Cartões de chave para hotéis, crachás de funcionários e sistemas de cobrança. O que tudo isso tem de relação? Todos esses equipamentos utilizam uma tecnologia chamada RFID. Conhecida há muito tempo, somente agora as pulseiras RFID começaram a ser usadas de maneira revolucionária nos grandes festivais, aumentando a interatividade entre os participantes e transformando a relação com os eventos.
Se você quer saber mais sobre as pulseiras RFID e maneiras de transformar a experiência do seu público com o seu evento, continue a leitura desse texto e veja todas as informações importantes que separamos!
A tecnologia RFID (Identificação por Radiofrequência, em português) surgiu na Segunda Guerra Mundial, sendo usada nos sistemas de radares de vários países, como a Alemanha, o Japão, os Estados Unidos e a Inglaterra.
Estes aparelhos permitiam notificar os aviões que estivessem se aproximando (mesmo que eles não estivessem realmente próximos), o que facilitava a preparação da defesa contra os ataques inimigos. Mas, não era possível saber se o avião que se aproximava era amigo ou não.
Diante desse problema, um físico escocês criou um sistema de identificação de aeronaves amigas no radar e o mesmo passou a ser implantado nos aviões ingleses, surgindo, assim, o primeiro sistema de identificação por radiofrequência do mundo.
É claro que, de lá para cá, algumas coisas mudaram. Hoje, o RFID funciona basicamente com uma antena que transmite informações (através de um circuito integrado) para o leitor, que passa a converter as ondas de rádio do RFID em informações digitais. Após esse procedimento, esses dados podem ser lidos por um computador e analisados.
As etiquetas RFID são divididas em:
Depois de toda essa explicação, você pode estar confuso sobre como essa tecnologia já tão antiga tem sido capaz de modificar a experiência das pessoas em grandes eventos, não é mesmo?
Embora o RFID seja conhecido há muitos anos, somente há pouco tempo os organizadores de eventos se atentaram para a sua possibilidade de promover mais interação entre as pessoas e melhorar a experiência com os eventos, transformando a relação do público com a festa em si.
Os principais eventos que estão usando as pulseiras RFID são os grandes festivais, sobretudo em outros países.
O Tomorrowland Bélgica é um dos exemplos mais incríveis de como essas pulseiras podem ajudar a criar muito mais interatividade entre os participantes. Desde 2014, os ingressos passaram a vir em formato de pulseira RFID que possuem todas as informações do bilhete pessoal e também permitem ser carregadas com crédito para a compra de alimentos e bebidas.
Mas, não só isso, a pulseira ainda conta com um botão exclusivo que permite que você envie suas informações de contatos para as pessoas que conhecer no festival e que desejar manter amizade fora de lá.
Depois do Tomorrowland, outros festivais também adotaram a ideia como o Lollapalooza, Coachella e Bonaroo, com um cadastro online que lhe permite ter descontos em mercadorias, acessos a setlist e outras informações exclusivas.
Durante o Coachella, inclusive, os participantes podiam captar o som ambiente e criar playlists exclusivas no Spotify, melhorando a experiência e guardando para sempre esses momentos únicos.
Até mesmo nos eventos esportivos, as pulseiras RFID têm surpreendido. O destaque é para o time da NFL, Minnesota Vikings – com um sistema conhecido como Vikings Voyage.
Através dele, os participantes podem visualizar recordações e vídeos sobre a equipe e ainda testar as suas habilidades atléticas em uma área do estádio dedicada exclusivamente para esse tipo de interatividade, permitindo aos fãs realizarem atividades da NFL e ainda compartilharem as suas publicações nas mídias sociais.
No Brasil, alguns festivais também têm usado as pulseiras, como o Tomorrowland e o Lollapalooza, mas ainda de forma um pouco mais discreta e voltadas apenas para o consumo de mercadorias. Porém, a expectativa é que dentro de alguns anos essa se torne a principal escolha dos organizadores nacionais.
Já deu para notar que o uso das pulseiras RFID tem revolucionado os principais eventos ao redor do mundo, não é mesmo? Aliando tecnologia e criatividade é possível surpreender os participantes de qualquer evento e transformar a experiência de cada um deles.
Nós já falamos aqui sobre a importância do encantamento para cativar as pessoas e fidelizá-las, e é justamente dentro do marketing de experiência que as pulseiras RFID ganham destaque.
Com elas, você pode ampliar a participação do seu público, melhorar a interação entre os participantes e ainda se diferenciar da concorrência, sendo reconhecido como um evento inovador e de destaque.
Além de todas as ideias acima, você ainda pode usar a pulseira RFID para:
E, então, já está convencido que as pulseiras RFID vieram para revolucionar a forma como organizamos e gerenciamos eventos? Se você quer saber mais sobre as vantagens exclusivas desse sistema, acesse o site da Eyemobile e leve essa tecnologia para as suas produções.