Comandas eletrônicas e a experiência de consumo

3 anos
Eyemobile
Por Eyemobile

A comanda em papel já é uma velha conhecida entre os frequentadores de bares, restaurantes e casas noturnas.

Porém, apesar disso, não são raros os números de problemas causados pelo uso desse sistema bem antiquado, como perda de comanda, dados incorretos, dificuldade de gestão, lentidão na cobrança, entre muitos outros.

Com tantas soluções tecnológicas aparecendo, as comandas eletrônicas acabam surgindo como opções interessantes e capazes de trazerem inúmeras vantagens a todos os tipos de estabelecimentos.

Quer saber mais sobre esse assunto e descobrir se essa é a solução certa para o seu negócio? Confira as informações que trouxemos.

O que são as comandas eletrônicas e como elas funcionam?

No mercado existem alguns tipos de comanda eletrônica, porém a maioria funciona de maneira parecida.

Quando um cliente chega até o estabelecimento, ele recebe uma comanda numerada. Ao realizar o seu pedido, o garçom utiliza um Personal Digital Assistant (PDA) que envia, em tempo real, a solicitação tanto para as equipes da cozinha, como para o caixa.

Assim o processo fica muito mais rápido e as chances de erros são reduzidas. A gestão do caixa também é simplificada, pois conforme o cliente faz os seus pedidos ao garçom, o sistema já calcula automaticamente os custos, tornando mais simples a emissão da conta.

Outro modelo é a comanda eletrônica em PVC, que funciona como um sistema pré-pago.

Quando o cliente entra no estabelecimento, ele também recebe a sua comanda eletrônica, porém é possível inserir créditos na mesma, sendo que, conforme ele faz seus pedidos, os mesmos são debitados automaticamente.

Caso os créditos acabem e o cliente ainda deseje consumir, é possível adicionar novos créditos na comanda de forma bem simples.

Já, se por outro lado, os créditos não forem todos consumidos, a casa poderá pensar em formas de devolver esse valor dentro de um prazo especificado ou ainda oferecer a opção de manter esses créditos para compras futuras.

Comandas eletrônicas x Comandas de papel

Embora a comanda de papel ainda seja muito usada em inúmeros estabelecimentos, nem sempre ela se mostra realmente eficaz. Muitos empresários ainda relutam em trocar o seu método, por medo dos custos maiores e até mesmo de não conseguirem se adaptar ao novo sistema.

Mas, a verdade, é que a comanda eletrônica poderá lhe ajudar a otimizar seus custos, conquistar mais clientes e tornar seus processos muito mais eficientes.

As comandas em papel são muito suscetíveis a erros e podem incorrer em várias situações problemáticas, como:

  • perda da comanda pelo cliente ou durante os procedimentos internos entre os setores;
  • marcações incorretas de itens a mais ou a menos;
  • dificuldade de comunicação entre os setores;
  • lentidão nos processos e no fechamento da conta;
  • chances de furto.

Todas essas situações podem trazer inúmeros inconvenientes tanto para a sua gestão, como para a experiência do seu cliente, que pode sofrer com filas, cobranças indevidas, lentidão e espera até a entrega dos pratos, produtos incorretos e muitas outras falhas que acabam minando a confiança do seu cliente no seu negócio.

Com as comandas eletrônicas, todas essas situações são corrigidas. De maneira bem fácil de usar, é possível melhorar a comunicação entre os seus garçons e os demais setores do seu negócio.

Isso se traduz em processos mais eficientes e rápidos, menor chance de erros nos pedidos e nas contas, aumento do controle e da gestão dos pagamentos, possibilidade de integração de sistemas e muitas outras vantagens.

Tudo isso acaba se refletindo no atendimento que você oferece, melhorando a experiência do seu cliente e tornando o seu negócio muito mais competitivo, aumentando os seus lucros.

Quais as vantagens das comandas eletrônicas para o meu negócio?

Após ver esse comparativo entre comandas de papel e comandas eletrônicas já deu para notar algumas vantagens óbvias do uso da tecnologia, não é mesmo? Veja um pouco mais sobre cada uma delas.

Integração entre os setores

As comandas eletrônicas permitem uma comunicação rápida e clara entre todos os setores do seu negócio, assim o pedido feito na mesa rapidamente chega até a cozinha e ao caixa.

Isso se configura em maior agilidade e redução das chances de erros. Na hora de fechar a conta, o processo também fica mais simples e elimina as possibilidades de marcações incorretas na comanda ou de cálculos para a mais ou para menos.

Dados precisos

Você sabe quais são os pratos ou bebidas que seus clientes mais consomem? Durante quais dias da semana eles são os campeões de venda? Quais itens do seu cardápio não têm muita saída? Qual o método de pagamento mais usado pelos seus clientes?

Todas essas são informações muito importantes na hora de gerir um negócio de alimentação, porém nem sempre esses dados são fáceis de serem extraídos.

Com as comandas eletrônicas, todas essas informações ficam gravadas no sistema, permitindo que você tenha maneiras de gerir melhor o seu estabelecimento, aumentando os seus ganhos.

Agilidade de atendimento

A verdade é que nenhum cliente gosta de esperar. E por isso oferecer um atendimento preciso e ágil é muito importante. Com as comandas eletrônicas você reduz a burocracia dos seus processos, tornando todo o atendimento muito mais rápido.

Isso significa maior agilidade na entrega dos pedidos e também na hora de fechar a conta, devido à integração entre os setores que citamos acima.

Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são essenciais para quem deseja reter os clientes, oferecendo vantagens para aqueles que sempre estão comprando de você. Porém, os papeizinhos e outros meios analógicos nem sempre são práticos para os seus clientes.

Com as comandas eletrônicas é muito mais fácil ter o controle integrado do que é consumido com o programa de fidelidade.

Se, a cada 10 refeições, o seu cliente ganha 1 grátis, por exemplo, as próprias comandas podem estar integradas ao sistema, emitindo um alerta quando estiver próximo das 10 refeições.

Facilidades para os seus clientes

Dividir a conta pode ser uma tarefa difícil para grupos grandes de clientes. Com as comandas eletrônicas você pode também facilitar a vida dos seus consumidores, sendo possível saber quais itens foram consumidos por quais pessoas, com cupons fiscais individuais.

Além disso, as comandas eletrônicas ainda garantem que o pagamento seja realmente de acordo com o que foi consumido, evitando falhas e erros. Nos restaurantes por quilo, por exemplo, é possível que a comanda esteja integrada à balança, evitando marcações erradas.

Como você pode notar, as comandas eletrônicas oferecem inúmeras vantagens que vão desde a otimização dos seus processos internos, até a obtenção de dados precisos que auxiliam na sua gestão e na tomada de decisões, reduzindo os erros, otimizando os custos e tornando o seu negócio muito mais eficiente e diferenciado no mercado – oferecendo um atendimento muito mais focado nas necessidades dos seus clientes.

Depois de todas essas informações, está convencido de que as comandas eletrônicas são soluções ideais para o seu estabelecimento? Ainda tem dúvidas sobre esse tema? Deixe um comentário pra gente!