Você já ouviu falar em pagamento cashless? Essa é uma tecnologia que tem revolucionado muitos setores e sendo bastante aproveitada em diversos países, trazendo benefícios óbvios quanto à segurança e também a diminuição de filas e de tempo de espera em shows e outros eventos.
Se você ainda não tem certeza se o pagamento cashless é o ideal para o seu evento, continue a leitura desse texto e veja todas as vantagens desse meio em relação aos pagamentos tradicionais!
Ao contrário do pagamento tradicional – com dinheiro em espécie ou cartões de crédito e débito, o pagamento cashless utiliza tecnologia mobile para proceder com transferências bancárias ou créditos pré-pagos.
Em eventos, as pulseiras RFID são as mais usadas. Com elas, os participantes adicionam uma quantidade de crédito pré-pago e, durante o evento, apenas aproximam as pulseiras dos caixas para poder pagar por alimentos, bebidas, mercadorias e serviços.
Essas pulseiras possuem altos níveis de segurança e todos os dados são criptografados. Geralmente, dentro dos eventos existe um espaço específico destinado a recarga das pulseiras.
Além da tecnologia RFID, muitos países têm usado também aplicativos mobile e até o NFC via celular para realizar as transferências e fazer compras em lojas, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais. Tudo é feito de maneira simples e segura, sem intermediários (como as maquininhas de cartões), trocos e outras dificuldades.
Essa é uma tecnologia que não para de crescer. Em todo o mundo, estima-se que cerca de 411 milhões de pessoas estejam realizando transações comerciais via pagamento cashless.
Na Dinamarca, por exemplo, a intenção do governo é transformar o país no primeiro do mundo a extinguir as cédulas tradicionais, obrigando o comércio a não aceitar mais esse tipo de pagamento (exceto no caso de serviços essenciais, como correios e farmácia).
Por lá, já é proibido realizar pagamentos dinheiro em espécie em lojas de roupas, restaurantes e postos de gasolina, porque o Banco Central não está mais fabricando cédulas e todos os pagamentos são feitos através do MobilePay, um aplicativo usado para transferir dinheiro para outros celulares ou contas bancárias.
Na Suécia, 80% de todas as movimentações financeiras também são realizadas via meios eletrônicos, e a expectativa do governo é, também, aumentar esse número para próximo da casa dos 100%.
Em terras nacionais, o pagamento cashless ainda está restrito a casas noturnas, grandes festivais de música e eventos esportivos, parques de diversão e algumas cantinas escolares. Mas, apesar disso, o Banco Central apontou que a prática cresceu cerca de 2275% nos últimos 5 anos – e ainda existe muito espaço para ser ampliado.
Um exemplo muito bacana é o Tomorrowland de 2016. Este foi um dos primeiros grandes festivais de música nacionais a usar o sistema cashless para todos os tipos de transação em seu interior. O resultado foi muito positivo, diminuindo as filas e melhorando a experiência dos participantes. Tanto que, após esse evento, outros festivais aderiram a mesma ideia.
Diante de todos esses números, você pode estar se questionando sobre quais são as vantagens que o pagamento cashless possui – e que tem transformado essa prática em uma das principais escolhas de inúmeros países desenvolvidos.
Na verdade, essa tecnologia reúne muitos benefícios tanto para quem compra, como para quem vende. Veja alguns:
E, então, já está convencido que o pagamento cashless é muito mais vantajoso do que o pagamento tradicional? Conheça as opções da Eyemobile e leve esse serviço até o seu evento.