Como uma plataforma de venda online pode transformar o seu pequeno negócio

2 meses

As mudanças no mercado exigem adequações e flexibilidade de quem trabalha com vendas. Uma das necessidades sentidas pelo varejo nos últimos tempos está na adaptação da venda física tradicional para o uso de uma plataforma de venda online. Uma tendência que deixou de representar um canal paralelo e passou a ser fundamental para o sucesso diante dos consumidores.

Falar em transformação no comportamento de consumo envolve todas as alterações que as empresas vivenciaram ao longo da pandemia de coronavírus, mas começa muito antes disso. Integrar canais e criar facilidades para os usuários são movimentos que todos os negócios precisaram fazer, desde que começamos a ouvir falar em internet. O mesmo vale para pequenos negócios: digitalizar é o segredo para quem quer crescer em vendas.

E soluções para isso não faltam. Elas são cada vez mais acessíveis e variadas, se adaptando a diversos formatos de vendas e segmentos. Para todo tamanho de empreendimento do varejo, uma ou várias tecnologias são criadas para apoiar a gestão e a operação do negócio, levando produtos e serviços para onde quer que o consumidor esteja.

Neste post vamos falar sobre como uma plataforma de venda online pode ser a chave de sucesso para o seu pequeno negócio se desenvolver, aumentando as vendas, criando novas possibilidades e se adaptando a um cenário em que o digital migra de coadjuvante para protagonista.

Benefícios de uma plataforma de venda online

Adaptar seu negócio para uma visão online vai muito além da implantação de um e-commerce. Disponibilizar seus produtos de forma digital pode ser, com ou sem loja virtual, uma forma de apoiar suas vendas físicas, criando uma estrutura de interação entre os canais de vendas disponíveis para seus clientes (o famoso omnichannel).

Imagine um consumidor que passou a fazer compras somente pela internet ou que busca ambientes com distanciamento social e autoatendimento. Esse perfil tem sido cada vez mais comum e seu negócio não pode perder a oportunidade de continuar vendendo para clientes nesse padrão. Por isso uma plataforma de venda online é tão importante para esse momento do varejo, adaptando formas de venda que se adequem ao momento global de transformação digital.

Um exemplo de como seu negócio pode aderir à tecnologia é a adoção de um PWA (Progressive Web App), uma solução que te permite cadastrar os produtos de forma virtual, criando uma interface (toda com a sua marca) que vai direto para onde seu cliente está: no celular, no tablet, na mesa, em casa, na rua, onde for. A partir de uma plataforma de venda online nesse formato, é possível criar um cardápio digital, por exemplo, ou permitir que os consumidores adquiram produtos e serviços diretamente em uma url personalizada, sem precisar baixar nenhum aplicativo. E não para por aí.

O universo de possibilidades ao levar seu negócio para o digital 

Imagine um link que seu cliente acessa de onde estiver, com um catálogo completo das suas ofertas em um ambiente digital. Um PWA abre diversas oportunidades para seu negócio vender mais, em múltiplos canais. 

  • Com um cardápio digital, por exemplo, você pode aceitar pedidos feitos diretamente da mesa em que o cliente está, por meio de um QR Code, sem precisar de atendimento.
  • A solução também pode ser usada para um sistema próprio de Delivery ou Take Away. É só integrar formas de pagamento digitais e logística, que a listagem de produtos e o sistema de pedidos já vai estar pronta – inclusive com possibilidade de conectar com seu KDS ou sistema próprio de recebimento de pedidos.
  • A tendência de honest market também começa na criação de um PWA. Seu negócio pode contar com possibilidades inovadoras de autoatendimento, gerando facilidade e praticidade para seus clientes.
  • Tudo isso com possibilidades de integração com frente de caixa e comandas eletrônicas, para tornar o atendimento e a gestão do seu negócio cada vez mais otimizada, moderna e completa!

A tecnologia é o ponto chave que seu pequeno negócio precisa para criar novas experiências de compra, aumentando o potencial de crescimento e criando novos canais de vendas. Uma plataforma de venda online pode ser a base para infinitas outras possibilidades, que vão ampliar a atuação do seu empreendimento, gerar mais fidelização, resultados e receita. A oportunidade ideal para quem quer se adaptar ao novo perfil digital de fazer vendas.