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13 / jul / 2022 • Por: Michelle Oliveira

Dia dos pais 2022: saiba como vender mais na data

O Dia dos Pais 2022 está chegando. Esta é uma data que sempre movimenta muito o varejo, principalmente os pequenos negócios.

De acordo com a CNDL/SPC Brasil, neste ano mais de 100 bilhões de brasileiros sairão às compras para esse dia. A expectativa é de que o dia dos pais movimente mais de R$ 20 bilhões em presentes.

Assim como dia das mães, Natal, dia dos namorados, este é o momento de vender bastante. Para isso, é necessário estar atento ao que seu consumidor deseja e atendê-lo da melhor forma possível.

Por isso, a Eyemobile separou 10 dicas de como decolar suas vendas durante o dia dos pais deste ano. E ainda, no final tem 3 dicas bônus!

Continue lendo.

Quando é comemorado o Dia dos Pais em 2022?

O Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto. Em 2022, a data será 14 de agosto.

O primeiro dia dos pais brasileiro foi comemorado em 16 de agosto de 1953. Diz-se que a data coincide com o dia de São Joaquim, considerado o patriarca da família. Desde então, comemora-se o dia dos pais no segundo domingo de agosto.

E, conforme já comentado, esta é uma data que movimenta o comércio. Então vamos conhecer um pouquinho de quais produtos vender no dia dos pais.

O que vender nesta data?

O dia dos pais mudou e esses presentes clássicos já não fazem a cabeça do consumidor. O cliente está mais exigente. Então, é o momento de investir em produtos diferentes e atualizados.

  • roupas;
  • celulares;
  • fones de ouvido;
  • camisas de futebol;
  • perfumes;
  • produtos de informática;
  • utilitários;
  • serviços;
  • livros;
  • eletrodomésticos;
  • caixas de som;
  • kits personalizados.

A quantidade de ideias é imensa. Tudo depende do quanto você conhece o seu cliente e das necessidades dele.

Como vender mais no dia dos pais 2022: passo a passo para decolar suas vendas

Independente de qual o seu nicho de atuação, é possível vender bem durante o dia dos pais. O mais importante é entender como o seu produto ou serviço atende o seu cliente.

Existem técnicas que podem te ajudar a aumentar as vendas durante essa data comemorativa. Vamos conhecer o passo a passo para lucrar durante o dia dos pais de 2022.

Analise sua concorrência

A concorrência existe, independente do tipo de negócio.

Portanto, inicialmente, é importante entender o que lojas parecidas com a sua estão fazendo. Lojas que vendem o seu produto ou serviço para o mesmo tipo de pessoa que você. Assim, você consegue definir estratégias competitivas para o seu negócio.

Observe os preços que estão cobrando, quais produtos estão em promoção, combos, brindes. Tudo que pode atrair o seu cliente para outra loja.

Assim, você já consegue ter uma ideia de onde e como iniciar a sua estratégia de venda para o dia dos pais.

Decida os produtos que vai vender

Tenha em mente tudo que seu produto pode fazer pelo seu cliente e como mostrar isso a ele.

Busque oferecer produtos e serviços que atinjam todas as faixas etárias. Ou então, caso seu produto seja mais nichado nesse sentido, invista fortemente nestes possíveis clientes. 

Por exemplo, se o seu produto se adequa unicamente a homens de 40 a 70 anos, reforce sua comunicação e atraia filhos, netos, bisnetos.

Garanta o estoque

É muito frustrante para o cliente comprar um produto que a loja já não tem mais. E isso pode acontecer com facilidade. Basta não conhecer as quantidades no estoque ou não acompanhá-lo com frequência.

Esse é o tipo de erro que afasta o cliente e a chance de ele não voltar mais existe.

Para evitar, garanta que os produtos escolhidos para venda possuem um bom estoque. Até mesmo, invista em produtos que estão parados há bastante tempo. E essa dica serve para lojas físicas e online, ok?

Prepare kits e combos

Hora de usar a criatividade e atingir o cliente em cheio através de combos de produtos.

Junte alguns itens e forme um kit de presente. Por exemplo, um creme e um perfume; fones de ouvido com caixinha de som; camiseta e bermuda.

Na hora da compra é natural que o cliente sinta insegurança ou tenha dúvidas. Neste momento, ofereça a ele mais opções e, até mesmo, ofereça desconto caso ele leve mais de um produto.

Invista em brindes

Todo mundo gosta de presentes e mimos. O seu cliente não é diferente. Para o dia dos pais, invista em brindes

Ofereça cartões, sachês com amostras de produtos. Assim, as suas chances de fidelizar os seus clientes só aumentam. Ele provavelmente vai lembrar da sua marca na próxima vez que precisar de um produto que você vende.

Capriche na embalagem e experiência de entrega

É dia dos pais e mais do que nunca a embalagem importa. Afinal, é com ela que o presente será entregue ao paizão.

Se possível, não cobre pela embalagens. Mas caso não possa, mantenha preços acessíveis e variedades de sacolas, embalagens, laços, cartões.

Pense na divulgação

Você pensou em tudo: estoque, brindes, produtos, valores. Mas, se não divulgar, o seu cliente nunca saberá de nada disso.

Portanto, é hora de pensar na divulgação do seu negócio. E o melhor é ser com antecedência. Invista em redes sociais, banners no site, até mesmo em anúncios pagos.

O brasileiro possui a mania de deixar tudo para a última hora, porém muitos consumidores preferem comprar antes da data. Afinal, sempre existem os viajantes, aqueles cujo pai mora longe, aqueles que dependem dos correios para que o produto chegue ao destinatário.

Ou seja, você e seu negócio precisam estar prontos antes.

Utilize do senso de urgência

Conforme comentamos, os brasileiros têm uma característica importante na hora do consumo: costumam deixar as comprar para a última hora.

Nesse caso, utilize do chamado “senso de urgência”. Promova descontos por tempo limitado ou anuncie baixas unidades de um produto de sucesso. Ninguém gosta de pagar a mais por algo que antes estava em promoção, não é mesmo?

Monitore seus resultados

Fim da correria de dia dos pais, então é hora de olhar os resultados e acompanhar os aprendizados gerados com as vendas.

Quais foram os produtos que mais venderam? Quais os que menos venderam? Em quais horários o movimento foi maior? Como foi seu ticket médio e o faturamento durante a execução das estratégias?

Neste momento, um sistema PDV pode te ajudar. Este é o tipo de ferramenta que mapeia todos os passos das suas vendas e gera todos esses dados e muito mais.

3 dicas bônus

Utilize tecnologia

Nas vendas, a maior aliada do varejista é a tecnologia.

É impossível mapear as vendas e processos do seu negócio com precisão sem o uso de ferramentas digitais.

Atualmente, um dos principais e mais práticos métodos é turbinar a maquininha de pagamento. Com ela, é possível entender todas as vendas que ocorreram, picos de movimento, produtos mais vendidos, até mesmo realizar a venda de qualquer lugar da loja.

Mantenha contato com seus clientes

Engana-se quem pensa que a venda acaba assim que o cliente sai da loja (ou recebe o produto, no caso do online).

Manter contato com o cliente é uma das maneiras de fidelizá-lo e incentivar a recompra. Datas comemorativas existem em diversos meses do ano. Em todas você tem a oportunidade de trazer o seu cliente de volta.

Envie e-mail, uma mensagem via WhatsApp, tudo que possa mostrar ao consumidor que você se importa com ele e lembrou dele quando criou uma promoção. Para o cliente é importante saber que a loja não pensa apenas no seu dinheiro ou nos lucros das vendas.

Invista em um sistema PDV

Se você possui uma loja física e ainda utiliza o caixa antigo, você está ficando ultrapassado. Isso porque o sistema PDV pode turbinar sua forma de vender, principalmente em datas comemorativas como o dia dos pais – quando as lojas tendem a ter um movimento maior.

Instalando o PDV na maquininha de pagamento, é possível eliminar o caixa físico e com ele a formação de filas, de espera e de burocracia na hora da venda. Todo o processo se torna ainda mais rápido e prático. Nada de deixar o cliente esperando.

E ainda, sistemas PDV possuem um módulo de gestão, onde é possível acompanhar os resultados das vendas em tempo real, até mesmo pelo celular. 

Conheça o PDV da Eyemobile e simplifique suas vendas! Clique aqui e converse com nosso time.

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