Como garantir maior mobilidade em vendas

3 anos
Eyemobile
Por Eyemobile

Promover maior mobilidade em vendas é uma exigência atual do setor varejista, oferecendo mais conforto aos clientes e ainda permitindo reduzir as filas e o tempo de espera dos seus consumidores, otimizando e ampliando o consumo.

Hoje o setor já dispõe de várias tecnologias nesse sentido, mas apesar disso nem todos os gestores conhecem essas soluções que podem agregar ainda mais valor às empresas. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura!

Cashless

O sistema cashless já é bastante conhecido de quem costuma frequentar eventos, como os festivais de música, com sistemas de pulseiras e créditos pré-pagos para consumir dentro dessas áreas.

Contudo, o cashless também tem sido utilizado de forma bastante interessante pelos estabelecimentos comerciais. A ideia se mantém a mesma, usando pulseiras, cartões específicos ou até mesmo o celular, bastando que o consumidor aproxime esses itens de um determinado terminal ou ainda usando um aplicativo específico no smartphone.

Assim, as transações comerciais são realizadas de forma direta, através da transferência bancária ou do valor pré-depositado no dispositivo do cliente, evitando a troca de cédulas de dinheiro, com muito mais velocidade e segurança.

Para o comerciante, as vantagens são inúmeras, como a possibilidade de maior controle do seu fluxo de caixa, menores taxas administrativas (como por exemplo, quando se compara esse sistema às maquininhas de cartões) e muito mais segurança por não lidar com dinheiro em espécie no seu estabelecimento.

Já para o cliente o sistema também é vantajoso. No caso das pulseiras e dos cartões é possível que o consumidor imponha um limite ao seu consumo, graças ao uso de créditos pré-pagos. Em todos os dispositivos, comprovantes sobre as compras efetuadas são enviados diretamente ao e-mail do consumidor, favorecendo o controle financeiro.

No ponto de venda, esse sistema ainda pode ajudar a reduzir as filas e o tempo de espera, já que o cashless é muito mais ágil, dispensando a conferência do valor, troco e outras transações complicadas.

Toda a troca de informação é feita de maneira criptografada, garantindo a segurança para os dois lados.

Pagamento via NFC

Essa é outra tecnologia disponível e que também funciona como um sistema cashless, já que não existe o uso de dinheiro físico. O pagamento via NFC é feito por meio de um smartphone que se comunica com a maquininha de cartão do estabelecimento, dispensando o uso do cartão magnético.

Para que a tecnologia funcione, o cliente precisa ter um aplicativo próprio instalado no seu smartphone e que seja habilitado pelo seu banco, além disso, o comerciante precisa ter uma maquininha de cartão que aceite o pagamento via contac less (a grande maioria das máquinas do mercado já possui essa opção).

Geralmente, para aceitar esse tipo de pagamento, o comerciante precisa apertar uma tecla específica para acionar a opção, escolher a forma de pagamento (crédito ou débito) e então o cliente deverá abrir o aplicativo, digitar a sua senha e clicar em um dos cartões disponíveis.

Quando o caixa do estabelecimento colocar o valor na maquininha de cartão e pressionar o enter, o cliente receberá uma mensagem no seu celular pedindo para aproximar o aparelho da máquina – e pronto, toda a transação será feita de forma rápida e segura.

Em outros países já existem aplicativos que não estão ligados aos bancos, permitindo que o cliente tenha ainda mais controle sobre suas transações financeiras, liberando também o comerciante das taxas administrativas.

As vantagens desse sistema também são várias, garantindo que as vendas serão executadas mesmo quando o cliente não estiver com o seu cartão, por exemplo, reduzindo o tempo de espera e otimizando o seu frente de caixa.

Além disso, oferecer várias formas de pagamento é uma ótima maneira de facilitar a vida do seu cliente, aumentando os seus lucros.

PDV móvel

Essa já é uma solução um pouco mais conhecida de alguns comerciantes e pode ser especialmente útil para aqueles que precisam lidar com longas filas de pedidos e pagamentos, por exemplo.

Nessa situação, os seus vendedores poderão usar um sistema móvel que se comunica diretamente com os demais setores do seu negócio, anotando e cobrando diretamente os pedidos dos clientes.

Essa é uma ideia semelhante a comanda eletrônica, porém já agregando a possibilidade de cobrança diretamente no mesmo serviço que realiza o pedido. Assim, seus funcionários poderão se deslocar atendendo os clientes na fila ou em outro ponto do seu estabelecimento, já enviando o pedido até o bar ou a cozinha e ainda realizando a cobrança diretamente do seu cliente, seja através das maquininhas de cartões ou dos sistemas cashless.

Em bares, casas noturnas, restaurantes, food trucks, parque de diversões e fast foods essa é uma solução excelente, que ajuda muito a reduzir o tempo de espera nas filas e a otimizar o seu serviço, indo ao encontro do cliente e melhorando a experiência total do consumidor com o seu negócio.

Toda a comunicação entre os seus funcionários móveis e as demais equipes é feita via Wi-Fi, dispensando o uso de fios e reduzindo drasticamente as chances de erros, já que nenhum dado é perdido ou esquecido, otimizando também o tempo de entrega dos produtos.

As vantagens desse método também são inúmeras porque permite que você, como gestor, tenha um controle maior de tudo o que está sendo consumido dentro do seu estabelecimento, além de favorecer o workflow das suas equipes e aumentar as suas vendas (uma vez que o tempo de espera é reduzido).

Para os clientes também existem inúmeros atrativos, reduzindo o tempo de espera, melhorando a experiência, reduzindo as chances de receber produtos errados ou em desacordo com o seu pedido, entre outros.

Como você viu, todas essas tecnologias são essenciais para aumentar a sua mobilidade em vendas, transformando o seu negócio e oferecendo um serviço muito mais diferenciado ao seu cliente.

Essas tecnologias ainda permitem uma integração com diversos tipos de softwares, o que garante um controle maior da vida financeira do seu negócio e também do comportamento do seu consumidor, melhorando a sua gestão e favorecendo o crescimento sustentável da sua empresa.

Depois dessas dicas, já está convencido de que investir em mobilidade em vendas é algo importante? Se você gostou desse conteúdo assine a nossa newsletter e receba dicas e informações importantes diretamente no seu e-mail.