5 passos para implantar um sistema take away no seu pequeno comércio

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As mudanças no mercado e no comportamento do consumidor têm feito com que os comércios no ramo da alimentação se reinventem continuamente. O sistema take away é uma dessas novidades – sucesso com vários perfis de públicos.

No modelo take away, – também conhecido como take out ou retirada no balcão ou retirada na loja – o consumidor faz o pedido por uma plataforma digital (que pode ser direto pelo seu cardápio digital, WhatsApp da sua empresa, ou outro aplicativo de delivery) e passa no local para retirar o pedido. O cliente também pode fazer o pedido direto no balcão e levar o produto para consumir em casa.

Quer começar a oferecer essa alternativa para seus clientes, mas não sabe como? Veja os passos mais importantes nessa implantação!

Por que adotar o take away?

O sistema take away é muito democrático – capaz de funcionar perfeitamente em estabelecimentos de diferentes portes, inclusive nos pequenos negócios. Em comparação com outras modalidades, como o drive thru e o delivery tradicional, o take away exige um investimento menor em infraestrutura, o que significa uma fácil possibilidade de adaptação para restaurantes de rua, food trucks, lanchonetes, cafeterias e inúmeros tipos de estabelecimentos.

Assim, entre as vantagens do sistema Take Away, podemos citar:

  • é mais simples de ser implementado e não exige grandes transformações nos seus processos e nem na estrutura do seu estabelecimento;
  • oferece mais conveniência para o cliente, que pode escolher a modalidade de entrega que deseja;
  • os custos para produção e comercialização no take away são menores, e é possível repassar essa economia ao consumidor, tornando seu negócio ainda mais atrativo;
  • mais facilidade para enfrentar tempos de crise, pois o sistema exige menos recursos humanos e oferece variedade de operação para o negócio;
  • caso seu estabelecimento seja focado apenas em delivery e take away, você poderá reduzir os custos com a ambientação, pois não necessitará de muitas mesas e um amplo salão com vários garçons, apenas um espaço adequado para o cliente aguardar e pegar seu pedido, além de um balcão de atendimento;
  • fluxo de atendimento mais rápido, o que também oferece uma experiência de consumo melhor para seus clientes;
  • possibilidade de aumentar as vendas.

Como implementar um sistema take away?

Já ficou claro como o sistema take away pode ser uma alternativa para diferenciar seu negócio e também para melhorar a experiência de consumo dos seus clientes, certo? Então veja os passos básicos para implementar essa solução no seu estabelecimento!

Passo 01: crie um cardápio digital

O primeiro passo é pensar em como oferecer os seus produtos aos clientes. O cardápio digital é uma ótima solução nesse sentido, porque pode ser facilmente compartilhado com seus clientes, acessado por QR Code e enviado pelas redes sociais, WhatsApp, aplicativos de delivery e outras tecnologias.

Existem vários tipos de cardápios dessa forma. E uma das opções que esse formato oferece é o acesso por smartphone, sem precisar fazer download de aplicativo. Você pode, por exemplo, enviar o QR Code para acesso ao cardápio aos seus clientes ou incluí-lo nas suas embalagens, catálogos, menus e outros itens de divulgação.

O cliente faz a leitura do QR Code e tem acesso ao seu menu digital. Então, ele pode fazer o pedido diretamente na plataforma e já realizar o pagamento. Depois, é só pegar o pedido no balcão e pronto!

Quem já tem um estabelecimento que funciona no método tradicional, pode optar entre disponibilizar todo o seu cardápio no sistema take away – ou apenas algumas opções.

É muito importante que os preparos selecionados sejam feitos com rapidez, possam ser transportados facilmente e consumidos em qualquer lugar. Pense em que tipos de embalagem você poderá usar para manter intacto seu produto e favorecer a experiência de consumo dos seus clientes, com o mesmo efeito “uau” que eles teriam se estivessem consumindo o prato no seu estabelecimento.

Passo 2: crie uma estrutura para o preparo dos pedidos

Dentro da sua cozinha, a organização e a definição dos processos é de suma importância, para que haja agilidade e qualidade.

O ideal é usar um sistema KDS (Kitchen Display System). Ele se integra à POS Digital e torna mais produtiva a sua cozinha, substituindo as comandas em papel por telas. Assim, quando o cliente faz o pedido por meio do cardápio digital, automaticamente ele é enviado à tela da cozinha, em ordem de prioridade para o preparo. 

O KDS permite que o gestor configure vários pontos que trazem ainda mais agilidade, como: a área em que o pedido deve ser feito (fogão, chapa, saladas, bebidas etc.), o tempo de preparo de cada item, permitindo que todos os pratos do pedido sejam preparados no momento certo, destaque para as observações importantes (como evitar determinados ingredientes, clientes alérgicos e outros), os responsáveis por cada preparo, entre outros.

Com essa tecnologia, será muito mais fácil otimizar os processos de produção e levar mais agilidade à sua cozinha, preparando os pratos com mais agilidade e garantindo a qualidade.

Passo 3: divulgar a oferta de take away

Depois de estruturar seu negócio, é hora de divulgar a novidade para seus clientes. O WhatsApp é o canal mais usado para agilizar os pedidos, formas de pagamento e outras soluções.

Além dele, vale a pena investir em uma opção de acesso rápido ao cardápio digital, como um sistema PWA.

PWA é a sigla para Progressive Web App ou, em português, Aplicação Web Progressiva. É uma aplicação híbrida entre web e aplicativos nativos, fazendo com que o site do seu negócio se assemelhe a uma app, mas sem ser um aplicativo.

Com essa solução, é possível, inclusive, navegar offline conforme a quantidade de dados armazenados no dispositivo móvel do cliente. Assim, seu consumidor não precisará baixar nenhum aplicativo extra para poder acessar seu cardápio e fazer o pedido – e terá uma experiência diferenciada com seu menu.

Passo 4: agilize o pagamento e a entrega

Oferecer diferentes meios de pagamento é uma ótima maneira para trazer mais agilidade ao seu frente de caixa, evitando ter que receber e manipular dinheiro, tornando a entrega ainda mais rápida.

Hoje, há diversas soluções nesse sentido, como PIX, link de pagamento via WhatsApp ou integrar o recebimento de cartão por meio de pagamento virtual. É claro que, além dessas soluções, é importante oferecer os meios de pagamento tradicionais para aqueles clientes que ainda preferem essa forma de pagamento, como dinheiro e cartão de crédito e débito.

A entrega também precisa ser ágil. Para isso, treinar seus funcionários é muito importante, desenvolvendo processos específicos para o sistema take away, como a separação, conferência de pagamento e entrega para os clientes.

Passo 5: crie um programa de fidelização de clientes

Embora o sistema take away traga inúmeras facilidades, muitas vezes o ambiente da loja é um diferencial crucial para a fidelização de clientes, complementando a experiência gastronômica.

Por isso, os empresários precisam pensar em formas de criar diferenciais que vão além do espaço físico. É lógico que um ambiente agradável para seus consumidores esperarem o pedido deve estar presente. Mas é preciso entender bem quem forma a sua clientela, para pensar em formas de otimizar essa experiência.

São muitos os diferenciais interessantes, como: qualidade do produto vendido, agilidade dos processos, entregas mais rápidas, preço competitivo, atendimento personalizado, embalagens que mantêm o sabor, a temperatura e a experiência gastronômica com o que você comercializa, entre outros.

Também é válido pensar em um programa que privilegie aqueles clientes fiéis, como descontos a cada x compras, brindes ou outras novidades para seus consumidores VIPs.

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