Como e por que implantar um sistema de comandas eletrônicas?

3 semanas

As comandas eletrônicas são opções tecnológicas que vieram para substituir as antigas comandas de papel. Elas são integradas a outros sistemas de gerenciamento, como o Monitor de Pedidos – KDS, e permitem que os garçons anotem os pedidos diretamente na POS digital, em tablets ou smartphones, enviando esse pedido automaticamente para a cozinha e o frente de caixa.

Com esse sistema, o seu estabelecimento ganha agilidade e também oferece uma experiência de consumo diferenciada para o seu cliente. Quer entender melhor como funcionam as comandas eletrônicas e por que investir nessa tecnologia? Siga conosco!

O que são comandas eletrônicas e como elas funcionam?

As comandas eletrônicas são sistemas que surgiram para substituir as antigas comandas de papel. No mercado, existem vários tipos, porém a maioria funciona de modo semelhante.

Quando um cliente chega a um estabelecimento, ele recebe uma comanda numerada. Ao realizar o seu pedido, o garçom utiliza um sistema digital de registro dos produtos, que pode ser via equipamento POS, smartphone ou tablet. Dessa forma, ele envia automaticamente o pedido à cozinha e também ao frente de caixa.

O processo, portanto, se torna muito mais rápido e menos passível de erros. A gestão de caixa também é simplificada, pois, conforme o cliente faz os pedidos ao garçom, o sistema já calcula automaticamente os valores, tornando instantâneo o acompanhamento das vendas e o fechamento da conta ainda mais simples.

Outro modelo de comanda eletrônica é o Cashless, que funciona como um sistema pré-pago. Quando o cliente entra no estabelecimento, ele recebe a sua comanda eletrônica, mas precisa inserir créditos nela e, conforme faz os seus pedidos, os mesmos são debitados automaticamente do saldo registrado.

Assim que os créditos acabarem, se o cliente desejar continuar consumindo, ele poderá adicionar novos créditos. Se, por outro lado, todos os créditos não forem consumidos, a casa poderá criar maneiras de devolver esse valor dentro de um prazo ou de manter essa quantia para compras futuras. Esse modelo, muito usado em casas noturnas, shows e eventos, pode ser facilmente adaptado a produtos e serviços em geral, favorecendo a fidelização e a experiência do consumidor.

Uso em diferentes estabelecimentos

Todos os estabelecimentos relacionados à alimentação podem usufruir dos benefícios das comandas eletrônicas. Nos restaurantes por quilo, por exemplo, esse sistema evita imprecisões na pesagem.

Para funcionar, contudo, será preciso integrar a balança ao sistema da comanda eletrônica. Assim, quando o cliente pesar seu prato, o operador fará o lançamento da refeição e da bebida na comanda numerada, que pode ter uma versão física ou não.

Atualmente, é possível encontrar desde sistemas mais simples, nos quais a comanda é um cartão com um número específico, até versões mais elaboradas e personalizadas, com a identidade visual do negócio na comanda e integração aos diferentes sistemas, como Monitor de pedidos – KDS, frente de caixa, ERP etc.

Assim, automaticamente, ao lançar um pedido, a cozinha o receberá com indicações de quem deve fazer qual etapa, o estoque terá baixa com os itens relativos ao preparo e os valores serão enviados ao caixa. Ao mesmo tempo, os dados da compra são enviados automaticamente ao sistema de gestão, que facilita o trabalho e o acompanhamento de quem faz o gerenciamento dos resultados. No fim do mês, você conseguirá ter dados precisos sobre seu estabelecimento, como fluxo de clientes, pratos com maior saída, lucro, custo operacional, lista de compras etc.

Comandas eletrônicas x Comandas de papel

As comandas para restaurante feitas de papel, parecem ser opções mais baratas e simples de serem adotadas em qualquer estabelecimento. Porém, elas oferecem inúmeros pontos negativos e podem dificultar o ganho de agilidade e de produtividade do seu negócio, impactando diretamente nos recursos gastos nesse processo.

Não são raros os casos de pedidos enviados à cozinha com dados errados, dificuldade em entender a letra do garçom ou até esquecimento de comandas. Para o frente de caixa, também há dificuldades, pois é preciso fazer o lançamento e o fechamento manual, o que causa lentidão, filas e dificuldades para os clientes, como no caso de várias pessoas em uma mesa que desejam dividir a conta.

a comanda eletrônica, embora pareça ter um custo maior de implementação no primeiro momento, oferece inúmeros benefícios a sua empresa, trazendo retorno positivo em pouco tempo.

Com ela, você integrará o seu salão à cozinha, tornando a confecção dos pedidos mais rápida, evitando erros e perdas. Além disso, o processo de fechamento da conta é mais rápido e os clientes, mesmo que estejam dividindo uma mesa, podem pagar apenas pelo que consumiram.

Em termos de gestão, você terá muito mais dados sobre seu negócio, permitindo tomar decisões estratégicas que ajudem no crescimento da empresa.

Por que implementar um sistema de comandas eletrônicas no seu negócio?

Ainda tem dúvidas sobre por que investir em um sistema de comandas eletrônicas? Veja os benefícios que essa tecnologia oferece:

Praticidade e processos mais rápidos

Sem dúvida, um dos principais ganhos das comandas eletrônicas é a agilidade nos processos. Os garçons não precisam mais se deslocar o tempo todo do salão para a cozinha, pois o envio dos pedidos é automático, assim como o frente de caixa também recebe essas informações em tempo real.

No dia a dia de um restaurante, com o salão cheio, essa agilidade faz toda a diferença, garantindo que os pedidos sejam preparados de forma mais rápida e que o fechamento da conta seja mais simples, evitando filas.

Integração dos setores

Outro benefício interessante da tecnologia é a possibilidade de integrar os setores do seu negócio, como salão, cozinha e caixa. Isso reduz a necessidade de tantos profissionais e também diminui as chances de erros.

Além disso, seus garçons poderão adicionar mais detalhes aos pedidos dos clientes, como ingredientes a serem substituídos, ponto da carne, detalhes da bebida etc. Isso ajuda a cozinha a preparar o melhor prato possível para os clientes, reduzindo os erros que trazem desperdício.

Melhor controle do seu estabelecimento

Com a comanda de papel, pode ser difícil ter uma ideia real do que está acontecendo dentro do seu estabelecimento. Mas as comandas eletrônicas tornam esse processo mais simples, porque oferecem uma série de informações aos gestores.

Você poderá usar esses dados para basear suas decisões, que se tornam muito mais estratégicas. Por exemplo, é possível ter ideia de qual prato é o carro-chefe do seu restaurante e criar estratégias de marketing mais focadas. Ou ainda o tempo médio desde o pedido do cliente até a entrega do prato, pensando em alternativas para otimizar esse tempo e assim garantir uma entrega ainda mais eficiente.

Melhora na experiência do cliente

Todos esses benefícios que citamos, é claro, acabam se refletindo em uma experiência de consumo melhor do cliente com o seu estabelecimento.

Afinal, ele receberá o seu pedido mais rápido e sem erros, poderá detalhar melhor suas exigências, conseguirá fechar a sua conta e pagá-la de forma simples e rápida, sem enfrentar filas e, se quiser, poderá dividir a conta de maneira simplificada, já que cada cliente da mesa poderá ter uma comanda separada, para pagar apenas pelo que consumir.

Diferenciação do seu negócio

Com um atendimento de qualidade, uma cozinha eficiente e um controle perfeito de todos os seus setores, certamente o seu negócio ganhará muito mais competitividade e diferenciação na mente dos consumidores.

Isso se reflete em um número maior de clientes fiéis, o que é excelente para fortalecer a sua marca e aumentar a sua lucratividade.

Programas de fidelidade

Aliás, falando em fidelização, com as comandas eletrônicas é mais fácil você controlar seus programas de fidelidade, pois você saberá exatamente quanto e o que foi consumido por cada cliente.

Por exemplo, se você tem um programa em que a cada 10 refeições o cliente ganha 1 grátis, as comandas eletrônicas integradas ao seu sistema já indicarão quando o cliente tiver direito à refeição grátis, facilitando esse controle – o que é bom para você e para seus clientes.

Redução de custos

As comandas eletrônicas ajudam, ainda, a reduzir os custos do seu estabelecimento. Isso se deve principalmente ao ganho de eficiência, devido à redução dos erros, que levam ao desperdício de alimentos e de tempo.

Além disso, com processos otimizados, é possível diminuir a quantidade de funcionários e ter insights mais elaborados para transformar o seu negócio.

Como escolher as comandas eletrônicas para o meu restaurante?

Como você viu, as comandas eletrônicas para restaurantes possuem muitas vantagens. Mas para aproveitá-las é fundamental escolher corretamente o melhor sistema para as suas necessidades.

Veja algumas dicas fundamentais:

  • pense em uma solução de comandas eletrônicas que possa ser integrada ao seu software de gestão e também ao seu frente de caixa, tornando todo o processo mais otimizado e simplificado;
  • se optar por uma versão física das comandas, prefira as comandas eletrônicas personalizadas, que sejam feitas com materiais de qualidade, já que elas serão “a cara” do seu restaurante para os seus clientes;
  • conte com uma tela exclusiva para monitoramento de pedidos na área de produção, que pode ser uma POS digital, um smartphone, um tablet ou uma tela maior. Com ela, os pedidos dos garçons podem ser enviados diretamente à cozinha, tornando esse processo simples e não burocrático;
  • sempre que incluir uma nova tecnologia no seu restaurante treine todos os funcionários envolvidos para que eles tenham familiaridade com o novo software e consigam aproveitar os benefícios dele;
  • escolha um sistema que seja fácil de usar e com telas interativas, evitando confusões com os garçons, cozinheiros e baristas;
  • saiba como funciona para anular pedidos – uma vez que muitos clientes podem mudar de ideia após terem solicitado seus pratos e é preciso que o seu garçom tenha agilidade para fazer isso;
  • confira se o sistema troca informações com a cozinha via Wi-Fi ou por outros meios de comunicação offline, escolhendo o melhor para a sua realidade.

Como você pode notar, as comandas eletrônicas oferecem inúmeras vantagens que vão desde a otimização dos seus processos internos, até a obtenção de dados precisos que auxiliam na sua gestão e na tomada de decisões, reduzindo os erros, otimizando os custos e tornando o seu negócio muito mais eficiente e diferenciado no mercado – oferecendo um atendimento mais focado nas necessidades dos seus clientes.

Gostou de conhecer mais sobre as comandas eletrônicas? Conheça as soluções da Eyemobile para seu negócio! Aproveite e curta nossas redes sociais para receber mais dicas bacanas. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.