Gestão de vendas : o que é, como fazer + 7 dicas práticas
Vender mais é a meta de qualquer empresário, seja ele dono de um grande ou pequeno negócio, não é mesmo? Mas o que muitos não sabem é que a gestão de vendas é uma aliada para atingir esse objetivo.
Quando bem executada, ela orienta a equipe comercial de modo que as metas sejam atingidas. E, assim, a sua empresa terá uma receita maior.
Você ainda não faz a gestão de vendas no seu pequeno negócio? Não tem problema, porque a Eye montou este conteúdo com as dicas mais importantes. Confira!
O que é gestão de vendas?
Basicamente, gestão de vendas é um conjunto de ações que favorecem as vendas.
Por isso, envolve setores que se conectam, de alguma forma, ao processo de vendas. Incluindo marketing, controle de estoque e treinamento dos vendedores.
Por que eu deveria fazer?
A gestão de vendas é crucial para qualquer negócio. Porque engloba todas as atividades ligadas às vendas. Sejam elas diretas ou indiretas.
Se você não cuida desses pontos, mesmo com a loja cheia, pode não faturar o quanto gostaria ou poderia.
Além disso, a gestão de vendas ajuda o gestor a identificar gargalos e a propor soluções que otimizem as vendas. Ou seja, você conseguirá analisar quais ações têm trazido bons resultados e o que precisa ser mudado para atingir as metas estipuladas para sua empresa.
Ao estudar os ciclos de vendas e entendê-los, você consegue adaptar a sua empresa para qualquer cenário e desafio do mercado.
Passo a passo rápido para a gestão de vendas
Já está convencido de que a gestão de vendas é importante, mas não sabe por onde começar? Confira o passo a passo rápido que montamos!
Conheça seu produto
Conhecer a fundo o que você vende é importante para torná-lo mais interessante a sua clientela. E isso vale também para as empresas de serviços.
Esse ponto passa, ainda, por um entendimento de quem é o seu público. Você precisa analisar o que essas pessoas querem e entender como a sua empresa oferece soluções para esses desejos.
Quem trabalha com vários produtos, pode avaliar quais são mais rentáveis, os com melhores saída, as marcas preferidas da clientela e assim por diante.
Quanto mais seus vendedores souberem os diferenciais dos produtos e serviços que você vende, mais fácil será para eles vender esses itens.
Além disso, esse conhecimento permite criar ações de marketing mais precisas, que realmente dialoguem com o público que você deseja atrair.
Gerencie seu estoque
O gerenciamento do estoque tem uma relação direta com o sucesso da sua equipe de vendas.
Afinal, se você não tem os produtos que seus clientes querem, no momento em que eles desejam comprar, você irá perder vendas. E se tem muitos itens parados, acaba perdendo dinheiro.
Conheça o seu estoque, entenda os custos de armazenamento e saiba qual é o giro de cada mercadoria. Dessa forma, será mais fácil planejar as compras no momento certo.
Faça relatórios de acompanhamento
Os relatórios de vendas ajudam a monitorar os processos, identificar os produtos com maior rentabilidade, compreender os dias e meses com mais movimento para tomar decisões mais acertadas.
Quanto mais você entende sobre seu público e suas vendas, mais fácil é criar estratégias adequadas para melhorar seus números.
Por isso, acompanhe as suas vendas. Essa é a melhor forma de entender as preferências do seu público e oferecer o que eles desejam.
Aproveite a tecnologia
A tecnologia é uma grande aliada da gestão de vendas. Com ela, você consegue automatizar processos e ter dados muito mais confiáveis para embasar suas ações.
Os softwares de gestão de vendas, por exemplo, conseguem controlar tudo o que acontece no seu PDV. Como: vendas realizadas, pagamentos recebidos e a receber, contas a pagar, produtos que precisam de reposição no estoque, vendedores com melhores resultados, meios de pagamento mais usados pelos seus clientes, entre outros pontos.
Além disso, a tecnologia traz uma vantagem importantíssima ao pequeno empresário: a automação. Isso significa que vários processos são feitos de forma automática, o que economiza tempo e traz mais confiança na sua gestão.
Por exemplo, ao realizar uma venda, automaticamente o software dá baixa no item no seu estoque. Isso economiza tempo com baixas manuais e traz mais confiança a sua gestão. Bem como a emissão automática de notas fiscais após cada venda. O que evita erros e retrabalhos.
Vale a pena investir em aplicativos?
Os aplicativos fazem parte do nosso dia a dia. E existem versões para todos os tipos, inclusive que ajudam no gerenciamento das vendas.
A principal vantagem é que essas são soluções mobile. Ou seja, você pode instalar no seu celular ou tablet e controlar sua empresa mesmo à distância.
Nem todos, contudo, oferecem as funcionalidades que você pode precisar para fazer o gerenciamento de vendas. Por isso, opte por versões capazes de ajudar a controlar a parte financeira e operacional do seu negócio.
Se você quer uma gestão de vendas mais profissional, contudo, o ideal é investir em um software de gestão.
Bônus: 3 dicas para melhorar sua gestão de vendas
Ainda está muito complicado pensar e organizar sua gestão de vendas? Separamos 3 dicas extras que farão toda a diferença nos seus resultados.
Escolha boas ferramentas
Trabalhar com ferramentas adequadas é o principal passo para usufruir dos benefícios que a tecnologia é capaz de trazer.
Entenda quais são os gargalos na sua gestão e procure por soluções que ajudem a resolver essas questões.
Avalie, ainda, o quão simples é usar a ferramenta e veja se ela é indicada para pequenos negócios.
O frente de caixa, por exemplo, é uma ferramenta indispensável. Esse software ajuda a registrar as vendas, dar baixa no estoque, receber o pagamento por diversos meios (inclusive se comunicando com as máquinas de cartão), emitir o cupom fiscal e gerenciar os pagamentos à prazo.
Com ele, você consegue fechar mais vendas no PDV e executar tarefas relacionadas à gestão, além de monitorar o desempenho e tomar decisões mais acertadas.
Tenha uma cultura de feedbacks com os vendedores
Os vendedores são cruciais na sua gestão de vendas. É preciso que eles sejam treinados, entendam muito bem os produtos que você vende, saibam quem são seus clientes e tenham metas claras e atingíveis.
Os feedbacks são essenciais para que os vendedores entendam o que pode ser melhorado e também o que está sendo feito de forma correta. Essa avaliação torna mais simples para que eles atinjam as metas e se sintam seguros quanto às suas ações.
Lembre-se que feedback não é apenas negativo. Elogiar o bom trabalho é essencial para manter seus vendedores motivados.
Mantenha uma frequência de alinhamentos
Para garantir que nada saia do que foi planejado, é importante manter a comunicação e o alinhamento entre suas equipes. Ou seja, entre os vendedores, o pessoal do marketing, o gerenciamento de estoque, entre outros.
Quanto mais informações relevantes suas equipes de vendas tiverem em mãos, mais elas conseguem atender os clientes de forma adequada. E também terão maior poder de convencimento, porque compreendem a fundo os diferenciais do seu negócio.
Tudo isso se traduz em uma experiência melhor para o seu consumidor, que se sente acolhido no seu comércio.
Conheça o software para gestão de vendas da Eyemobile
A Eyemobile conta com um software para gestão de vendas criado exclusivamente para as necessidades do pequeno empresário.
Ele é um sistema completo capaz de facilitar as operações de venda dentro da sua empresa. Sendo assim, conta com:
- frente de caixa móvel integrado aos meios de pagamento e emissão de notas fiscais, sem precisar de computador ou caixa físico;
- visão de perfil do consumidor, com dados e histórico de consumo dos clientes cadastrados, para um atendimento ainda mais personalizado;
- visão de metas por período ou atendente;
- gestão em tempo real, para visualizar todas as operações de vendas e modos de pagamento.
Apesar de completo, o sistema da Eyemobile é muito fácil de usar, dispensando a necessidade de treinamentos. Ele é prático e pensado especialmente para as demandas dos pequenos negócios.
Conclusão
Neste conteúdo, você aprendeu que a gestão de vendas é crucial para aumentar as vendas e a lucratividade. Por isso, é importante para negócios de todos os portes, especialmente as pequenas empresas.
Basicamente, o conceito envolve o gerenciamento de tudo o que pode afetar suas vendas, como seus produtos, estoque e equipe de vendedores. Ao cuidar dessas questões e planejar metas, é possível melhorar os resultados da sua empresa e assegurar o crescimento dela.
A tecnologia é uma grande aliada, trazendo agilidade no dia a dia e mais confiança nos dados e informações, para uma tomada de decisão acertada.
Gostou das nossas dicas? Conheça a solução da Eye e entenda como ela pode transformar a sua pequena empresa!