Quando falamos em tecnologia cashless, ou seja, em pagamento sem dinheiro, muitas pessoas pensam que ela apenas se aplica a grandes eventos, como festivais de música, eventos esportivos, entre outros. Mas a realidade é que ela pode ser aplicada com sucesso em várias ocasiões do nosso dia a dia.
O cashless para escolas já é uma realidade em muitos países, oferecendo vantagens importantes tanto para os pais, que têm um controle mais preciso dos consumos dos seus filhos, como para a escola, que não precisa manipular dinheiro dentro da sua sede.
Ficou interessado? Continue a leitura deste post!
O cashless é o meio de pagamento realizado sem dinheiro físico, cartão de crédito ou débito. A tecnologia pode usar vários dispositivos como pulseiras RFID, cartões pré-pagos, aplicativos no smartphone, entre outros.
A ideia é que o consumidor inclua alguns créditos nesses dispositivos e então, quando quiser realizar uma compra, basta aproximar o cartão ou a pulseira do caixa e os créditos serão automaticamente transferidos para a conta bancária do estabelecimento.
Toda a transação é feita pela internet, utilizando uma criptografia própria e com certificação bancária, o que significa muito mais segurança tanto para os consumidores, como para os estabelecimentos comerciais.
O consumidor pode acompanhar todas as suas compras, já que esses dispositivos cashless costumam enviar para o e-mail cadastrado um resumo do que foi comprado, com a data e o estabelecimento.
Depois de ler o tópico anterior, você está achando que o cashless é muito “futurista” e não tem aplicabilidade prática? Pois saiba que essa é uma ideia completamente errada, afinal muitos países estão reduzindo drasticamente a circulação de moeda física, como é o caso da Noruega, da Dinamarca e da Bélgica.
Para as escolas, o cashless pode ser uma ótima forma de dar mais segurança a todos os envolvidos e melhorar o controle dos pais sobre o que os seus filhos estão consumindo na cantina escolar, por exemplo.
O cashless para escolas pode ser implementado em vários setores como:
O cashless tem sido a principal escolha de muitas escolas ao redor do mundo porque possui inúmeras vantagens para a escola, para os pais e para os alunos. Veja algumas.
Benefícios para os pais:
Benefícios para a escola:
Benefícios para os estudantes:
Você já está convencido de que o sistema cashless para escolas pode trazer inúmeros benefícios a sua gestão escolar, além de tornar mais prático o dia a dia dos pais e dos alunos? Então veja algumas dicas importantes para colocar essa ideia em prática.
Migrar para um sistema cashless pode trazer mudanças significativas na vida de todos os envolvidos com a sua escola, como pais, professores, estudantes e fornecedores.
Por isso, busque entender as necessidades dessas pessoas e crie um “plano” para reduzir os impactos negativos que a mudança pode trazer em um primeiro momento, durante a fase de adaptação.
Todas as mudanças podem gerar desconforto no início e para vencer essa barreira a comunicação é de extrema importância. Nas reuniões de pais e mestres explique como o novo sistema funcionará e foque nos benefícios que ele trará.
Coloque-se à disposição para tirar dúvidas dos pais e dos demais envolvidos no processo e informe de que maneira eles terão acesso as transações dos filhos, como por e-mail, cadastrando-se em um site específico da tecnologia e assim por diante.
Pode ser complicado fazer uma mudança de forma total. Assim, crie um cronograma para que o dinheiro físico seja cada vez menos aceito. Você pode começar testando o sistema nas cantinas da escola em dias específicos da semana e com o tempo ir aumentando as datas e também os pontos em que o cashless funcionará.
Essa mudança progressiva dá tempo para que todos testem o novo método, para que as dúvidas sejam resolvidas e para que o cashless seja incorporado ao dia a dia de forma mais simples e prática.
Durante as aulas, você também poderá separar um momento para falar com os alunos sobre educação financeira e tecnologia, explicando como esse novo método funcionará, a forma como eles deverão controlar os créditos e assim por diante.
Independentemente da tecnologia cashless para escolas que você esteja considerando é sempre fundamental que ela seja viável economicamente e que isso não traga impactos nas mensalidades.
Por isso, coloque na sua planilha os custos com a implementação do novo sistema e as economias que você terá, como não ter de pagar as taxas com as máquinas de cartões ou ainda necessitar de menos mão-de-obra na hora de cuidar da vida financeira da sua escola.
Se os pais não estiverem convencidos das vantagens do cashless para escolas, não importam as suas boas intenções, a ideia não vingará.
Assim, foque em mostrar o quanto o pagamento sem dinheiro pode facilitar a rotina deles, já que os créditos podem ser transferidos via smartphone com muito mais facilidade.
Se você não tem ideia de como será a recepção dos pais a esse novo método, converse com eles, faça pesquisas de opinião e saiba qual método de pagamento eles preferem.
Um dos benefícios do cashless para escolas é que ele traz muito mais transparência a sua gestão escolar, reduzindo os custos administrativos.
Quando as transações acontecem por meio da internet é sempre possível fazer uma auditoria clara desses valores. Então, use isso a seu favor, melhorando a imagem da sua escola.
Envie relatórios programados aos pais prestando contas sobre como as campanhas de arrecadação foram usadas, sobre os gastos de cada filho, entre outras atividades, explicando, por exemplo, como o valor da mensalidade é composto. Isso dará mais segurança aos pais e aumentará a confiança na sua escola.
Como você pode notar, o cashless para escolas possui inúmeros benefícios e pode ser o diferencial que faltava para melhorar a percepção da sua marca e também o relacionamento entre pais, alunos e escola.
Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe o nosso post em suas redes sociais!