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15 / jul / 2022 • Por: Michelle Oliveira

Combo de produtos: aprenda a vender mais com sistema PDV

combo de produtos é um ótimo aliado para quem deseja atrair mais consumidores e fidelizar os que já tem. A ideia é incentivar seu consumidor a levar determinados produtos juntos. Para isso, é preciso conceder um desconto especial, tornando a oferta mais atrativa.

A estratégia ajuda a aumentar as vendas e o ticket médio. Ao mesmo tempo que traz mais facilidades e comodidades aos consumidores. Pois, eles podem levar produtos complementares, com um preço menor.

Você ainda não usa combos de produtos nas suas estratégias? Então veja as dicas que a Eyemobile separou!

O que é um combo de produto?

Os combos de produtos são aqueles famosos produtos “compre junto”. A ideia é oferecer alguns itens complementares com desconto, para incentivar a compra.

Praticamente qualquer setor pode usar a estratégia, sempre buscando por itens que façam sentido de serem vendidos em conjunto e que tenham atrativos para seu consumidor.

A tática busca fabricar uma necessidade que o cliente não sabia ter ou disponibilizar um desconto que torne a compra mais sedutora. Assim, é possível aumentar o seu ticket médio, já que você fará duas vendas ao invés de uma.

Os exemplos são vários, como lanches com batata frita e refrigerante, shampoo e condicionador juntos, kit de maquiagem, de roupas íntimas e assim por diante.

Quais as vantagens de vender combo de produtos?

Quando criados de forma inteligente, os combos de produtos são capazes de trazer uma série de vantagens. Entre as principais estão:

  • mais oportunidades de vendas, pois geram valor para o cliente e ajudam a influenciar na sua decisão de compra;
  • aumento do ticket médio, pois há o incentivo para o consumidor comprar mais de um produto de uma só vez;
  • melhor gestão do estoque, já que é possível incluir mercadorias paradas nos combos para facilitar a saída deles e o giro de estoque;
  • menor percepção do frete no caso de comércios online, uma vez que o número de itens da compra costuma compensar pelo valor de frete pago;
  • aumento da atratividade do seu negócio, pois os clientes podem comentar com outras pessoas sobre a promoção, o famoso “boca a boca”.

Para os consumidores também existem vantagens. Afinal, é possível comprar um kit com todos os produtos que você precisa e garantir descontos.

Como fazer um combo atrativo?

Para obter todas as vantagens que citamos, contudo, é indispensável criar combos que sejam atrativos e interessantes para seus consumidores. Veja algumas dicas práticas.

Datas sazonais

As datas sazonais e comemorativas são excelentes para esse tipo de promoção. A dica é pensar em produtos que façam sentido em relação à data em questão.

Por exemplo os kits de presentes para dia das mães, dia dos pais, natal, dia das crianças, dia dos namorados etc.

Os feriados e as celebrações também podem ser consideradas. Como kits de produtos para curtir o carnaval, festas juninas e outras festas tradicionais. E até kits de itens promocionais para a Black Friday.

Produtos complementares

É essencial que o seu mix de produtos seja muito bem escolhido na hora de montar os kits. Caso contrário, o combo não será atrativo. Por isso, pense em produtos complementares ou que tenham algum tipo de sincronismo entre si.

Por exemplo, montar um kit para churrasco, posicionando os produtos em ambientes próximos. Ao lado da geladeira onde estão as carnes, você pode posicionar o kit churrasco, com carvão e álcool, ou temperos para carne e espetos e até combos de bebidas.

Giro de estoque

Uma ótima maneira de aproveitar os combos de produtos de forma estratégica é conhecendo bem o seu estoque. Assim, é fácil identificar quais são os itens que estão parados no estoque e pensar em formas de torná-los atrativos.

Por exemplo, vamos supor que você tenha uma mercearia e notou que uma marca específica de macarrão está parada no estoque. Você pode montar kits com molhos de tomate e desconto. Assim, ao invés de levar o macarrão solto, o consumidor já pode levar o combo com tudo que precisa para preparar a refeição e, de quebra, ter um bom desconto.

Mas tome cuidado com o excesso. Se o mix for composto por muitas mercadorias desconhecidas ou de pouca aceitação, o consumidor pode achar que o combo não vale a pena. E o produto poderá continuar encalhado.

Uma dica é combinar um produto com boa aceitação e outro que está parado no estoque, garantindo um equilíbrio para o seu estoque. Isso trará lucro para a sua empresa e a percepção para o consumidor de que ele fez uma boa economia.

E se, por outro lado, você só tem um tipo de produto parado no estoque e ele não sincroniza com nada do seu mix? Nesse caso, a ideia é fazer um combo com mais produtos.

Por exemplo, se você vende meias, pode montar um pacote com 3 meias pelo preço de 2. 

Apresentações criativas

A forma como você apresenta o combo de produtos também faz toda diferença na performance de venda dele. Boas embalagens, nomes criativos e ações publicitárias são capazes de trazer ótimos resultados.

Por exemplo, se você tem uma loja de produtos naturais online. Pode criar campanhas com receitas fitness e já dar a opção do cliente comprar com apenas um clique o combo de ingredientes para aquela receita, com um desconto especial.

Aniversariantes do mês

Outra possibilidade é montar kits para celebrar o aniversário dos clientes. Por exemplo, no dia do aniversário o cliente que comprar um x-burguer ganha refrigerante e fritas. 

Essa é uma promoção que tem grandes chances de viralizar, aumentando a quantidade de pessoas que conhecem seu negócio. Mas, é claro, você precisa pensar em meios de verificar se realmente o consumidor está fazendo aniversário naquela data. 

Horários de baixo movimento

Para quem trabalha com serviços, também é possível pensar em ações promocionais com combos de serviços. Nesse caso, a ideia é movimentar o seu negócio nos momentos de baixa clientela.

Por exemplo, se você tem um salão de beleza, mas quase não tem clientes na terça-feira à tarde. Pode criar a promoção de corte e escova por um preço promocional para quem marcar o horário das terças à tarde. Ou incluir a escova e mais algum produto que você vende no salão. 

Como o sistema PDV pode te ajudar?

Os combos de produtos podem ser ações muito interessantes para aumentar suas vendas. Mas é importante que essas ações sejam bem planejadas, para que você consiga manter as margens de lucro.

Não adianta, por exemplo, oferecer um desconto enorme para atrair os consumidores e acabar não tendo lucro. Por isso, entender muito bem a sua composição de preço, custos e o quanto pode negociar cada produto é importante.

Um PDV é um sistema que ajuda a gerenciar seu ponto de venda. E, portanto, oferece informações importantes na hora de planejar suas promoções.

Ele ajuda você a: identificar os produtos mais e menos vendidos, dar saída nos itens parados no estoque, fazer testes para saber o que vende mais, entender os dias de alta e baixa no seu negócio, criar combos do dia e muito mais.

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu que o combo de produtos é excelente para atrair mais consumidores, aumentar o ticket médio e girar seu estoque. Mas, para conseguir isso, é preciso planejar bem. Entender quais produtos fazem sentido de ser vendidos juntos e quais as necessidades do seu consumidor, oferecendo vantagens para ele também. 

Para criar promoções acertadas, o PDV é um grande aliado. A Eyemobile conta com uma solução perfeita para pequenos negócios: um PDV que funciona na maquininha de cartão. 

Assim você dispensa a necessidade de ter vários equipamentos e sistemas e ainda traz mais facilidade para os clientes. Curtiu a ideia? Então saiba mais e entenda as vantagens para sua empresa!

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