Post Thumbnail

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos.

20 / out / 2021 • Por: Christiana Lima

Como criar um app de delivery para seu restaurante

[:pt]O app de delivery é uma tecnologia que já faz parte da rotina de vários brasileiros, trazendo mais facilidade e comodidade na hora de pedir comida. Mas, você já pensou em ter um aplicativo próprio para o seu restaurante – e depender menos das plataformas compartilhadas, como o iFood, Rappi e outros?

Essa é uma tendência que tem sido notada em diferentes estabelecimentos. E o principal propulsor dessa ideia é a economia. Uma reportagem realizada pela CNN Brasil mostrou que os empresários que investiram em aplicativos próprios conseguiram economizar em torno de 27%, pois não têm a necessidade de pagar taxas sobre cada pedido, como ocorre nos apps compartilhados.

Quer saber mais? Siga conosco!

Por que ter um app de delivery próprio?

Separamos mais algumas vantagens que podem te convencer a criar seu próprio app de delivery :

  • Economia de custos de operação, pois você não terá que pagar taxas sobre os pedidos;
  • Mais agilidade na operação, pois o aplicativo pode ser moldado de acordo com as suas necessidades;
  • Possibilidade de remunerar melhor os entregadores e trabalhar com uma equipe fixa, o que significa mais qualidade e pontualidade na entrega para seus clientes;
  • Possibilidade de fidelizar os clientes, pois você conseguirá conhecer melhor o perfil dessas pessoas;
  • Integração com seu próprio sistema de monitoramento de pedidos na cozinha e no bar, conectados ao sistema de gestão;
  • Mais autonomia para os clientes fazerem seus pedidos;
  • Canal de comunicação direta com os consumidores;
  • Possibilidade de oferecer uma solução para seus clientes que não precisa de download e não ocupa espaço de memória no celular.

Modelo híbrido

Os aplicativos compartilhados têm como vantagem a possibilidade de atrair mais consumidores que, talvez, de outra forma, não conhecessem seu restaurante. Nesse caso, vale a pena investir em um modelo híbrido.

Ou seja, atuar nos aplicativos compartilhados e também ter um app próprio. Assim, você pode trabalhar os clientes novos para que eles migrem para a sua solução, conhecendo melhor essas pessoas e criando um relacionamento mais próximo, aumentando as chances de fidelização.

Como criar um app de delivery para seu restaurante?

Existem várias maneiras de você desenvolver um app de delivery próprio. Independentemente do modelo escolhido, é fundamental que ele esteja atrelado a uma solução de cardápio digital. Veja alguns pontos cruciais para um app de delivery de sucesso.

Cardápio digital com QR Code

Uma boa ideia é usar um cardápio digital com QR Code. Assim, os clientes já são direcionados para seu app ou plataforma de pedidos. Esse cardápio pode ser divulgado nas diferentes ações online e offline da sua empresa.

Por exemplo, o QR Code pode ser impresso nas suas embalagens e em flyers. O mesmo formato pode ser aplicado para um link, que pode ser divulgado nas postagens das redes sociais, em mensagens no WhatsApp etc.

Páginas principais

Um app de delivery deve contar com algumas páginas principais e fundamentais para a navegação do cliente. Como:

  • Página inicial, com o seu cardápio digital organizado em diferentes categorias e favorecendo a navegação;
  • Página de pedido, com os detalhes completos da refeição selecionada pelo cliente e com a função checkout;
  • Portal de back-end para que os clientes acompanhem a entrega em tempo real.

Solução White Label

Embora muitas empresas invistam na criação de um app de delivery próprio com uma equipe de programadores, existem outras alternativas no mercado, como as opções White Label.

A expressão refere-se àquelas tecnologias criadas por outras empresas, mas que podem ser personalizadas para o seu negócio. Ou seja, ao invés de você contratar um desenvolvedor para criar seu app do zero, você pode comprar um app semipronto e personalizá-lo de acordo com as necessidades do seu negócio.

Essa é uma solução mais simples e econômica – e você terá toda a liberdade para operar suas entregas com a logística que desejar, além de poder personalizar vários pontos, deixando-o adequado à rotina da sua empresa.

A Eyemobile oferece esse tipo de solução. Seus clientes acessam o seu cardápio digital por meio de um link ou QR Code e podem fazer seu pedido sem a necessidade de baixar um aplicativo. Isso traz mais facilidade para o consumidor e economia para você.

Estrutura do negócio

Tão importante quanto ter um app de delivery próprio é estruturar seu restaurante para que a solução realmente funcione.

É preciso pensar em todas as etapas, desde quando o pedido chega até o restaurante até a saída e a entrega. Quanto mais bem organizados estiverem seus processos, mais ágil será o preparo dos pratos e mais satisfeito ficarão seus clientes. Por isso, vale a pena investir em tecnologias adicionais, como um sistema KDS – monitor de pedidos.

Outro ponto é pensar em como serão as entregas, que podem ser feitas com uma equipe própria de motoboys ou terceirizados. Ter uma equipe própria dá mais segurança às suas entregas e permite uma qualidade superior, devido ao contato mais próximo dos entregadores com o seu negócio. Já a terceirização pode ser mais econômica e viável para os estabelecimentos menores. Com uma solução completa, você pode integrar seu app com sistemas já existentes no mercado.

Se quiser, também poderá trabalhar com o sistema take away, além das entregas tradicionais. Nesse método, o cliente faz o pedido pelo aplicativo e passa no seu estabelecimento para fazer a retirada. É mais uma alternativa que traz autonomia para o consumidor, já que ele poderá escolher o método de entrega que prefere.

Não se esqueça, ainda, de pensar nas embalagens, que devem garantir que os alimentos entregues chegarão quentinhos e gostosos – e que os clientes terão a mesma experiência de consumo em casa ou no seu restaurante.

Campanhas de marketing

Para que você consiga receber mais pedidos no seu app de delivery próprio, é fundamental investir em uma boa campanha de marketing, divulgando essa solução aos seus clientes.

Se você já tem um cadastro dos consumidores, com dados como o WhatsApp ou e-mail, faça a divulgação da novidade por essas plataformas, convidando o cliente a usar a solução. É possível, até mesmo, oferecer um voucher de desconto para os primeiros pedidos, estimulando as pessoas a usarem seu app ao invés dos marketplaces.

Além disso, divulgue a solução nas suas redes sociais e em outros tipos de mídia.

Independentemente de contar com um app de delivery próprio ou atuar nos aplicativos compartilhados, não se esqueça de realizar um ótimo atendimento aos clientes, pois é essa experiência positiva que fará com que o cliente volte a comprar de você.

É claro que, ao oferecer uma solução própria, você tem a possibilidade de entender melhor seus consumidores e estruturar corretamente a sua empresa, oferecendo entregas mais rápidas e mais qualidade para os clientes, o que ajuda a diferenciar a sua marca e a fidelizar.

Gostou das nossas dicas? Conheça as soluções tecnológicas da Eyemobile para transformar o seu negócio e aumentar a sua lucratividade! Aproveite e curta nossas páginas nas redes sociais para receber mais dicas, estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn![:]

Compartilhar esse post
TwitterLinkedInFacebookWhatsApp