As perdas no frente de caixa são problemas bastante conhecidos de quem atua no setor varejista, e podem se configurar em prejuízos significativos no final do mês. Infelizmente, apesar disso, de acordo com os dados da 15ª Avaliação de Perdas no Varejo, da IBEVAR, 51,01% das perdas não são identificadas pelos gestores.
Isso significa que mais da metade dos prejuízos causados por problemas no frente de caixa não são, sequer, compreendidos pelos varejistas e se configuram em problemas graves como facilitações, erros e fraudes.
Por isso, combater as perdas no frente de caixa é tão importante na maior parte dos estabelecimentos. Se você é comerciante e está vendo boa parte dos seus lucros indo embora por problemas nesse setor, continue a leitura.
Existem inúmeros motivos que podem levar às perdas no frente de caixa, como desvios e fraudes cometidos tanto por “clientes” maliciosos, como por funcionários internos, até problemas relacionados à erros e à ineficiência dos procedimentos. Veja os mais comuns:
Muitos são os golpes que consumidores mal intencionados podem tentar infringir contra seu estabelecimento e conhecê-los é a melhor forma de se proteger. Alguns dos mais praticados são:
Infelizmente, muitas vezes o problema pode acontecer internamente, com operadores de caixa mal intencionados e que estão “acostumados” a realizarem diversos tipos de fraudes, como:
Já deu para notar que as perdas no frente de caixa são bastante variadas, não é mesmo? Justamente por isso é necessário atenção redobrada em todos os seus procedimentos internos e ainda contar com aliados importantes, como uma tecnologia efetiva no combate a esses golpes.
Esse é um procedimento interno bastante utilizado em muitos comércios varejistas. Embora ele possa deixar o processo de compra um pouco mais lento, ajuda a garantir que não existirão fraudes.
Assim, cada vez que um cupom ou item precisa ser cancelado, um supervisor é chamado e de posse de um cartão específico e com senha, ele consegue realizar a operação.
Quanto mais os funcionários forem capacitados e treinados para usarem as diferentes tecnologias, menores serão os riscos de fraudes e golpes realizados. Envolver os colaboradores na política interna da empresa melhora a identificação das equipes e o entendimento da importância em seguir todos os parâmetros estabelecidos.
Rotinas claras e bem orientadas ajudam os profissionais a sentirem-se mais seguros e, claro, a ficarem atentos sobre possíveis clientes mal intencionados e que desejam aplicar golpes no estabelecimento.
Não se esqueça de investir em uma política de incentivo, oferecendo benefícios àqueles colaboradores que realmente se engajarem com a prevenção de perdas, oferecendo ideias ou sendo mais proativo nas suas ações de vistoria.
Para os operadores de caixa, também vale a pena promover treinamentos específicos, explicando os golpes mais comuns de serem aplicados e as formas de evitá-los, como se atentando se todos os itens do carrinho foram realmente passados na esteira, verificando se as embalagens maiores não possuem outros produtos escondidos e conferindo com o cliente se ainda falta algum produto para ser computado.
Manter o hábito de conferir, aleatoriamente, os caixas ajuda a reduzir as fraudes, principalmente àquelas promovidas pelos próprios operadores. Nesse sistema, sem aviso prévio de data ou hora, auditores realizam a inspeção de um determinado caixa, contando o dinheiro e promovendo a classificação dos documentos.
Infelizmente, em muitos estabelecimentos, os gestores só conseguem identificar as perdas no frente de caixa quando comparam os itens em estoque com as vendas realizadas.
Para evitar essas perdas, analisar o inventário com mais frequência ajuda a ter uma visão mais realista do problema – e pensar em medidas para coibi-lo. De preferência, reserve algumas horas para, diariamente, conferir os produtos disponíveis no estoque e os produtos vendidos ou cancelados.
Embora todas essas medidas sejam extremamente importantes, contar com soluções tecnológicas pode fazer a diferença na hora de promover um combate mais efetivo às perdas no frente de caixa.
Hoje já existem sistemas capazes de integrar a comunicação e os dados, monitorando em tempo real todos os cupons cancelados, por exemplo, e identificado se o produto em questão realmente se encontra em estoque.
Além disso, esses sistemas ainda oferecem vantagens interessantes, como:
Como você pode notar, reduzir as perdas no frente de caixa é uma missão que exige um alto grau de empenho e envolvimento, tanto dos gestores, quanto dos funcionários. Ter práticas bem estabelecidas que evitem as principais fraudes e contar com uma boa tecnologia para esse setor são atitudes fundamentais.
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