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07 / jul / 2022 • Por: Michelle Oliveira

5 dicas para fazer o cliente voltar na sua microempresa

As microempresas são extremamente importantes para a economia do país. De acordo com o levantamento da Receita Federal, no primeiro trimestre de 2022 mais de 1 milhão de empresas foram abertas, sendo que a maioria é composta por MEI, micro e pequenas empresas. Um dos desafios, contudo, é manter a microempresa aberta e faturando.

E para fazer isso, é claro, você precisa de clientes comprando de você. Uma das melhores maneiras de manter o faturamento em dia, é investir na fidelização dos consumidores.

As pessoas que já compraram de você, se tiverem tido uma boa experiência, têm altas chances de comprar de novo. E é mais barato fidelizar esse cliente do que atrair um novo.

Não sabe como fazer isso? A Eyemobile separou dicas espertas que vão te ajudar!

Por que ter clientes fiéis?

Um cliente fiel é a melhor propaganda que você pode ter da sua microempresa. A pessoa que compra de você várias vezes tem duas principais vantagens. A primeira é que ela traz uma receita recorrente para o seu negócio. E a segunda é que ela ajuda a aumentar sua clientela.

Isso porque o consumidor satisfeito fala bem da sua microempresa para outras pessoas. E indica o seu negócio. 

A indicação é algo muito poderoso dentro do marketing. Pois é um consumidor dando a palavra dele sobre a confiança e autoridade de uma empresa. Sem ganhar nada para isso. O que gera mais segurança no público do que os anúncios e ações publicitárias.

E, outro ponto positivo, é que fidelizar seus clientes não é algo muito caro e nem difícil de fazer. 

Como fazer o cliente comprar de novo da sua microempresa?

Já está convencido da importância da fidelização para sua microempresa, mas não tem ideia de por onde começar? Confira nossas dicas!

1- Ofereça um atendimento de excelência

O atendimento ruim é um dos principais pontos que faz com que um cliente desapareça da sua microempresa.

De acordo com um levantamento da Retail Reimagined, 85% dos clientes brasileiros já desistiram de comprar algo por causa de um serviço ruim ou filas. Quase 9 entre cada 10 consumidores. Esse número é superior à média mundial, de 70%.

Então, se você quer que o cliente volte a comprar de você, precisa de um atendimento superior.

E para fazer isso, alguns pontos são essenciais. O primeiro é entender quem é o seu cliente e o que ele busca na sua empresa. Assim, será mais fácil treinar seus vendedores para uma abordagem adequada.

E o segundo é pensar na experiência do cliente dentro da sua loja ou estabelecimento. Um frente de caixa móvel, por exemplo, reduz as filas. Porque não há necessidade de o cliente ir até o caixa físico para fazer o pagamento. Ele pode ser feito diretamente com os vendedores. 

2- Escolha bem o seu time

Os colaboradores são a imagem da sua empresa. Especialmente os vendedores. Pois são eles que têm maior contato com os clientes. E devem cativar o consumidor, com um atendimento diferenciado, fazendo com que ele volte mais vezes.

Por isso, atenção na hora de contratar. É importante que seus colaboradores compartilhem da cultura da sua empresa. Ou seja, tenham os mesmo valores que seu negócio.

Outro ponto crucial é investir em treinamentos. Quanto mais seus vendedores entenderem o produto ou serviço da sua empresa e os clientes, melhor eles podem atender essas pessoas.

Criar processos claros e oferecer suporte para que seu colaborador cresça junto com o seu negócio são ótimas ideias.

3- Seja simples e evite impessoalidade

Ninguém gosta de um atendimento frio, complexo ou distante. Quem tem uma microempresa, com certeza conhece quem são seus clientes fiéis. Pois já criou uma relação com essas pessoas.

E é justamente isso que você deve buscar. Treine seus vendedores para terem uma conversa amigável, conseguirem se colocar no lugar do cliente, serem pró-ativos e criarem bons relacionamentos com os clientes.

É esse clima caloroso e receptivo que fará com que as pessoas queiram voltar à sua microempresa e comprar de você novamente.

4- Conheça o seu tipo de cliente

Impossível falarmos em fidelização sem que você conheça quem são seus principais clientes. Entender a fundo as características, desejos e preferências dessas pessoas ajuda a moldar seu atendimento e até suas operações e processos internos.

Quem mais conhece o cliente é a empresa que consegue se destacar no mercado. Pois ela oferece tudo que essas pessoas buscam. Desde produtos e serviços adequados às necessidades delas, até um atendimento de qualidade e impecável.

São muitas as formas de conseguir levantar informações dos seus clientes. O contato direto é uma ótima maneira, colhendo informações e insights direto com seus vendedores.

Mas você também pode usar um software no estilo PDV para compreender quais produtos ou marcas seus clientes mais compram, os meios de pagamento que mais usam e outras preferências. 

Tudo isso ajuda a montar um perfil de cliente e assim moldar suas ações para atender cada vez melhor essas pessoas.

5- Mantenha o contato pós venda

Após a venda, o contato com o seu cliente termina? Esse é um erro muito comum. O pós-venda é um grande diferencial e capaz de fazer com que sua marca seja mais lembrada na mente dos consumidores.

Você pode contatar seus clientes por telefone, e-mail ou WhatsApp. Envie, por exemplo, uma pesquisa rápida para avaliar o atendimento e o nível de satisfação. Solicite um review no Google Meu Negócio ou nas plataformas digitais da sua empresa. Coloque-se à disposição para eventuais dúvidas.

Se você tem um software que ajuda a gerir seu negócio e consegue separar os contatos dos clientes usuais, pode pensar em mensagens específicas para essas pessoas.

Por exemplo, se você tem determinados clientes que compram sempre um produto X. E você irá fazer uma promoção deste item nos próximos dias. Envie essa condição especial para essas pessoas. Ou convide-as para o lançamento exclusivo de algo relacionado a sua marca.

Conclusão

Neste conteúdo, você viu como o atendimento de qualidade é um fator decisivo para fazer com que o cliente volte a comprar da sua microempresa. E também entendeu o quanto a fidelização é capaz de ajudar o seu negócio a crescer.

Pois clientes fiéis compram recorrentemente e ainda indicam a sua empresa para outras pessoas.

Para conseguir isso, a tecnologia é uma grande aliada. Com ela, você consegue oferecer um atendimento mais preciso e ágil. Além de poder ter dados e insights sobre quem forma sua clientela. E, dessa forma, orientar suas ações.

A Eyemobile oferece a solução de frente de caixa móvel. Um PDV de venda que funciona na sua máquina de cartão ou POS digital. 

Com ele, você pode gerenciar seu estoque, suas vendas, emitir nota fiscal e centralizar seus resultados. Oferecendo uma experiência ainda melhor aos seus clientes. Gostou da ideia? Então confira nossa solução!

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