Post Thumbnail

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos.

11 / fev / 2022 • Por: Christiana Lima

Vale a pena ter comanda eletrônica no meu restaurante?

A tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia – e nos estabelecimentos comerciais isso não é diferente. Uma das novidades que tem revolucionado o setor é a comanda eletrônica para restaurante.

Ela é capaz de deixar sua rotina muito mais eficiente e também contribui para um atendimento mais ágil e preciso aos seus clientes. Quer entender melhor? Siga conosco!

Como funciona a comanda eletrônica?

A comanda eletrônica é uma tecnologia que veio para substituir as antigas comandas de papel. Ela funciona a partir do próprio terminal POS Digital ou com o auxílio de um tablet ou smartphone, no qual o garçom lança o pedido da mesa e, automaticamente, ele é enviado à cozinha, integrado com o sistema KDS, e ao frente de caixa.

Os pedidos podem ser lançados por mesas ou cartões de consumo individuais, para pagamento posterior. Dessa forma, mesmo as mesas com várias pessoas conseguem ter um controle melhor sobre seus gastos – facilitando na hora de dividir a conta.

Comanda eletrônica para restaurante: quais as vantagens?

Depois de ver como a comanda eletrônica para restaurante funciona, já deu para notar algumas das suas vantagens, não é mesmo? Vamos ver em detalhes!

Ganho de agilidade e otimização do tempo

Com as antigas comandas de papel, a cada pedido tirado, o garçom precisava se deslocar até a cozinha e também ao caixa – e o controle desses pedidos era feito manualmente.

A comanda eletrônica para restaurante torna esse processo muito mais simples. Automaticamente, o pedido retirado na mesa é enviado à cozinha e ao frente de caixa, evitando que o garçom tenha que ficar se deslocando. Isso traz um ganho de agilidade importante, otimizando os atendimentos, especialmente em dias ou horários com mais clientes.

Redução de erros

Nada pior do que entregar um pedido errado. Além dos ingredientes perdidos, ainda existe o mal estar com o cliente. Infelizmente, com as comandas de papel esses erros costumam ser frequentes, considerando anotações que podem sair erradas ou até confundir a ordem adequada dos pedidos, atrasando pratos.

Com a comanda eletrônica, nenhum desses problemas acontece. Afinal, a comunicação é padronizada e os pedidos são enviados automaticamente, em sincronia com o sistema KDS, criando uma hierarquia na cozinha e evitando esquecimentos, erros e atrasos.

Esse benefício também vale para o delivery, pois o responsável pelo recebimento dos pedidos de entregas também usa o sistema. Assim, você consegue economizar, evitando os prejuízos financeiros trazidos pelos erros, e oferecer uma experiência melhor aos seus clientes.

Acompanhamento da gestão em tempo real

Com as comandas eletrônicas fica muito mais fácil acompanhar em tempo real como está o seu restaurante, sabendo quais pedidos estão em aberto, os que estão sendo executados pela cozinha e diversos outros detalhes.

O frente de caixa conta com todas as informações necessárias para acompanhar os pedidos antes de eles serem encerrados – e também para compor relatórios financeiros que ajudam a melhorar o fluxo de caixa e diferentes balanços financeiros.

Evita o excesso de papel

O excesso de papel é um problema muito comum em diferentes restaurantes – causando gastos extras e também desorganização. Com as comandas eletrônicas você reduzirá drasticamente a necessidade de papel, pois tudo passará a ser feito por meio de tablets e celulares, com comunicação direta entre salão, cozinha e frente de caixa.

Comandas por mesa ou individual

Para os seus clientes, o uso da comanda eletrônica para restaurante também é muito interessante. Além de trazer mais facilidades para que eles façam seus pedidos, também traz agilidade na hora de fechar a conta.

Grandes grupos podem se beneficiar bastante, já que conseguem marcar separadamente o consumo – tornando mais simples na hora de fechar a conta, já que cada um pagará apenas pelo que consumiu.

Caso desejem, os clientes também podem fazer o fechamento da conta por mesa – tornando esse processo fácil para o frente de caixa.

Integração com KDS

O sistema KDS (Kitchen Display System) permite integrar cozinha, salão e frente de caixa, ajudando a organizar os pedidos e até a dividi-los por setores. As cozinhas podem ser equipadas com dispositivos que ajudam os chefs a visualizarem o andamento dos pedidos e a setorização das equipes.

As comandas eletrônicas podem ser integradas a esse sistema, dessa forma você conseguirá automatizar todos os seus processos e manter a sua gestão mais eficiente. Até os pedidos feitos via delivery podem entrar no sistema KDS.

Possibilidade de implantar programas de fidelidade

As comandas eletrônicas ajudam a melhorar as taxas de fidelização no seu restaurante. Afinal, será muito mais fácil implantar um programa de fidelidade, pois você terá um controle maior sobre o que os seus clientes estão consumindo.

Por exemplo, se o seu programa oferecer uma refeição grátis a cada X pedidos, você conseguirá puxar o histórico de cada cliente, avaliando quantas compras ele já fez no seu estabelecimento e quando está na hora de fazer o resgate.

Isso traz mais controle para você – e maior precisão para os seus clientes, que têm certeza de estarem sendo bem atendidos.

Viu só como a comanda eletrônica para restaurante é importante para automatizar a sua gestão, melhorar seus resultados e oferecer um atendimento diferenciado aos seus clientes? Conheça a solução da Eyemobile e entenda como ela pode ajudar a transformar seu restaurante!

Compartilhar esse post
TwitterLinkedInFacebookWhatsApp