhada com as suas metas e expectativas, comprometida com o bom resultado, é fundamental para se destacar nesse setor.

Assim, ter uma lista variada de contatos de profissionais de ramos diversificados ajuda muito você a se destacar no mercado.

Mas, lembre-se, que um bom poder de negociação também é muito importante. Assim como a sua capacidade de liderar e motivar as suas equipes, de modo que todos os funcionários compreendam os objetivos do evento e trabalharem para alcançá-los.

Afinal, quem irá participar, por exemplo, de uma festa sem um bom line up de DJs, com um serviço de bar fraco ou, pior ainda, que não se atente para a limpeza adequada durante o evento? Lembre-se que todos os profissionais são importantes para uma boa organização de eventos – e por isso você precisa ter contatos adequados.

4. Faça um bom marketing

No começo, pode ser que você trabalhe com uma equipe reduzida e acabe “chamando para si” muitas demandas de outros profissionais. Mas, com o tempo, pense em contratar uma equipe de marketing para lhe apoiar.

Lembre-se que uma boa divulgação é essencial para que você consiga transformar o seu evento em algo de sucesso. Assim, vale a pena investir em profissionais capazes de fazerem boas pesquisas e de sugerirem as melhores formas de divulgação e as plataformas mais acessadas pelo seu público.

Se você está organizando um evento focado no público jovem e ligado em tecnologia, por exemplo, a fim de divulgar um produto único do seu cliente, talvez seja mais vantajoso pensar em modos de atração e captação desse público mais criativos, como um vídeo viral na internet ou outras interações nas mídias sociais. Itens que podem não funcionar se o seu público tiver características diferenciadas.

Aproveite essa parceria e também faça o seu marketing pessoal, divulgando o seu trabalho, as suas qualificações e mostrando os seus resultados – de modo a conseguir ainda mais destaque no seu setor.

Esteja presente nas mídias sociais e saiba falar a “língua” dos seus clientes. Ou seja, se você é um promotor de eventos que atua muito organizando casamentos, por exemplo, é essencial participar de feiras do segmento e também estar presente nas redes sociais que possuem afinidade com essa área.

5. Use a tecnologia a seu favor

É inegável que a organização de eventos demanda muito tempo e atenção aos detalhes. Por isso, hoje já existem inúmeras ferramentas que lhe ajudam a ter mais controle do seu evento, mensurar melhor os resultados e até se organizar adequadamente.

Transforme a tecnologia em uma aliada, assim será mais fácil ter resultados cada vez mais profissionais. Lembre-se sempre de buscar por opções que facilitem o seu trabalho e também que transformem a experiência das pessoas que participam do seu evento.

Quer uma ideia? A tecnologia cashless é uma ferramenta que ajuda muito quem está organizando o evento – já que dá mais controle as vendas realizadas dentro da sua festa- e também para quem está participando – pois diminui as filas, o tempo de espera e agiliza as compras.

Com todas essas dicas, com certeza você se tornará um promotor de destaque no setor de organização de eventos e conseguirá transformar os desejos dos seus clientes em realidade – superando as expectativas de todos os envolvidos.

Se você gostou desse conteúdo, conheça as opções incríveis da eyemobile para transformar os seus eventos!