Post Thumbnail

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos.

04 / nov / 2021 • Por: Christiana Lima

Honest market: o que é e como vai revolucionar o consumo

O honest market, ou mercado honesto, em português, é uma tendência de consumo que cresceu na pandemia – e promete se tornar ainda mais forte e presente no futuro.

A grande diferença desse modelo de negócio para o modelo tradicional é que ele se baseia na confiança das pessoas, dispensando filas e profissionais para atender na frente de caixa. Quer entender melhor? Siga conosco!

O que é honest market e como funciona?

O honest market é um modelo de loja de conveniência, estande, quiosque, prateleira ou cafeteria, que não conta com funcionários para fazer a cobrança. O próprio cliente pega o que precisa e faz o seu check-in, escaneando os produtos e fazendo o pagamento com cartão, vouchers, PIX ou outras modalidades.

Assim, não existe ninguém “fiscalizando” se os consumidores realmente estão pagando pelo que compram, tudo é baseado na confiança, acreditando que podemos ser honestos nos pequenos itens do dia a dia.

Esse modelo de lojas de conveniência tem crescido, principalmente nos condomínios, oferecendo uma solução prática para os moradores – que podem conseguir o que precisam sem ter que fazer grandes deslocamentos. Durante a pandemia, o honest market em condomínios cresceu muito, evitando que os moradores tivessem que sair de casa e se expor ao vírus.

Além de condomínios, essas micro lojas também podem funcionar dentro de empresas de médio e grande porte, como quiosques em shoppings, áreas específicas dentro de lojas e quaisquer outros ambientes menores, nos quais o público tende a ser mais conhecido e confiável.

O modo de funcionamento varia dependendo da tecnologia. É possível, por exemplo, que o cliente acesse um QR Code ou link do cardápio digital do honest market, direto pelo celular, avaliando a lista de produtos disponíveis e realizando a sua compra com self check-in, assim, fazendo o pagamento direto na maquininha de cartão ou via link de pagamento (QR Code). Também existem sistemas que promovem a integração com delivery e take away.

O autoatendimento não é uma ideia nova, já que ele é bastante comum em outros países, como nos Estados Unidos. No Brasil, no entanto, esse modelo ainda não era muito implementado – e teve um verdadeiro boom com a pandemia.

Por que o honest market vai revolucionar o consumo?

O honest market promete crescer ainda mais nos próximos anos, se transformando em uma nova forma de consumo. E isso não é por acaso, já que ele oferece uma série de vantagens. Vamos ver em detalhes?

Conveniência

Contar com um honest market no seu condomínio, empresa ou estabelecimento traz muito mais comodidade para os clientes. Nada melhor do que apenas pegar o elevador e ter, dentro do próprio condomínio, uma mercearia com vários itens que você precisa. Para os funcionários da empresa, também é muito cômodo, pois não será necessário fazer grandes deslocamentos.

Baixo custo operacional

A base do honest market é o autoatendimento. Isso significa que, para abrir um negócio desse tipo, você não precisará contratar funcionários para o atendimento, pois os próprios clientes é que farão a compra e o pagamento. Isso traz uma economia significativa nos custos operacionais, tornando mais simples abrir um novo negócio.

Facilidade de acesso

Para os consumidores, comprar nas conveniências de honest market é muito simples, é possível fazer tudo pelo celular: acessar os produtos que estão disponíveis e também fazer o pagamento. A autonomia é um ganho muito importante, facilitando a vida das pessoas que têm uma rotina corrida. Além disso, esses ambientes podem funcionar 24 horas por dia – 7 dias por semana, já que não necessitam de funcionários.

Confiança

As empresas que contam com um honest market estão demonstrando que confiam nos seus funcionários, assim como os condomínios confiam nos seus condôminos. Essa ideia cria uma relação diferenciada entre as pessoas e estimula para que todos tenham bons hábitos no dia a dia.

Qualidade de vida

A conveniência é um dos pontos mais importantes – e que contribui bastante para o ganho de qualidade de vida e bem-estar de quem usa o honest market. Afinal, você não precisará fazer grandes deslocamentos pela cidade, pegar carro, enfrentar trânsito e nem deixar sua rotina ainda mais complicada.

Diferenciação da marca

Quem já tem uma loja ou estabelecimento comercial, pode instalar um honest market em algum ponto do ambiente, diferenciando ainda mais o seu negócio. Por exemplo, se você tem uma cafeteria, pode incluir alguns itens básicos de alimentação no modelo de autoatendimento, trazendo facilidade para os moradores do entorno e ainda diferenciando o seu comércio.

Essa é uma ótima maneira de atrair mais clientes para seu estabelecimento e de fidelizar os que você já possui, uma vez que eles contarão com facilidades extras. Você pode integrar o seu honest market com seu sistema de delivery ou take away, tornando ainda mais simples a rotina dos seus clientes.

Como você pôde notar, o honest market é uma tendência de consumo que deve crescer ainda mais nos próximos anos, aliando comodidade e custos reduzidos de operação.

Os clientes Eyemobile que possuem o serviço de cardápio digital podem contar com as facilidades do honest market. Conheça nossa solução e entenda como ela pode transformar o seu comércio!

Compartilhar esse post
TwitterLinkedInFacebookWhatsApp