Vantagens de um sistema de gestão de vendas integrado a meios de pagamento

3 semanas

Por Edinara Rebonatto, Channels Manager na Eyemobile

 

Todo empreendedor que é focado no crescimento do seu negócio com certeza já passou horas refletindo em como otimizar tempo, pessoas e consequentemente potencializar as vendas do seu comércio. O caminho mais rápido, prático e eficiente para solucionar essa dor é sem dúvida um sistema de gestão de vendas que integre meios de pagamento, produtos e dispositivos móveis.

Mas afinal, o que é um sistema de gestão de vendas com meios de pagamento integrados?

Nos últimos anos o tradicional PDV (Ponto de Venda) evoluiu de uma configuração mais conservadora para algo totalmente inovador.

Essa configuração mais antiga geralmente era composta por:

  • Computador
  • CPU
  • Servidor
  • Máquina de cartão
  • Celulares/tablets
  • Cabos por toda parte

 

A evolução para dispositivos 100% integrados com meio de pagamentos revolucionou o mercado de software para pequenos e médios negócios. A tecnologia permitiu que todo esse maquinário fosse unificado em um único terminal chamado de POS Digital, que supre as necessidades de um ponto de venda com excelência.

Aqueles aparatos técnicos montados no balcão deixaram de ser necessários. O cliente não precisa mais se deslocar até um caixa para fazer o pagamento e os atendentes não precisam ficar circulando pelo espaço e dependendo de equipamentos complexos, que acabam deixando morosa e difícil toda a operação de venda.

Os benefícios de utilizar um dispositivo móvel integrado para vendas são inúmeros, mas vamos citar aqui os principais.

 

Porque eu devo ter um sistema de gestão de vendas integrado a meios de pagamento?

Fica claro que investir na experiência de compra do consumidor é fundamental para o sucesso do negócio. E começar por um sistema de gestão de vendas unificado pode ser um passo importante para gerar resultados em vendas. Mas não é só pelo lado do cliente que as coisas mudam com a tecnologia. As vantagens começam no dia a dia de quem atende e vão até a gestão dos resultados do negócio. Veja alguns desses benefícios adicionais de integrar os pagamentos ao seu sistema de PDV:

 

Conciliação do fechamento de caixa

Imagine receber débito, crédito, PIX, link de pagamento, dinheiro e outras formas de pagamento, tudo no mesmo dispositivo. Essa possibilidade contribui para acabar com a quebra de caixa, lançamentos errados e elimina aquela dor de cabeça quando o caixa não fecha. Com uma solução integrada de PDV, você não precisa mais contar uma a uma as filipetas da máquina de cartão para conciliar com o sistema. Com um toque na tela o expediente é encerrado e os valores vendidos no dia automaticamente conferidos e atribuídos ao atendente responsável.

 

Otimização de espaço e diminuição no tempo de atendimento

É possível criar um layout diferenciado no seu estabelecimento, sem aquele caixa no fundo da loja, tendo autonomia para operar um caixa móvel e trazer celeridade para os atendimentos. Dessa forma, o cliente fica livre de ter que ir até o caixa no ato da compra, além de liberar espaço para o próximo atendimento. Tudo isso sem perder a qualidade.

 

Modernidade 

Inovação é a palavra do momento. Nos blogs, no Linkedin e nas conversas entre empresários, todos buscam o mesmo resultado: inovar para destacar-se da concorrência e criar tendências. 

Tecnologias como essa são uma boa pedida para cumprir esse objetivo. Com um sistema integrado, você ganha agilidade no atendimento e mostra para o seu consumidor que está por dentro das tendências de mercado. Uma forma efetiva de se posicionar como um negócio inovador e preocupado com a experiência do cliente.

Conformidade Fiscal e Contábil

É pra vender sem preocupação mesmo! A integração fiscal e de meios de pagamento permite que o empreendedor fique tranquilo quanto aos seus fechamentos anuais com a contabilidade. Com mais efetividade fiscal e garantia de que todas as informações estão certas e atualizadas, você ganha tempo para cuidar de outras coisas do empreendimento, melhorando os resultados e quem sabe até ampliando os produtos e serviços oferecidos.

Redução de Custo de locação de diferentes maquininhas

Transformar computador, CPU, máquina de cartão, impressora fiscal e outros dispositivos em um único terminal reduz consideravelmente o investimento em hardware. Além do trabalho de acompanhar e resolver possíveis problemas que eles venham a apresentar. Com um dispositivo único, o foco fica só nele e todos os funcionários ganham em agilidade e praticidade, já que não precisam aprender a usar cada um dos vários equipamentos que vão deixar de ser usados.

Inclusive, muitas adquirentes fornecem o equipamento POS Digital de forma gratuita. Assim, você tem a possibilidade de investir apenas no sistema que vai embarcado, sem precisar se preocupar com os custos de um aluguel de maquininha. 

 

E o que eu preciso para implantar uma solução de gestão de vendas no meu negócio?

Tudo o que você precisa para começar a usufruir de todas essas vantagens é de um dispositivo móvel com sistema operacional Android e que tenha alguma adquirente acoplada.

Todos os principais players do mercado (adquirentes) possuem maquininhas compatíveis com esse tipo de tecnologia. Dispondo inclusive de recursos como NFC para pagamentos por aproximação e impressora térmica.

Algumas marcas que fabricam POS digital:

  • Gertec
  • Pax
  • Ingenico
  • Sunmi

 

Para começar a revolucionar o seu negócio com tecnologia e inovação, basta ter uma delas disponível no seu negócio e fazer o download de um sistema de gestão de vendas integrado a meios de pagamento.

O sucesso de uma empresa depende de processos bem definidos, pessoas dedicadas e foco no que é mais importante: vender com tranquilidade, tendo a certeza que, por trás dos bastidores, a estrutura em tecnologia estará apoiando o crescimento do negócio com excelência.

Gostou de saber mais sobre essa solução? Quer levar essa tecnologia para o seu negócio? Conheça as soluções da Eyemobile.