Post Thumbnail

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos.

16 / fev / 2022 • Por: Christiana Lima

Um jeito fácil de fazer e acompanhar o fechamento de caixa diário

O fechamento de caixa diário é uma etapa importantíssima para a organização financeira de uma empresa. Ele consiste na conferência dos valores disponíveis em caixa – verificando se estão de acordo com as movimentações financeiras realizadas no dia.

A principal função dessa ferramenta é a conferência das entradas e saídas de recursos dentro de um dia de expediente, verificando a correção do saldo resultante.

Embora pareça algo simples, muitas vezes essa tarefa acaba tomando bastante tempo dos funcionários e gestores. Além disso, se ela não for feita de maneira correta, você poderá basear suas decisões financeiras em dados irreais.

Qual a importância do fechamento de caixa diário?

O controle rigoroso do que entra e sai do caixa do negócio é muito importante para acompanhar a saúde financeira da empresa. Assim, você consegue visualizar rapidamente as retiradas não programadas do caixa, as cobranças equivocadas e também ter um controle melhor das contas da empresa.

Ao fazer o acompanhamento diário, você terá mais chances de intervir rapidamente caso encontre alguma incongruência e, dessa forma, evitar comprometer a saúde financeira da sua empresa.

Essa também é uma prática importante para evitar prejuízos futuros, ajudando a controlar melhor suas finanças, avaliando o volume de vendas e usando esses dados para atualizar o seu fluxo de caixa.

Outra possibilidade é usar os dados do fechamento de caixa para definir metas de vendas para cada vendedor ou para cada loja (em caso de empresas com várias filiais). E, ao definir essas metas, o fechamento de caixa também ajuda a acompanhá-las.

Como realizar o fechamento de caixa diário?

Você sabia que a tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de realizar o fechamento de caixa diário? Afinal, com ela, fica mais fácil integrar diferentes setores do seu negócio e, assim, tornar esse processo mais prático.

A Eyemobile conta com uma solução de frente de caixa mobile, que permite vender seus produtos ou serviços de maneira integrada com meios de pagamento e emissão de documentos fiscais em um só equipamento. É o que chamamos de PDV Digital.

A solução pode ser usada em praticamente todos os negócios e funciona em um só dispositivo, no qual é possível realizar todo o processo de compra: pedido, registro dos produtos, pagamento e emissão da nota fiscal.

Por estar em um só dispositivo, todas as tarefas ficam mais simples e as informações integradas. Assim, realizar o fechamento de caixa acaba sendo uma tarefa menos burocrática e complexa.

Veja um passo a passo para realizar o fechamento de caixa sem dor de cabeça.

1. Defina o responsável pela tarefa

Fechar o caixa é algo que exige bastante responsabilidade, por isso geralmente é realizado pelos próprios gestores ou por um funcionário experiente, responsável e que conheça bem o negócio.

2. Prepare o fluxo de caixa

O fluxo de caixa envolve o registro rigoroso de todas as receitas e despesas, independentemente dos valores. Em um sistema como o da Eyemobile, essa tarefa é feita automaticamente a cada venda.

3. Registre a abertura do caixa

Todos os dias, ao iniciar o trabalho, é preciso fazer a abertura de caixa, verificando o saldo disponível remanescente do dia anterior. Esse registro deve ser feito no fluxo de caixa marcando o ponto de partida. Você também pode estabelecer uma previsão das despesas do dia, considerando as contas a pagar.

Em sistemas como o da Eyemobile, esse processo pode ser feito automaticamente, já que a própria ferramenta registra o saldo disponível.

4. Anote as entradas e saídas

Todas as movimentações financeiras devem ser registradas, sejam as vendas realizadas como as despesas de origens diversas. Mesmo os valores irrisórios devem ser considerados.

Fazer tudo isso manualmente é muito complexo – e a chance de você esquecer de algum item é bem grande. Por isso, o uso de uma solução de PDV digital é uma boa ideia. Assim, a cada venda realizada, automaticamente o sistema lançará essa informação no seu caixa e no fluxo de caixa, bem como a retirada de dinheiro para o pagamento de contas ou outras despesas.

Para tornar seu fluxo ainda mais preciso, é possível criar categorias diferentes para os gastos e para as formas de pagamento usadas pelos clientes (dinheiro, cartão de crédito, cartão de débito, PIX, cashless, etc.). Assim, quando você for analisar essas informações, elas estarão mais visíveis e de fácil compreensão.

Em algumas empresas podem existir despesas reembolsáveis, como erros no processamento da venda ou devoluções no método cashless, por exemplo. Nesses casos, é importante validar os registros no sistema de gestão para controlar melhor o saldo final.

5. Confira os valores

Antes de fazer o fechamento de caixa, é importante conferir todos os valores, identificando se as despesas e receitas estão de acordo com as movimentações diárias. Separe as movimentações de acordo com o tipo, assim é mais fácil verificar possíveis divergências.

Novamente, a tecnologia é uma aliada, já que esse processo de conferência se torna mais simples, uma vez que todos os dados estão no sistema. Basta analisar o valor em caixa.

6. Faça o fechamento de caixa

Subtraia as receitas pelas despesas e tenha o novo valor do saldo. Esse será o ponto de partida do próximo dia. Algo que pode ser feito automaticamente pela ferramenta, transformando o seu fechamento de caixa em algo muito mais simples e rápido.

Por que contar com a solução da Eyemobile?

O frente de caixa Eyemobile é uma solução versátil e totalmente digital. Com apenas um equipamento, você consegue vender, receber pagamentos e controlar a sua gestão.

Nosso frente de caixa funciona na POS digital ou em qualquer dispositivo Android. Então, você pode controlar a sua empresa tanto pela POS como pelo seu celular, inclusive recebendo diferentes modalidades de pagamento.

Essa mobilidade é muito interessante para quem deseja participar de eventos ou atender os clientes em outros locais que não, necessariamente, o seu ponto de venda físico.

Além disso, o sistema Eyemobile consegue se integrar com outras soluções, como as comandas eletrônicas e o sistema KDS. Dessa forma, é possível realizar a integração entre a operação no salão e na cozinha, com a sua gestão em tempo real.

Tudo isso traz mais agilidade nos processos, confiança em relação aos dados e, claro, facilidades na hora de acompanhar o fechamento do caixa diário, seu fluxo de caixa e as movimentações relacionadas à saúde financeira da sua empresa.

Gostou de conhecer mais sobre o fechamento de caixa diário? Está em busca de uma solução que facilite seus processos? Conheça o frente de caixa digital da Eye!

Compartilhar esse post
TwitterLinkedInFacebookWhatsApp