Post Thumbnail

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos.

23 / jun / 2022 • Por: Michelle Oliveira

Sistema PDV: o que é e como funciona (COMPLETO)

Um sistema PDV é indispensável para o funcionamento de qualquer estabelecimento comercial, ajudando a controlar as vendas, o financeiro e o fiscal. Mas você sabia um sistema PDV completo pode transformar o terminal de pagamento em um dispositivo inteligente?

A tecnologia tem avançado muito e hoje já é possível contar com soluções integradas que modernizam e facilitam o processo de vendas, melhorando a experiência do seu cliente e o seu controle e gestão.

Então, vamos conhecer tudo sobre essa ferramenta que vem se tornando braço direito do comerciante.

Siga a leitura!

O que é um sistema PDV e como ele funciona?

A sigla PDV significa ponto de venda.

Um sistema PDV, portanto, é um software ou uma série de equipamentos que trabalham integrando os diversos pontos do estabelecimento comercial e facilitando a gestão do negócio.

Ele é mais do que o frente de caixa, embora também inclua esse ponto, sendo capaz de registrar e acompanhar os pedidos dos clientes, receber pagamentos, fazer a emissão fiscal e também trabalhar com programas de recompensas e acompanhamento de metas e informações essenciais para a sua gestão.

Quais são as funcionalidades de um PDV completo?

Um PDV completo é aquele que consegue integrar totalmente o seu estabelecimento, com soluções voltadas para todas as necessidades da empresa. Dessa forma, você consegue ir além do simples terminal de pagamento e registrar os pedidos dos seus clientes, emitir a nota fiscal, controlar os pedidos na cozinha – e muito mais.

A Eyemobile conta com uma solução perfeita para negócios de diferentes portes no setor de alimentação. Vamos ver em detalhes as funcionalidades oferecidas pelo nosso PDV completo?

Frente de caixa móvel

Esqueça as limitações impostas por fios e excesso de equipamentos. Com um frente de caixa móvel, você poderá vender seus produtos ou serviços em um sistema de registro e pagamento de pedidos sem precisar de um caixa físico.

Isso porque nosso frente de caixa móvel funciona na POS Digital ou em qualquer dispositivo Android, bastando apenas baixar o sistema.

Então, pelo seu celular ou POS, você conseguirá receber diferentes modalidades de pagamento (incluindo PIX e NFC), emitir o documento fiscal e acompanhar os pedidos em tempo real. Assim, é mais fácil ir até o cliente, participar de eventos e se deslocar da maneira como precisar.

Entender métodos de pagamento

Um sistema PDV também permite que você veja e analise as principais formas de pagamento.

Ou seja, qualquer funcionário da sua loja pode entender como. os clientes preferem pagar. Se com dinheiro, PIX, cartões de débito ou crédito.

Esse é o tipo de informação que traz insights essenciais ao gestor. Principalmente sobre o comportamento do consumidor.

Emissão fiscal

A parte fiscal é extremamente importante e não pode ficar de fora de um sistema PDV completo. Com a solução Eye, você consegue centralizar todas as informações fiscais dos seus produtos e serviços, o que significa uma manutenção tributária muito mais simples e rápida.

Outro diferencial do PDV da Eye é a possibilidade de trabalhar com perfil fiscal para cada produto ou serviço do seu estabelecimento.

Visão de perfil do consumidor

A melhor maneira de planejar suas ações é entendendo quem são seus clientes – e quais as preferências deles. Com um sistema de PDV completo, como o da Eyemobile, essa tarefa se torna muito mais simples.

Você poderá acessar os dados e histórico de consumo dos clientes cadastrados e, dessa maneira, oferecer um atendimento muito mais personalizado. É possível visualizar quais foram os últimos produtos comprados pelo cliente e ter acesso rápido aos dados pessoais como nome e data de aniversário.

Dessa maneira, suas interações com as pessoas serão muito mais personalizadas – e ainda há a possibilidade de criar ofertas direcionadas, enviando promoções de acordo com o perfil e as preferências de consumo de cada cliente, aumentando suas conversões.

Visão de metas

Ter o controle de todos os pedidos dentro do seu estabelecimento é fundamental para que o negócio funcione corretamente – e para que todos os clientes recebam um excelente atendimento.

Com o sistema de PDV completo da Eyemobile, é possível registrar e acompanhar todos os pedidos organizados por cliente ou por mesa, além dos pedidos lançados nos cartões de consumo pós-pago. Tudo isso conectado a metas do estabelecimento, de cada loja ou mesmo por atendente. No fim do dia, você sabe quanto vendeu e quanto isso representa na sua meta.

Resgate de recompensas

Os programas de fidelidade são excelentes aliados para destacar os negócios. Mas para eles funcionarem, é preciso uma boa gestão. Com um sistema de PDV completo isso se torna muito mais simples.

É possível acessar, registrar e dar baixa nos benefícios e recompensas alcançados por cada cliente e ter uma visão completa das promoções de aniversário, gift card e demais programas de recompensa disponíveis.

Basta acessar os dados atualizados no terminal POS Digital e calcular as promoções, entregar e resgatar brindes e também analisar o funcionamento da sua estratégia de cashback.

Fidelização

Conhecer seus clientes é importante, também, para a fidelização. Com um PDV, fica mais fácil, por exemplo, criar programas de fidelidade.

Dessa maneira, você recompensa os clientes que compram sempre do seu negócio. Consumidores felizes e valorizados gastam mais, compram recorrente, indicam sua empresa e não trocam seu negócio pelos concorrentes. Nada mal, não é mesmo?

Unificação da equipe de vendas

Centralizar as informações do negócio em um único lugar, facilita a rotina de todos. Inclusive do time de vendas, que atende o cliente.

Portanto, ter todo o processo fácil e acessível aumenta a produtividade do time. Além, claro, de facilitar a venda e diminuir a chance de erros humanos.

Porque ter um PDV no meu negócio?

Os benefícios de possuir um sistema PDV vão muito além do que esse texto pode apresentar.

Além de poder fazer uma gestão unificada da sua empresa, é possível ter o processo de vendas na palma da mão. resolver tudo em poucos cliques. Tudo através da maquininha de pagamento POS que você já tem.

No caso do PDV da Eyemobile, você pode implementá-lo nas maquininhas da GetNet, PagSeguro, Rede, Stone e Cielo. Ou seja, os principais players do mercado.

Você ainda pode conferir todos os dados do negócio no celular. Nem precisa estar fisicamente na sua empresa.

Ademais, transferir as vendas 100% para a maquininha abre a possibilidade de eliminar o caixa físico. E então, ter mais espaço na sua loja. Seja para produzir mais produtos ou redistribuir melhor os que já existem.

Quais as vantagens e desvantagens de ter um PDV na minha loja?

Ainda tem dúvidas se um PDV é útil pro seu negócio?

Então vamos conhecer algumas vantagens e desvantagens desse tipo de ferramenta.

Vantagens

É inegável que o sistema de PDV seja cheio de vantagens para sua empresa. Mas para que não hajam mais dúvidas, vamos elencar algumas:

  • mais agilidade nos processos;
  • melhora na gestão financeira;
  • redução de custos, especialmente devido à perdas, erros ou processos incorretos;
  • compreensão melhor do seu negócio, entendendo as preferências dos seus consumidores;
  • possibilidade de planejar as suas ações com base nos dado reais de vendas da sua empresa;
  • controle mais preciso sobre o seu negócio;
  • agilidade de atendimento para o consumidor, especialmente na hora de fechar a venda;
  • possibilidade de prestar um atendimento mais diferenciado ao consumidor;
  • ótimo custo benefício.

Desvantagens

Implementar um PDV correto não possui desvantagens.

É um sistema barato, com rápido retorno financeiro. Sem contar as diversas utilidades dele e benefícios agregados à sua empresa.

Onde o sistema de PDV funciona?

Um sistema PDV é implementado à maquininha de pagamento que você já utiliza.

Porém essa maquininha precisa ser do tipo POS. POS é a sigla para Point of Sale e para exemplificar melhor pense naquelas maquininhas sem fio. Que podem ser levadas de um lugar a outro, de acordo com a necessidade do cliente e do vendedor.

No caso da Eyemobile, conforme já comentado aqui, nosso PDV pode ser integrado às maquininhas da Getnet, Rede, Cielo, PagSeguro e Stone.

Em quais tipos de negócio posso usar o PDV?

Voltando brevemente a falar sobre as vantagens do sistema, podemos listar a possibilidade de implantar em qualquer negócio. E de qualquer tamanho, principalmente.

Se você é um micro ou pequeno varejista, possui uma loja de bairro e ainda está começando seu negócio, já pode utilizar.

De pet shop a restaurante, de churrascaria a floricultura.

Sintetizando:

  • bares
  • lanchonetes
  • pubs
  • restaurantes
  • food trucks
  • sorveterias
  • pet shop
  • cachaçarias
  • hamburguerias
  • pizzarias
  • açaiterias
  • sorveterias
  • lojas de chocolate
  • floriculturas
  • lojas de presentes
  • cafeterias
  • vestuário
  • lojas de informática
  • mercados e minimercados
  • lojas de cosméticos
  • hotéis
  • lojas de acessórios para celulares
  • lojas de conveniência
  • salões de beleza
  • barbearias
  • tabacarias

Aplicando sistema PDV em um pequeno negócio

Quer um exemplo de como aplicar e usufruir do PDV em um pequeno negócio?

Confira o depoimento da Thais Santos, da Bulah, um pequeno restaurante de comida natural.

A Bulah é cliente da Eye e já consegue ver a diferença no dia a dia da loja após a implementação.

Segundo Thais, esses são os principais benefícios que essa ferramenta leva para o negócio:

  • consegue otimizar os funcionários, tirando força de trabalho dos horários onde tem menos venda;
  • gera economia pois consegue entender onde investir e não investir;
  • entende quais os horários de pico de venda, assim consegue adicionar mais atendentes;
  • controla todas as vendas pelo celular, mesmo que não esteja na loja;
  • emite as notas fiscais em segundos
  • eliminou o caixa físico e agora possui mais espaço para preparar os lanches;
  • consegue tirar do cardápio todos os produtos que vendem menos e adicionar novos.

Como escolher um sistema PDV para a minha empresa?

Existem pontos importantes a serem observados antes de escolher o seu PDV. 

Separamos alguns fatores relevantes que valem a pena prestar atenção na hora da sua escolha:

  • entenda o que seu negócio precisa;
  • conheça as particularidades do seu nicho de atuação;
  • saiba as legislações e obrigações fiscais;
  • atente-se à facilidade de uso e implementação;
  • busque softwares confiáveis e seguros (evite os gratuitos e crackeados)
  • garanta que a empresa te dê o suporte necessário.

Conclusão

Um sistema PDV é parte importante do seu negócio. Essa ferramenta vem se tornando braço direito do varejista e comerciantes brasileiros. Afinal, um sistema PDV completo é capaz de trazer uma série de facilidades e funcionalidades para a sua gestão – e melhorar a experiência do seu cliente.

Portanto, é importante entender como ele funciona e como aplica-lo ao seu negócio. Assim, você evita perder dinheiro e adquire exatamente aquilo que sua empresa precisa.

E o melhor: qualquer empresa e de qualquer tamanho pode usar!

Quer levar essa tecnologia de ponto para o seu negócio? Quer turbinar suas vendas e deixar o caixa físico para trás?

Entre em contato com a Eye e descubra como nossas soluções são capazes de transformar a sua empresa!

Compartilhar esse post
TwitterLinkedInFacebookWhatsApp