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26 / jul / 2022 • Por: Michelle Oliveira

Como atrair mais clientes: confira 7 dicas para vender para mais pessoas

Sua loja está pronta para atender o consumidor da melhor maneira possível, mas o movimento está baixo? Atrair mais clientes é o objetivo de qualquer empresário. Afinal, é assim que o negócio cresce e consegue escalar. Por isso, trouxemos 7 dicas de como atrair mais clientes para o seu negócio e aumentar o faturamento.

A sua intenção é aumentar a quantidade de clientes circulando na loja? Então continue lendo e ainda aprenda como uma ferramenta pode simplificar a sua forma de vender.

Como atrair novos clientes: o que você precisa saber antes?

Antes de sair adquirindo novos clientes, é importante ter algumas questões em mente. Primeiro, que a aquisição de novos consumidores precisa ser parte de uma estratégia maior de vendas. Para que seja efetiva, ela precisa estar aliada a outras técnicas comerciais.

Caso contrário, ele vai funcionar pontualmente e fim. Ou então, a ação não estará potencializada como poderia estar. E ainda, é importante que a sua empresa esteja pronta para receber esses novos clientes. Se a intenção é aumentar o fluxo, tenha certeza de que seu negócio suporta um volume maior de pessoas sendo atendidas da melhor forma.

Vamos conhecer alguns pontos importantes para atrair novos clientes para dentro do seu negócio.

1 – Invista em atendimento de excelência

O cartão de visitas do seu negócio é o seu atendimento. E não somente aquele que acontece no caixa, na hora de fechar a venda. O atendimento inicia quando o cliente coloca o pé na loja. Inclusive, pode iniciar antes de o cliente ir, através de redes sociais, por exemplo.

Portanto, é imprescindível que seu atendimento seja impecável. O atendimento costuma ser um grande diferencial na hora que seu cliente decide entre você ou outra loja. 

Sendo assim, garanta que esse momento esteja o mais alinhado possível com a expectativa do seu cliente. O atendimento é um ativo humano. Ou seja, é realizado de pessoas para pessoas. É um momento de conexão importante.

2 – Treine o time

Em muitos casos, não é o dono da loja quem atende o cliente. Esse é o seu caso? Portanto, é o seu time de vendas e atendimento que precisa estar pronto para receber e entregar ao consumidor aquilo que ele espera.

Treine o seu time para conhecer o consumidor e sanar as necessidades dele. O time é a cara da sua marca e da sua empresa. No momento em que seu cliente for mal atendido, é da sua loja que ele irá lembrar, não do atendente.

Garanta qualidade máxima nesse quesito.

3 – Utilize bem as redes sociais

É possível que você já tenha garantido a sua presença no mundo digital através das redes sociais. Principalmente através de uma conta no Instagram. Porém, simplesmente ter uma conta nesse tipo de canal não é suficiente.

Hoje, redes sociais como Instagram e TikTok concorrem diretamente com o Google quando se diz respeito às buscas do cliente. Ou seja, atualmente, essas duas redes também são utilizadas pelo comprador na hora de pesquisar sobre um produto ou marca. Portanto, essa é uma das principais ferramentas utilizadas na hora de atrair novos clientes.

Mas estar nas redes sociais não é suficiente. É necessário produzir conteúdo que fale bem sobre seu negócio, utilizar a linguagem própria das redes, ser divertido, interessante e inteligente. E, principalmente, é necessário ser constante.

Lembre-se sempre de que as redes sociais são um universo extremamente movimentado. Vence quem estiver mais preparado e mais bem posicionado de acordo com o cliente.

4 – Facilite o contato com seus clientes

Essa é uma dica óbvia, porém o óbvio precisa ser dito às vezes. O seu cliente precisa ter fácil contato com o seu negócio. E essa regra serve para antes, durante e pós venda.

Não importa se o contato se dará por WhatsApp, inbox de redes sociais ou até mesmo dentro da loja. É importante estar disponível e acessível. Ainda, é necessário olhar para a maneira como o contato ocorre. Quando falamos em facilitar contato, não significa somente o canal, mas também a abordagem.

Por exemplo, nenhum cliente gostaria de ser mal atendido ou atendido com grosseira e hostilidade. Ou até mesmo, com ironia após fazer uma pergunta. Facilite o contato com o consumidor através dos canais, mas também através da sua postura. Seja aberto e pacífico quando conversar com o comprador.

5. Fidelize os clientes já existentes

“Fidelizar um cliente é mais barato do que adquirir novos”. Você já ouviu essa frase?

Pois saiba que esse é um fato importante da vida no varejo. E além de ser mais barato, garante compras recorrentes e uma “boa fama” para o seu negócio. 

Quando o cliente notar que existe um esforço para tratá-lo e atendê-lo bem, a chance de recompra aumenta, e de quebra ainda existe a possibilidade de indicação.

Como fidelizar clientes? 

A forma mais conhecida e efetiva é através da personalização. Tratar cada cliente como único e demonstrar que o conhece. Um tratamento personalizado, chamá-lo pelo nome, conversar cordialmente. E esse é o tipo de tarefa que pode contar com o auxílio de um sistema PDV

Nesse tipo de ferramenta, é possível cadastrar cada cliente e entender suas preferências de produto, o valor que ele costuma gastar, a periodicidade, e muito mais. Esses são elementos de ouro na hora de conversar e conquistar o cliente.

6 – Pense no cliente primeiro

O seu cliente quer ser priorizado e isso não é nenhuma novidade. Afinal, ele desprende tempo e dinheiro para fazer uma compra no seu empreendimento e espera ser recompensado por isso.

Portanto, na hora de tomar decisões para o seu negócio, entenda como essas alterações afetarão o atendimento ao seu cliente e a percepção dele sobre a sua empresa.

Na hora de alterar o valor dos produtos, quando mudar os produtos de lugar, placas, sinalizações, aceitação de formas de pagamento. Pense sempre no cliente e no que ele espera encontrar no seu negócio. Se você alterar um produto de lugar – que estava no mesmo há bastante tempo -, o consumidor vai encontrá-lo com facilidade?

7- Garanta agilidade na venda

O boca a boca é uma das formas mais genuínas de se conseguir novos clientes. Ser elogiado, receber indicação, tudo isso traz mais confiança para a sua marca. Portanto, clientes que ainda não conhecem o seu negócio, passam a conhecer.

Essa “boa fama” acontece dentro da loja, durante o atendimento, inclusive durante o fechamento da venda. É algo construído pouco a pouco em cada elemento mínimo do negócio.

E quando falamos em venda não podemos esquecer da agilidade. Afinal, muitos clientes deixam de fazer uma compra quando notam que a loja tem fila ou até que não aceita alguma forma de pagamento específica.

Esse é um tipo de erro de processo que pode fazer com que o cliente não volte a comprar e não indique a sua loja. Portanto, garantir que a venda ocorra da melhor forma é responsabilidade do empreendedor.

Nessa tarefa o sistema PDV também pode auxiliar brilhantemente. Afinal, a partir do momento em que ele é instalado na maquininha de pagamento, torna-se uma ferramenta-chave para o fechamento da venda. E ainda traz essa rapidez tão necessária.

Com ele é possível concluir a venda em qualquer local da loja, eliminar as filas, até mesmo o caixa físico – que muitas vezes traz uma cara de “supermercado” a diversos tipos de empresa.

Quer conhecer um sistema PDV que realmente te ajuda nas tarefas diárias do negócio? Conheça o Eye PDV! Converse com nosso time e entenda todos os benefícios que a ferramenta oferece ao seu empreendimento.

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