Post Thumbnail

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos.

01 / fev / 2022 • Por: Christiana Lima

Por que criar um cardápio via QR Code para pedidos na mesa?

O cardápio via QR Code se popularizou ainda mais na pandemia, principalmente graças a necessidade do distanciamento social e da higienização frequente dos utensílios. O que antes era uma tendência que talvez demoraria a chegar por aqui, agora já é algo presente na maioria dos estabelecimentos alimentícios.

A tecnologia é uma grande aliada, capaz de trazer mais agilidade ao seu salão e também facilidades para os clientes. Ainda não tem certeza se vale a pena investir nessa opção? Siga conosco e entenda melhor!

Como funciona um cardápio via QR Code?

QR Code é a abreviação de Quick Response Code, ou código de resposta rápida em 2D. Inicialmente ele foi criado para rastrear veículos durante a fabricação, mas hoje está presente em diferentes aplicações, podendo ser facilmente lido pelas câmeras dos celulares.

O cardápio QR Code, ou cardápio digital, é uma maneira de visualizar o menu de um estabelecimento escaneando o código pela câmera do celular. Assim, o cliente precisa apenas apontar a câmera para o código e será redirecionado para uma página com todos os itens que você serve no seu restaurante, lanchonete ou outro comércio.

A tecnologia, ainda, pode ser integrada com o seu sistema de pedidos – permitindo que seu cliente tenha mais autonomia e trazendo agilidade ao atendimento.

Quais as vantagens do cardápio via QR Code para pedidos na mesa?

O cardápio QR Code pode ficar localizado em diferentes pontos do seu restaurante, como: – 

  • impresso nos jogos americanos
  • em displays nas mesas e nos balcões
  • nos materiais publicitários colados na parede do seu estabelecimento
  • em letreiros e painéis digitais

Mais agilidade no atendimento

Com um cardápio QR Code, o consumidor tem mais autonomia para decidir o que escolher, sem precisar aguardar o garçom trazer o menu. Muitas dessas soluções podem ser integradas ao sistema de pedidos – e o próprio cliente pode fazer seu pedido usando o celular, sem precisar aguardar o garçom.

Essa estratégia é excelente para agilizar seu atendimento, especialmente em dias com bastante movimento no salão.

Como o QR Code pode ser posicionado em diferentes pontos do seu estabelecimento, até quem está aguardando uma mesa, por exemplo, já pode ir adiantando os seus pedidos.

Facilidade de atualização

Incluir novos itens no cardápio físico é algo complicado e que implica custos adicionais. Afinal, você terá que fazer uma nova impressão e muitas vezes até mudar a arte do cardápio.

Com a versão QR Code, tudo é muito simples e rápido. Assim, você consegue testar novos pratos ou drinks e até criar itens especiais para determinadas datas ou promoções.

Essa é uma excelente forma de atrair mais clientes e também de fazer testes importantes no seu cardápio, por exemplo antes de lançar novos pratos.

Simplicidade na gestão

O cardápio QR Code pode ser integrado às diferentes tecnologias que você já usa no seu estabelecimento, como o sistema de gestão. Assim, cada vez que o cliente fizer um pedido, automaticamente é dado baixa no seu estoque dos produtos usados.

Dessa maneira, o controle da sua gestão é muito mais fácil – com o sistema lhe avisando cada vez que algum item está abaixo da quantidade ideal. É muito mais simples gerenciar as compras e programá-las, evitando ficar sem algum item primordial para sua cozinha.

Integração com a cozinha e o frente de caixa

Quando o cliente faz o pedido via cardápio QR Code, ele pode ser automaticamente enviado à cozinha, que consegue gerenciá-lo pelo sistema KDS. O mesmo pedido também é enviado ao frente de caixa, que consegue controlar quais mesas estão em aberto, o consumo de cada cliente e diversos outros detalhes.

Para você, como gestor, essa integração é extremamente importante, sendo capaz de medir o tempo de entrega de cada prato, a qualidade, entre outros pontos. E para os clientes, essa agilidade é fundamental, com mais facilidade na hora de fechar a conta e a certeza de receber seus pedidos corretamente e mais rapidamente.

Implementação simples

Se você já tem um menu físico, transformá-lo em digital não será nenhuma dificuldade. A tecnologia é muito simples de usar e não precisa de nenhum treinamento especial para seus funcionários.

Os clientes também já estão acostumados com ela, e conseguem fazer a leitura do código diretamente pela câmera do celular. Para fazer os pedidos, também é possível usar o mesmo ambiente, sem que o cliente precise baixar nenhum aplicativo adicional. É tudo bastante intuitivo.

Pagamento integrado

Algumas soluções, além de contar com a possibilidade de fazer os pedidos pela mesma plataforma, também contam com opções de pagamentos variadas. Então, o próprio cliente pode acessar o menu, escolher o que deseja, fazer o seu pedido e já realizar o pagamento direto pela plataforma.

Isso traz muito mais agilidade e tranquilidade para os clientes e facilidade para você gerenciar o seu frente de caixa.

Experiência sem contato

A pandemia de covid-19 fez com que tivéssemos que repensar várias questões de higiene e saúde. O cardápio via QR Code reduz as chances de propagação do vírus, já que não precisa de contato dos clientes com o menu físico.

Essa é uma medida de proteção importante para proteger a saúde dos seus clientes, não apenas em relação à covid-19, mas também a outros tipos de vírus. Além da saúde dos seus clientes, a medida também ajuda a proteger a saúde dos seus funcionários, que não precisam ficar manuseando os cardápios físicos.

Mais informações

Um cardápio físico tem a limitação de espaço da arte para você adicionar informações sobre seus pratos – e até para a quantidade de itens que comercializa. Com um cardápio via QR Code, é possível adicionar quanta informação desejar, incluindo os ingredientes, lista de alergênicos, detalhes do processo e outros que ajudem o seu cliente a se decidir pela melhor opção.

Outra vantagem é a possibilidade de incluir imagens mais chamativas dos seus pratos e até vídeos, tornando a interação ainda mais diferenciada – e despertando o desejo de consumo.

Atualização em tempo real

Com certeza, você já deve ter passado pela experiência de vender todo o seu estoque de determinado prato e não ter mais como atender novos clientes. Caso isso venha a ocorrer, é possível atualizar em tempo real o seu cardápio, evitando que novos pedidos daquele item sejam feitos, o que, é claro, melhora a experiência de consumo dos seus clientes.

Agora você já está convencido de que o cardápio via QR Code é uma excelente ideia? A Eyemobile conta com uma solução perfeita para você: o EyePass. Com ela, você consegue montar seu cardápio digital de maneira simples e rápida – e seus clientes podem acessar o menu, fazer o pedido e também o pagamento, sem precisar baixar nenhum aplicativo adicional. Conheça nossa solução!

Compartilhar esse post
TwitterLinkedInFacebookWhatsApp