Post Thumbnail

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos.

02 / ago / 2022 • Por: Michelle Oliveira

O que é PDV: tudo o que você precisa saber para vender mais

Na hora de gerenciar uma empresa, muitas dúvidas podem surgir. E uma bem comum é sobre o que é PDV.

A sigla PDV é muito conhecida e usada tanto para designar o ponto de venda como o software capaz de gerenciar o caixa do estabelecimento. 

No caso da tecnologia, ela também pode ser conhecida como sistema de frente de caixa. Pois a ferramenta é capaz de registrar as vendas, emitir notas fiscais, dar baixa em produtos e muitas outras funções.

Quer entender melhor o que é PDV e como ele é capaz de transformar seu negócio? Siga conosco!

O que é PDV?

PDV é um sistema capaz de gerenciar o frente de caixa. Ou seja, ele consegue registrar as vendas e emitir cupons fiscais, além de:

  • identificar o método de pagamento;
  • registrar a quantidade, o preço e os descontos;
  • fazer integração com as máquinas de cartão;
  • gerenciar o fluxo de caixa;
  • fazer abertura de caixa;
  • realizar sangria;
  • fazer trocas e devoluções;
  • entre outras funções.

Por isso, o PDV é essencial para todas as empresas que fazem vendas, sejam elas online ou físicas.

Quais as principais funções de um bom PDV?

Para que o PDV seja útil no seu dia a dia, é muito importante que ele conte com algumas funções essenciais. Vamos ver quais são elas?

Gestão de estoque

O PDV permite integrar o frente de caixa com o seu estoque. Dessa forma, fica mais fácil gerenciar a quantidade de cada produto. Pois, a cada venda realizada, automaticamente é dado baixa no item no estoque.

Esse processo automatizado reduz a burocracia e traz mais agilidade no seu dia a dia. Além de evitar que você fique sem um produto quando o seu cliente desejar comprá-lo.

Controle financeiro

O PDV traz mais facilidade na hora de fazer o controle financeiro e fiscal. Primeiro porque você consegue lançar todas as entradas e saídas, fazendo um fluxo de caixa simples.

Segundo, porque é possível emitir automaticamente a nota fiscal após cada venda. E, terceiro, porque você consegue analisar as vendas realizadas e, assim, fazer projeções financeiras.

Fidelidade

Trazer os clientes para a sua empresa é importante. Porém, mais ainda, é fazer com que eles voltem a comprar do seu negócio. O PDV também pode ajudar nesse processo.

Isso porque, dependendo do sistema, você pode adicionar os dados mais importantes dos seus clientes. Assim, fica mais fácil oferecer para eles uma experiência personalizada. Como um atendimento mais ágil, disparo de promoções específicas e até a criação de um programa de fidelidade.

Cadastro de produtos

O cadastro de produtos anda de mãos dadas com a gestão do estoque. Afinal, é importante que tudo o que você vende esteja cadastrado no PDV. Pois, só assim, ele conseguirá dar baixa automática após cada venda.

Ter esse controle sobre os itens dentro da sua loja é fundamental. Dessa forma, fica mais fácil acompanhar o giro do estoque e, principalmente, entender as preferências do seu consumidor. Como os produtos com mais ou menos saída.

Pagamentos

O PDV trabalha integrado com os principais meios de pagamento, incluindo as máquinas de cartão e PIX. Isso significa mais facilidade na hora de receber dos seus clientes. E também de controlar esses valores. 

Quais as vantagens de um PDV no seu negócio?

Agora que você já entendeu o que é PDV, deve ter notado que a tecnologia traz uma série de vantagens, não é mesmo?

Para as micro e pequenas empresas, essa solução é ainda mais interessante. Porque automatiza diversas funções e “desafoga” o gestor, que passa a ter tempo para cuidar de outras demandas.

Além disso, como o PDV integra o frente de caixa a outros setores, você ganha vantagens competitivas. Pois terá mais dados para tomar decisões estratégicas, que diferenciam o seu negócio. Inclusive entendendo melhor o que seus clientes desejam. E estreitando os laços com essas pessoas.

Vamos ver em detalhes mais algumas vantagens?

Redução de custos

Um PDV ajuda a reduzir os custos no sentido em que traz mais agilidade e melhora a gestão financeira.

Quando você usa a tecnologia, automatiza alguns processos e garante um controle melhor sobre suas vendas e recebimentos. Isso ajuda a economizar e tornar sua empresa ainda mais eficiente.

Agilidade no atendimento e redução de filas

Com um PDV, é muito mais rápido e simples fechar as vendas, receber e emitir o cupom fiscal. Isso traz agilidade ao seu atendimento, reduzindo o tempo de espera dos clientes e as filas. O que proporciona uma experiência melhor e mais agradável dentro do seu estabelecimento.

Eliminação do caixa física

A tecnologia não para de evoluir. E hoje já existe o PDV que dispensa a presença do caixa físico. Ele é um software instalado na máquina de cartão ou POS Digital. Com isso, você não precisa mais ter um caixa com computador, impressora e outros equipamentos. 

O próprio vendedor que atender o cliente, já pode fechar a venda, receber o pagamento e emitir a nota fiscal. O que traz ainda mais agilidade ao atendimento.

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu o que é PDV. E viu que essa é uma tecnologia que ajuda a gerenciar o frente de caixa. Com a ferramenta, é possível fechar vendas, receber pagamentos, emitir nota e cupom fiscal e gerenciar o estoque.

Atualmente, já existem tecnologias de PDV móvel, que dispensam a necessidade da presença do caixa físico. Basta instalar o sistema na sua máquina de cartão ou POS digital e revolucionar o seu atendimento.

Agora que você já sabe o que é PDV, que tal descobrir as vantagens do PDV móvel? Conheça a solução da Eye!


Compartilhar esse post
TwitterLinkedInFacebookWhatsApp