O Food Truck é uma modalidade gastronômica, de origem americana, que ganhou força no Brasil ao longo dos anos. Apostar nesse mercado tem sido uma escolha feliz de empreendedores que almejam o próprio negócio, mas é necessário se reinventar para não deixar a peteca cair e se manter competitivo sempre. Se você quer dar um pontapé inicial, investir nesse mercado e não sabe por onde começar, ou você que sente a necessidade de aperfeiçoar o conceito de sua marca, direcionando-a melhor para seu público alvo, continue a leitura e fique por dentro do que há de mais atual e inovador sobre o tema.
Ofertar um cardápio que valorize a saúde, com alimentos orgânicos, não abrindo mão do sabor e garantindo a boa procedência e o correto descarte de seus produtos, é um ponto mais que positivo para seu negócio. A culinária vegetariana e/ou vegana, por exemplo, mantém um público fiel, que está sempre procurando por novidades.
Mais do que comer, hoje muitas pessoas procuram vivenciar uma experiência gastronômica e conhecer um determinado lugar do mundo através do alimento. Apostar em um ambiente temático também chama atenção, conseguindo assim despertar a curiosidade do cliente visualmente. Cozinhas mexicanas, orientais, árabes, entre outras, tem se tornado uma atração à parte e vem ganhando cada vez mais apreciadores.
Seja original! Afinal, quem não gosta de exclusividade? Dar opções aos clientes, de forma que possam montar seus pratos ou até mesmo criar um sabor único, é uma ótima maneira de aproximá-lo ainda mais da sua ideia. Modificar o cardápio com certa frequência também é uma forma de garantir o retorno do público.
As operações online, como as plataformas e aplicativos que comercializam produtos e serviços, aperfeiçoam a comunicação com o consumidor, além de proporcionar comodidade e agilidade. Estar ativamente presente nas redes sociais também garante a ficção de sua marca, gerando uma procura maior sobre o seu conteúdo. Crie hashtags, promoções, incentive check in, tudo isso fará com que as pessoas percebam que seu truck está antenado.
Gerenciar seu Food Truck de maneira otimizada, para controlar fluxo de caixa, reduzir perdas ou despesas desnecessárias e poder acompanhar em tempo real relatórios detalhados sobre todas as transações efetuadas durante o dia já é possível.
Para os Food Trucks independentes a melhor solução de pagamento são os Tickets (Frente de Caixa), que funciona mesmo offline, realizando vendas e gerenciando produtos para o maior controle, tudo isso em um clique. Já para festivais de food truck, o Cashless (ou pagamento sem dinheiro, em tradução literal), é uma opção inteligente utilizada por grandes empresas pelo mundo. Através de créditos em cartões ou pulseiras pré-pagas que evitam as tão temidas filas e se tornam uma forma muito mais segura para quem vende e para quem consome. Com a utilização de sistemas integrados de gestão é muito mais simples e seguro administrar suas vendas. Utilizar as novas tecnologias a seu favor é garantia de sucesso!
Agora que você conhece os principais tópicos para se tornar um empreendedor diferenciado, foque no que melhor se encaixar em suas ideias iniciais e mãos à obra. Existe um leque de opções que fará seu investimento ir além. Mas não esqueça: planejamento é a alma do negócio!
Por Sara Letícia Correa
Redatora graduada em Publicidade & Propaganda.