A versatilidade do cashless: como a tecnologia pode estar no seu dia a dia

3 anos
Eyemobile
Por Eyemobile

Não é de hoje que o sistema cashless tem invadido inúmeros ambientes em países como os Estados Unidos, o Japão e muitos locais da Europa. No Brasil, aos poucos, a tecnologia também tem conquistado o seu espaço, sobretudo nos grandes festivais de música. Mas, você sabia que essa pode ser a solução ideal para todos os tipos de negócios e eventos?

A versatilidade do cashless permite que ele seja aplicado desde cantinas de escolas, até as grandes arenas esportivas, trazendo mais agilidade para quem usa o sistema, e mais comodidade para os empresários, que passam a ter um controle maior das suas vendas. Quer saber mais sobre assunto e descobrir se o cashless é a opção que faltava para o seu negócio ou evento? Continue a leitura!

Mas, o que é a tecnologia cashless?

Se você nunca ouviu falar nesse nome, não se desespere, porque é bem provável que você já o tenha visto em funcionamento em algum evento ou empreendimento.

A tecnologia cashless, como o próprio nome indica, é um sistema de pagamento feito sem o uso de dinheiro ou cartões de crédito e débito. Através de uma pulseira RFID ou um cartão com microchip, você consegue carregar uma quantia pré-definida de créditos e realizar compras apenas aproximando essa pulseira ou cartão de um equipamento específico.

Todas as transações são feitas de maneira online e totalmente segura, tornando os processos de compra mais simples, evitando a demora com trocos, cartões de crédito e débito e, assim, agilizando os procedimentos e diminuindo as filas.

O usuário pode carregar os seus créditos antecipadamente na sua casa através da internet, ou dentro dos próprios estabelecimentos em centrais específicas para esse fim, tendo o controle de todo o consumo que está sendo realizado.

Qual a versatilidade do cashless e onde ele tem sido usado?

Como dissemos no início desse texto, o cashless é extremamente versátil e pode ser usado em inúmeros comércios, eventos, feiras e muitos outros locais. Veja alguns exemplos:

1. Cantinas escolares

Dar dinheiro para o seu filho garantir o lanche diário pode ser um processo complicado, já que nem sempre é fácil controlar o que ele está comprando. Além disso, sempre haverá o risco de a criança não usar o dinheiro na cantina ou até mesmo de você se esquecer de entregar o dinheiro em algum dia.

Mas, com a tecnologia cashless esse processo fica mais simples. Muitas cantinas escolares e até de universidades têm aderido ao sistema. Assim, em casa, os pais podem incluir uma quantia suficiente para que a criança faça as compras durante o mês ou a semana, por exemplo.

Além da comodidade, os pais ainda têm um controle maior dos consumos dos filhos, pois poderão receber um extrato de tudo o que foi comprado, analisando se a criança está comendo bem, se tem feito boas escolhas e também os valores das suas refeições.

Para os donos das cantinas também existem vantagens, já que todo os processos ficarão mais ágeis, não haverá dinheiro no espaço (aumentando a segurança), você terá mais confiança dos pais e toda a administração ficará mais simples e rápida, podendo, até mesmo, diminuir a quantidade de funcionários que você possui.

2. Arenas esportivas

Ginásios, autódromos e estádios são locais que podem se beneficiar bastante com o cashless, tornando as vendas de produtos dos times e também de alimentos e bebidas mais rápidas e simples.

Antes das partidas, os espectadores podem fazer a recarga, ou até mesmo dentro das arenas, garantindo que não haverá dinheiro nesses locais, diminuindo as chances de roubos e furtos e tornando os eventos esportivos muito mais seguros.

Como o processo é mais rápido, as filas são menores, o que garante mais conforto para quem assiste aos jogos.

Além disso, é possível oferecer vantagens interessantes para os sócio-torcedores, por exemplo, aumentando as chances de fidelização. Com o sistema cashless você ainda terá dados importantes das pessoas que frequentam a arena, ajudando efetivamente nas campanhas de marketing.

3. Feiras de negócios

A tecnologia cashless é um ótimo investimento para tornar a sua feira ainda mais diferenciada, dinâmica e interessante para os seus frequentadores. Na praça de alimentação, por exemplo, ele facilita as transações, diminui as filas e aumenta o controle de quem está consumindo.

Além disso, o cashless pode ser usado para comercialização de itens nos estandes, trazendo ainda mais segurança para quem participa do evento.

4. Festivais de música

De longe, os festivais de música são os que mais têm aproveitado os benefícios do cashless. Além de utilizarem as pulseiras para a compra de alimentos, bebidas e vários itens, as empresas organizadoras ainda as tornaram objetos de desejo.

Isso porque elas têm explorado toda a capacidade de interatividade que as pulseiras oferecem, permitindo que os usuários possam interagir com outras pessoas, guardando fotos, informações de contato e até fazerem gravações ao vivo das suas músicas favoritas tocadas durante os shows e compartilhá-las em suas redes sociais.

Os dados de cada participante também ficam registrados pelos organizadores que podem enviar informações sobre os próximos shows que estão planejando, por exemplo, ou focar as próximas campanhas de marketing de acordo com as preferências do público-alvo.

5. Casas noturnas

Não tem nada pior do que as filas imensas nos bares das casas noturnas que, muitas vezes, levam a uma experiência ruim de quem participa das festas. Mas, essa situação tem sido revertida com o uso do cashless.

Além de agilizar os processo de pagamento das bebidas e da entrada e saída de cada participante, o sistema cashless ainda aumenta a segurança (pois não existe dinheiro a mostra no espaço), e, claro, modifica a percepção de quem costuma frequentar a casa – o que ajuda a fidelizar o público.

Quais as vantagens da tecnologia cashless?

Já deu para notar que, além de versátil, a tecnologia cashless pode agregar inúmeros benefícios e qualidades ao seu evento ou empreendimento, não é mesmo?

Para seus clientes ou participantes dos eventos, os benefícios são:

  • Diminuição das filas;
  • Mais segurança;
  • Maior controle das transações comerciais;
  • Melhora na experiência.

Já para os empresários ou organizadores dos eventos, as vantagens são ainda maiores, como:

  • Facilidade e rapidez na hora de fechar o caixa;
  • Controle de todas as transações comerciais e dados precisos das vendas;
  • Dados em tempo real de todas as vendas;
  • Acesso a informações dos participantes para campanhas de marketing;
  • Aumento da fidelização da clientela;
  • Mais segurança;
  • Mais vendas, já que diversas pesquisas têm apontado que, com o uso do cashless, existe um aumento real de 30% no consumo.

Gostou de saber mais sobre a versatilidade do cashless? Ainda tem dúvidas se essa é a tecnologia ideal para o seu negócio ou evento? Deixe um comentário pra gente.