Post Thumbnail

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos.

06 / jul / 2021 • Por: Christiana Lima

A experiência Apple de vendas, o fim do caixa físico e como isso pode inovar seu negócio

Entre as principais marcas da atualidade, a Apple aplica inovação não só em seus produtos. Quem entra em uma loja da empresa de tecnologia tem a oportunidade de vivenciar a cultura e a essência do que hoje chamamos de “experiência Apple”, uma jornada única de compra, que envolve modernidade e facilidade para o usuário (exatamente tudo o que vemos na tecnologia desenvolvida pela empresa, estendida para seus processos varejistas).

 

Aquela jornada de entrar em uma loja, escolher o produto, ir até o caixa, esperar na fila, passar o código de barras e fazer o pagamento está com os dias contados, isso graças ao modelo Apple de fazer diferente. Quando alguém deseja comprar um iPhone, iPad ou qualquer outro produto físico da marca, a experiência na loja vai incluir o acompanhamento de consultores amigáveis e com domínio das soluções (nada muito diferente do que estamos acostumados). São atendentes dispostos a te ajudar na escolha do melhor produto e bem equipados para fazer a compra ali mesmo, sem precisar de caixas, máquinas registradoras, recibos de papel ou tempo perdido em filas – e é aí que entra a grande inovação.

 

Um modelo único de vendas em qualquer lugar da loja, que caracteriza a experiência Apple e gera satisfação e fidelização dos clientes. E o melhor é que essa inovação já ultrapassa as paredes e vitrines das lojas Apple: os benefícios da loja com caixa móvel podem ser alcançados por varejistas de qualquer segmento. A tecnologia de pagamentos e de frente de caixa evoluiu a ponto de permitir que negócios de portes variados possam aplicar o modelo “Apple like” em seus próprios pontos de venda, criando experiências modernas e facilitadas para seus clientes.

 

Aplique a Experiência Apple ao seu negócio. Veja como aqui

 

O que é a “experiência Apple”

O modelo Apple like no varejo nada mais é do que uma jornada simplificada de compra nas lojas da Apple. Entre inovações e interações diferenciadas, o que mais se destaca é exatamente o fato de o cliente não precisar ir até o caixa: o caixa vai até o cliente.

 

As lojas da marca – com vitrines amplas que deixam toda a estrutura visível para quem passa em frente – disponibilizam os modelos de aparelhos como o iPhone e o iMac para que os consumidores tenham a experiência de uso ali mesmo. Junto com a possibilidade de testar as soluções na loja, o usuário conta também com a ajuda e as orientações de atendentes qualificados, instruídos a direcionar a experiência do cliente de acordo com suas necessidades e curiosidades em relação aos produtos.

 

O mais interessante de toda a experiência está, porém, no momento de fechamento da compra. O consumidor recebe o produto escolhido em mãos e o pagamento é feito ali mesmo, em qualquer lugar da loja. Uma forma simplificada e inovadora de vender, que traz benefícios por todos os lados:

  • para o ambiente físico da loja, que passa a explorar o espaço de um jeito mais interativo e moderno (imagine toda aquela estrutura de caixa físico reduzido a uma solução móvel, que pode ser deslocada para onde for necessário);

  • para o atendente, que pode se locomover por todo o espaço, otimizar o atendimento aos clientes e fechar mais vendas em menos tempo;

  • e ao consumidor, que pode vivenciar uma experiência de compra única e diferenciada, passando pela pesquisa de produtos, teste das soluções, recebimento da compra e realização do pagamento, tudo sem precisar se deslocar pelo espaço: mais agilidade para comprar e mais tempo para interagir e conhecer outros produtos.

 

Como o conceito Apple Like pode ser aplicado ao seu processo de vendas

Já imaginou trazer um pouco da experiência Apple ao seu ponto de venda? A possibilidade de criar ambientes de vendas sem caixas físicos já existe, para qualquer segmento e porte de empreendimentos. A evolução dos meios de pagamento e das tecnologias de frente de caixa permite que qualquer negócio varejista otimize seu processo de vendas presenciais, com mais modernidade e praticidade.

 

Com soluções integradas de POS digital, frente de caixa móvel e emissão de documento fiscal, todo atendente pode concluir as vendas de qualquer lugar, possibilitando processos de compra multicanal – ou omnichannel (convergência de todos os canais de vendas online e offline em uma experiência unificada). Não só o cliente pode fazer o pagamento sem precisar se dirigir a um caixa, como também consegue escolher o produto e comprar pelo celular e buscar na loja, e por aí vai. Opções de autoatendimento, comandas eletrônicas, atendimento por QR Code e até opções de cashless também fazem parte desse novo universo da tecnologia para varejo, que cria experiências novas e ainda mais modernas para qualquer pessoa que quer vender.

 

De lojas de equipamentos eletrônicos a bares e restaurantes, a possibilidade de entregar uma “experiência Apple” ao seu consumidor nunca foi tão real e acessível. Em um único dispositivo, é possível concluir todo o processo de compra, registrando o produto, realizando o pagamento e emitindo o documento fiscal, que vai direto para o e-mail do cliente – tudo integrado em soluções de gestão que facilitam o monitoramento das vendas, integrado com ERP e e-commerce. Sem contar as oportunidades infinitas de fidelização e customização do atendimento que esse processo cria, a partir do histórico de compras e do tratamento de dados aliado ao varejo.

 

A inovação que a marca da Apple representa foi pioneira no mundo, mas já deixou de ser exclusiva da marca e passa a ser objeto primário das necessidades de consumo. Uma jornada de venda integrada, simplificada e moderna é a tendência de todo empreendimento que vende, e usar a tecnologia para criar possibilidades de novas experiências é o trunfo de quem quer crescer no varejo na nova era.

Quer ver como eliminar o caixa físico do seu ponto de venda? Agende uma demonstração

Compartilhar esse post
TwitterLinkedInFacebookWhatsApp