Post Thumbnail

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos.

23 / jun / 2022 • Por: Michelle Oliveira

4 erros comuns ao escolher o PDV para seu negócio

Você já notou que precisa de tecnologia para melhorar a gestão do seu negócio e ganhar mais produtividade, mas ainda tem dúvidas na hora de escolher PDV

Nesse momento, muitos gestores acabam cometendo alguns erros que podem colocar em risco a segurança dos dados da empresa e também os resultados.

Querer economizar com programas piratas ou gratuitos é um dos erros mais comuns. Mas, além desse, existem vários outros. Será que você já cometeu algum deles? Confira quais são e veja dicas para não cair em cilada!

O que faz um PDV?

O PDV é um sistema que gerencia as vendas dentro do ponto de venda. Ele também pode ser chamado de frente de caixa. Justamente porque realiza as tarefas mais importantes no momento do fechamento de uma venda. Como:

  • cadastrar produtos;
  • dar baixa automática no estoque do item vendido;
  • lançar o pagamento no seu fluxo de caixa;
  • fazer a conexão com a máquina de cartão ou outro meio de pagamento;
  • emitir o cupom fiscal e a nota fiscal após cada venda;
  • gerir as entradas e saídas;
  • fazer abertura e fechamento de caixa;
  • realizar trocas e devoluções de forma simplificada.

Assim, o PDV acaba sendo fundamental para empresas de todos os portes. Especialmente os pequenos negócios que trabalham com vendas de produtos ou serviços.

Pois, com essa tecnologia, fica mais fácil entender quais produtos têm mais saída, verificar os meios de pagamento mais usados, analisar a necessidade de reposição do estoque, controlar seu financeiro e oferecer um atendimento mais rápido e eficiente aos seus clientes.

4 erros comuns ao escolher seu sistema PDV

Justamente por ser uma tecnologia tão importante, é que muitos gestores precisam saber como escolher PDV.

Tentar economizar nesse momento com o famoso “jeitinho brasileiro” pode trazer mais problemas do que soluções. Veja os erros mais comuns e não caia neles!

Buscar softwares grátis ou crackeados

Economizar é sempre interessante na hora de gerir a empresa, certo? Mas existem algumas economias que não valem a pena. Porque acabam trazendo mais dor de cabeça, prejuízos e gastos adicionais.

Como acontece quando você usa um PDV gratuito ou crackeado (pirata). Os softwares gratuitos, normalmente, são muito simples. Afinal, eles são criados de forma genérica. Por isso, têm funções limitadas, incapazes de cobrir todos os seus processos.

Ao usar esses itens, você poderá ficar “engessado”. E o que era para trazer benefícios, acaba complicando ainda mais.

Além disso, esses softwares nem sempre são seguros. O mesmo acontece quando você usa softwares crackeados e pirateados. As chances de alguém roubar os dados da sua empresa ou, pior, dos seus clientes, são altas.

E aí você terá de lidar com problemas muito maiores. Colocando em risco a integridade da sua empresa e a confiança dos seus consumidores. 

O roubo de dados é uma situação recorrente no meio empresarial. Um estudo da IBM mostrou que 60% dos empresários brasileiros já sofreram com ataques criminosos cibernéticos. Para não entrar nessas estatísticas, é melhor não dar bobeira.

Não conhecer as necessidades do seu negócio

Se você não sabe o que precisa “ajustar”, como poderá encontrar um PDV que auxilie nesses processos? Quem não conhece as necessidades do seu negócio, acaba usando qualquer tecnologia.

O resultado é que esse software será um investimento nulo. Pois ele não irá agregar nenhum benefício a sua empresa.

Então, antes de começar a pensar em escolher PDV, olhe para o seu negócio. Quais são as principais características do seu setor e da sua empresa? Quais processos precisam ser melhorados? Qual é o principal gargalo que atrapalha seu dia a dia ou o atendimento aos seus clientes? Quais dificuldades você espera que a tecnologia ajude a resolver?

Entender essas questões é imprescindível para escolher o software certo. Assim, será mais fácil procurar por aqueles que oferecem funcionalidades e características ideais para o seu negócio. Dessa forma, a tecnologia será, realmente, uma aliada no crescimento e na gestão da sua pequena empresa.

Buscar o mais barato

Na hora de comparar as opções de PDV, não analise apenas o custo puramente da solução. Pense, sempre, no custo-benefício.

Muitas vezes, o software mais barato poderá não trazer os benefícios esperados. Você com certeza já ouviu a expressão “o barato sai caro”. E é justamente o que acontece com tecnologias.

Investir na solução mais barata, pode trazer prejuízos a sua empresa. Pois, você acabará com um software sem funcionalidade e que não ajuda no crescimento e na operacionalização diária.

Ao analisar o custo-benefício, contudo, você faz uma escolha mais sensata. Porque entende que vale a pena pagar um pouco mais, para ter acesso a mais benefícios, funcionalidades específicas para seu setor, suporte 24 horas, entre outras questões.

Não pensar na usabilidade

O quão fácil é usar o PDV? Essa deve ser uma das primeiras perguntas a se fazer quando for comparar soluções. De que adianta uma tecnologia que promete realizar diversas funções se nem você, nem os seus funcionários sabem mexer?

Entenda como o PDV funciona, saiba como usá-lo na prática e confira se é necessário realizar treinamentos com seus funcionários para eles começarem a usar a solução.

Prefira as versões fáceis de usar e que dispensem treinamentos. Pois elas são intuitivas e mais práticas de serem adotadas nas rotinas dos pequenos negócios.

Conclusão

Já deu para notar que escolher um PDV não deve ser algo feito levianamente, né? É preciso entender as particularidades do seu negócio e comparar muito bem as soluções oferecidas no mercado.

Avalie o custo-benefício, as funcionalidades, a usabilidade e pense no quanto o PDV irá ajudar no seu dia a dia e no crescimento da sua empresa. Quando bem escolhido, esse software é capaz de trazer inúmeros benefícios. Especialmente para o pequeno empresário que, no dia a dia da gestão, costuma acumular várias tarefas.

Conheça o sistema PDV da Eyemobile

O PDV da Eyemobile é um sistema completo de vendas, focado nas necessidades dos pequenos empresários.

Com ele, você terá diversas funcionalidades que fazem a diferença na sua gestão. Como:

  • frente de caixa móvel integrado aos meios de pagamento e emissão de nota fiscal, sem precisar de computador e caixa físico;
  • visão de perfil do consumidor para acessar os dados e histórico de consumo dos clientes cadastrados, ajudando a oferecer um atendimento personalizado;
  • visão de metas por período ou por atendente, melhorando seus resultados;
  • gestão em tempo real, para acompanhar todas as operações de vendas e modos de pagamento enquanto acontecem.

Agora ficou mais fácil escolher seu PDV? Entre em contato com a Eye e entenda melhor os benefícios da nossa solução!



Compartilhar esse post
TwitterLinkedInFacebookWhatsApp