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11 / out / 2021 • Por: Christiana Lima

Como vender sem caixa físico usando um PDV digital

Já imaginou o seu negócio sem caixa físico, CPU e computador na operação? Isso já é uma realidade com o uso do PDV digital. A solução permite modernizar as empresas e melhorar a experiência do cliente.

Não dá pra ignorar que os consumidores estão mudando – e a tecnologia faz cada vez mais parte da vida das pessoas. Entretanto, nem sempre os processos de venda dentro dos estabelecimentos são intuitivos, fáceis e rápidos como os consumidores desejariam.

Quer melhorar seus processos e oferecer uma experiência diferenciada aos seus clientes? Saiba como o PDV digital é capaz de ajudar! 

O que é PDV digital e como ele funciona?

O PDV digital é uma inovação que conta com soluções integradas na POS digital, como frente de caixa móvel e emissão de documento fiscal. Dessa forma, seus atendentes podem concluir as vendas de qualquer lugar, o que permite mais interação, resultados e processos de compra omnichannel (multicanal).

Experiência sensorial

O PDV digital consegue automatizar seus processos e torná-los mais rápidos e intuitivos. Mas também é capaz de transformar a experiência do cliente dentro do seu negócio.

Você terá muito mais liberdade para dispor das mesas e da decoração como preferir, já que não precisará de um caixa físico, cheio de computadores, fios e outros aparelhos. Assim, poderá criar ambientes mais acolhedores e que estejam em sintonia com a personalidade do seu cliente, transformando a experiência sensorial de compra e de contato com a sua marca.

Eventos

Se você quiser realizar um evento do seu negócio ou participar de algum importante do seu setor, o PDV digital torna tudo mais simples. Afinal, você não precisará levar vários equipamentos para conseguir gerenciar os pedidos, basta usar o celular e manter a agilidade dos seus processos e a eficiência das suas entregas do mesmo modo.

Onde usar

O PDV digital pode ser usado em praticamente todos os tipos de negócios, desde bares e restaurantes até as lojas de produtos variados.

Em apenas um dispositivo, é possível concluir todo o processo de compra: pedido, registro dos produtos, pagamento, emissão da nota fiscal (que pode ser enviada diretamente para o e-mail do cliente) – e tudo isso integrado ao sistema de gestão.

No caso dos bares e restaurantes, o PDV digital pode ser integrado ao sistema KDS, automatizando ainda mais a sua cozinha e tornando o preparo dos pratos mais ágil e com menos chances de falhas.

Como o PDV digital é integrado ao sistema de gestão, você consegue ter mais controle de todos os pedidos feitos e tem mais dados para embasar sua tomada de decisão, tornando suas ações mais estratégicas e diferenciando o seu negócio da concorrência.

Por que investir no PDV digital?

Ainda não tem certeza se o PDV digital é realmente uma boa ideia? Saiba que este é o futuro do varejo – e o modelo tradicional, como conhecemos, deverá ser rapidamente substituído por opções mais tecnológicas, que oferecem melhor experiência de compra para os clientes e custos reduzidos aos negócios.

Uma pesquisa realizada pela NRF mostrou que 73% dos consumidores consideram o PDV a pior parte dos varejos e 43% citam uma experiência ruim como o principal motivo para deixarem uma marca para sempre, sendo que 20% dos pesquisados abandonam a compra caso a fila para pagar esteja muito grande.

Por todos esses dados, percebemos o quão essencial é procurar por novas soluções que ajudem a tornar o seu negócio mais atrativo e as compras mais fáceis, rápidas e intuitivas para os clientes. Pontos que o PDV digital é capaz de resolver.

Quais as vantagens dessa tecnologia?

Já deu para notar que o PDV digital tem uma série de vantagens, tanto para os grandes como para os pequenos negócios, não é? Vamos ver algumas.

Redução de custos e minimização de falhas

Em bares e restaurantes, infelizmente, os erros com os pedidos, comandas trocadas ou diferentes do que foi pedido pelo cliente são comuns. E isso atrapalha a cozinha, causa perda de alimentos e traz uma experiência desagradável para o cliente – que pode acabar nem retornando ao estabelecimento.

Com o PDV digital, essas falhas são reduzidas. O atendente pode fazer o pedido diretamente da POS Digital, sem precisar de outros dispositivos ou de anotações em blocos de papel, já transmitindo as informações detalhadas à cozinha, com informações importantes para a organização adequada, como horário do pedido, número da mesa e recomendações dos clientes (como a retirada de algum ingrediente).

A minimização de falhas promove uma economia significativa, ajudando o negócio a se tornar mais rentável.

Além disso, você poderá trabalhar com equipes mais enxutas, já que uma parte do processo ficará automatizada. A ideia é tornar o trabalho dos atendentes mais ágil e eficaz, reduzindo a necessidade de efetivo extra.

Agilidade e eficiência

Os ganhos de agilidade e eficiência são notáveis com o PDV digital. Afinal, não existe mais a necessidade do garçom levar a comanda até a cozinha e nem do cliente solicitar a conta e se dirigir até o caixa.

Dessa forma, você conseguirá servir seus clientes mais rapidamente, o que contribui para uma experiência melhor – e poderá atender mais pessoas em um só dia, aumentando o seu faturamento.

Mais comodidade para o cliente

A experiência do cliente é um dos trunfos valiosos do PDV digital. Como mostramos ao longo do conteúdo, as pessoas estão cada vez mais habituadas ao contato com a tecnologia e desejam que as empresas acompanhem esse ritmo de mudanças.

Ninguém deseja mais perder tempo em filas de pagamento, aguardando horas por um pedido. Oferecer opções que facilitam o pedido e o pagamento é crucial para se diferenciar e fidelizar seus consumidores.

Mais dados e controle para sua gestão

Como o PDV digital fica integrado a sistemas de gestão, você consegue ter acesso a dados essenciais sobre seus atendimentos, fluxo de vendas, ticket médio dos pedidos, tempo de preparo e entrega, pedidos com mais saída, formas de pagamento preferidas dos seus clientes e muitos outros detalhes.

Todos esses pontos são relevantes para você tomar decisões estratégicas, definindo política de preços, períodos ideais para ações promocionais, programas de fidelidade, inovações e muitas outras.

Melhora na experiência e na disposição dos produtos dentro do ponto de venda

Por fim, sem tantos equipamentos, fios e sem a necessidade do caixa físico, você terá mais liberdade para decorar o seu ponto como desejar. Isso permite pensar em novas maneiras de envolver seu cliente e de oferecer uma experiência incrível, com mais contato com seu produto e prazer em estar naquele ambiente – o que, é claro, contribui para vender mais e fidelizar.

Viu só, como o PDV digital é capaz de transformar o seu negócio? A Eye é pioneira nessa solução, com diversas tecnologias capazes de extinguir seu caixa físico e trazer as vantagens que citamos. Quer saber mais? Conheça nossa tecnologia!

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