Os benefícios do cardápio digital para o seu comércio

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De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, 3 em cada 4 brasileiros acessam a internet, o equivalente a 134 milhões de pessoas. E todos esses usuários estão navegando em busca de soluções, inclusive em termos de delivery online. Diante disso, o cardápio digital se torna uma ferramenta importantíssima.

Se você tem um negócio no ramo alimentício, sabe o quão importante é inovar, para manter-se sempre atrativo aos consumidores. Para se ter ideia da força do digital, uma pesquisa realizada pelo Panorama Mobile Time em parceria com a Opinion Box revelou que 72% dos internautas brasileiros com smartphone já pediram uma refeição usando um aplicativo ou site móvel.

Então, que tal começar a atrair essa clientela e diferenciar a sua marca para seus consumidores? Veja como o cardápio digital é capaz de te ajudar nesse sentido!

O que é cardápio digital e como funciona?

O cardápio digital, como o próprio nome indica, é uma ferramenta que permite aos consumidores fazerem seus pedidos sem precisar do atendimento físico. A partir dele, o usuário consegue descobrir quais pratos, bebidas e sobremesas o seu estabelecimento comercializa, acessando diretamente de dispositivos móveis, por exemplo.

Tipos e funcionamento

Existem alguns tipos diferentes de cardápios digitais. São eles:

  • cardápio virtual: versão digitalizada do cardápio tradicional do seu negócio, pode ser usado no seu site ou nas suas redes sociais e WhatsApp. Esse formato é mais simples mas pode ser o primeiro passo para colocar seus produtos disponíveis para consulta em um formato digital;
  • cardápio digital QR Code: também chamado de QR Code Menu, é um cardápio que pode ser acessado por um QR Code. Geralmente, o código fica na mesa, e o cliente aponta o celular para o QR Code e é redirecionado para o seu menu. É uma opção prática, que otimiza o atendimento e dispensa a necessidade de cardápios físicos. Você pode incluir o QR Code nas promoções do seu restaurante, nas embalagens dos alimentos ou até enviá-lo via WhatsApp para seus clientes;
  • menu integrado ao sistema do estabelecimento: esse é um cardápio que pode funcionar tanto via tablet, para os garçons pegarem os pedidos na mesa e enviarem diretamente à cozinha pelo KDS e ao caixa, como pelo celular do cliente, que já faz o pedido e automaticamente ele é enviado para o seu sistema;
  • cardápio digital por aplicativo: é o cardápio que aparece nos aplicativos de delivery. Em geral, esses apps não são exclusivos dos restaurantes e seguem o modelo padrão do aplicativo. Além das opções disponibilizadas,você também pode criar um app só para o seu estabelecimento, o que abre novas e grandes oportunidades para você e seus clientes.

Qual o melhor menu digital?

Com tantos tipos, muitos se questionam qual o melhor cardápio online. Essa resposta dependerá muito do grau de maturidade da gestão do seu estabelecimento e do público que você atende.

Em geral, um bom cardápio digital é aquele que não exige download e inclui a opção de acesso por QR Code.Opções assim oferecem mais facilidade de compartilhamento e também de uso dos próprios clientes, que não precisam instalar nenhum aplicativo extra para visualizar seu menu e nem para fazer os pedidos.

É importante, também, optar por uma solução que seja capaz de registrar as vendas e analisar os dados, integrando o catálogo de produtos às suas ferramentas de gestão. Assim, cada vez que o cliente faz o pedido, seja na frente de caixa ou via comanda eletrônica, ele é automaticamente enviado à cozinha pelo sistema KDS e o valor é faturado no financeiro.

Dessa forma, o cardápio online se torna um facilitador da sua gestão e, claro, oferece mais comodidade para os clientes.

Quais as vantagens de um cardápio digital?

Começa a ficar mais claro o motivo para investir em um menu eletrônico, certo? Organizamos abaixo mais algumas vantagens interessantes. Confira!

Autoatendimento por QR Code

Se o seu cardápio digital for baseado em acesso por QR Code, as facilidades serão inúmeras – tanto para você, como para seus consumidores. Afinal, basta o cliente acessar o cardápio digital via QR Code de onde estiver, sem precisar fazer o download de nenhum aplicativo extra, selecionar o que deseja consumir, fazer o pedido e o pagamento e receber seu pedido.

Para o empreendedor, essa solução permite integrar o cardápio virtual ao software de gestão – e, assim, ter um acompanhamento melhor de todos os pedidos, andamento da cozinha, financeiro etc.

Pedidos por take away e delivery

Com um cardápio online, você poderá escolher entre diferentes opções de entrega. Além do delivery tradicional, o take away tem crescido bastante. Essa é aquela modalidade na qual o cliente passa direto no balcão para retirar o pedido, dispensando a necessidade de entrega ou atendimento na mesa.

Os clientes podem acessar o menu do seu restaurante pelo QR Code e optar pela entrega que desejam, de acordo com as suas opções e preferências.

Integração com aplicativos de delivery

Aplicativos de delivery estão em alta e cada vez fazem mais parte da vida dos brasileiros. A principal vantagem dessa solução é que você poderá atrair ainda mais clientes para o seu negócio, que nem sempre conheceriam seu estabelecimento se não fosse por essa alternativa.

Se você já tem um cardápio digital, é só integrá-lo ao aplicativo, reduzindo o tempo gasto na operação e otimizando sua gestão.

Simplicidade na gestão do negócio

Boas plataformas de cardápio digital permitem integrar a ferramenta ao sistema de gestão usado pelo estabelecimento. Assim, ao receber um pedido, automaticamente ele é enviado à cozinha e ao fluxo de caixa, sem precisar que o atendente se desloque entre os ambientes do estabelecimento com pedidos em papel ou tótem, por exemplo.

Além dessa facilidade, você ainda poderá emitir relatórios detalhados, tornando mais simples compreender melhor seu estabelecimento e as preferências dos seus clientes – e, dessa maneira, criar programas de fidelidade e tomar decisões mais estratégicas.

Facilidade para variar o cardápio

Variar o cardápio é extremamente importante, para continuar gerando atratividade, especialmente aos clientes fiéis. Também é possível aproveitar a sazonalidade para incluir novos pratos, drinks e outros itens.

Porém, sem um cardápio digital, essa acaba se tornando uma missão ingrata, já que é preciso imprimir novos cardápios e alterar toda a estrutura. Com as versões digitais, você pode inserir ou retirar pratos e itens praticamente de forma instantânea, com atualização em todas as suas plataformas. Esse benefício confere mais autonomia ao estabelecimento, que pode pensar em ações focadas nas necessidades e desejos dos seus clientes e ainda aproveitar momentos pontuais.

Simplicidade na gestão de pedidos

Dentro do estabelecimento, o cardápio digital também pode ser usado. Com ele, o cliente tem mais autonomia e pode fazer, sozinho, o seu pedido, dispensando a necessidade de garçons e agilizando o atendimento.

O pedido é diretamente enviado à cozinha e ao caixa e torna a gestão mais simples, com tudo automatizado, sem chances de pedidos perdidos, feitos de maneira incorreta ou outras intercorrências.

Experiência diferenciada aos clientes

A experiência de compra é um termo cada vez mais importante. Com o aumento da concorrência, os clientes estão bem mais exigentes e desejam ter uma boa experiência com a empresa em todos os momentos de interação.

Um cardápio digital traz uma série de facilidades aos clientes, que conseguem fazer seus pedidos e se relacionar com seu estabelecimento de maneira simples, rápida e com mais autonomia, sem necessitar baixar e instalar aplicativos de terceiros.

Como você pode notar, um cardápio digital é uma alternativa muito interessante para diferenciar seu negócio, trazer mais facilidade aos clientes e também mais agilidade à sua gestão, principalmente graças à automatização de diversas tarefas e integração com vários setores do seu estabelecimento.

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