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21 / dez / 2021 • Por: Christiana Lima

Sistema de vendas multicanal: entenda o conceito omnichannel

Quando falamos em inovação, logo pensamos em um sistema de vendas moderno e digital, certo? Acontece que, durante esse momento atípico e difícil para o comércio, é preciso estudar como investir com assertividade, focando em manter ou recuperar a saúde financeira do seu negócio. Por isso, é extremamente importante entender o que, de fato, vai alavancar o desempenho da sua empresa e fazer esse investimento valer a pena, sem prejuízos.

Automatizar  a jornada de compra do seu consumidor pode até soar como uma alternativa que exige grandes investimentos e que não pode ser priorizada agora. Mas e se eu te disser que o valor de uma solução como essa não é apenas acessível, mas também pode ser a peça-chave para alavancar suas vendas?

Há algum tempo, lhe contamos como seria o consumo no futuro. Agora, estamos vivendo o futuro na prática e aprendendo a nos adaptar à nova realidade. Por isso, logo abaixo iremos lhe contar o que é um sistema de vendas omnichannel e quais as otimizações que ele pode trazer para o seu negócio em 2022.

O que é um sistema de vendas multicanal?

Multicanal, ou omnichannel, é um conceito de integração de vendas que permite gerir a operação de forma a agregar todos os pontos de atendimento em um único canal, através de um sistema digital. Esse conceito garante maior agilidade na experiência de compra do consumidor e, mais do que nunca, torna esse processo mais seguro diante do cenário de pouca interação social que estamos vivendo.

Você deve estar se perguntando: mas como essa automatização vai realmente aumentar meus lucros? Bom, ao sair na frente da concorrência e oferecer todos os benefícios de um sistema de vendas multicanal, sua marca não apenas irá atrair o interesse do cliente ao oferecer uma experiência mais segura, ágil e moderna, mas também fidelizá-lo nesse momento decisivo para o comércio em geral.

A solução omnichannel permite ainda reduzir custos de operação, pois automatiza o atendimento do início ao fim da jornada de compra, acelera esse processo e, consequentemente, gera mais receita.

Logo abaixo, listamos alguns pontos importantes e positivos sobre como esse tipo de sistema pode trabalhar para o seu negócio:

  • Disponha de um aplicativo de baixo custo que pode ser totalmente personalizado com a cara da sua marca;
  • O app não precisa ser baixado, pode ser acessado de qualquer lugar pelo seu cliente, oferecendo praticidade;
  • Cadastre o que vai vender, espelhando o mesmo menu nas POS digitais e na sua loja online;
  • Fidelize seu cliente oferecendo cashback nas compras físicas e online, além de vouchers de desconto.

Jornadas de compra

Agora que você já sabe que existe um mundo de possibilidades comerciais para explorar com um sistema de vendas multicanal, vamos lhe contar um pouco mais sobre cada jornada de compra – e como você pode atrair diferentes perfis de cliente.

Honest Market

Lembra quando falamos em oferecer segurança ao seu cliente, mesmo nas vendas presenciais? O conceito de Honest Market se baseia em fornecer ao consumidor prateleiras de produtos em que ele pode se servir sozinho.

Isso é possível ser feito adesivando suas embalagens ou prateleiras com QR CODES, para que seus clientes possam lançar itens no carrinho de compras do seu próprio celular, realizando o pagamento e indo embora, sem contato com nenhum vendedor.

Esse tipo de jornada se baseia na honestidade e tem funcionado muito em diversos países – especialmente neste ano, com baixíssimo índice de divergência de caixa e crescimento na taxa de fidelização de consumidores.

QR CODE Self-service

Nesse método, a ideia é identificar suas mesas, balcões ou espaços com totens de QR CODE ou adesivados, para que seus clientes, com a câmera do celular, recebam seu cardápio, selecionem o que desejam consumir, paguem, e você receba os pedidos para produção. Mais uma vez, minimizar o contato físico com seu cliente torna a operação muito mais moderna e segura para todos.

Delivery

Os outros apps de delivery são bons para trazer o consumidor pela primeira vez. Mas e se, quando o cliente receber sua embalagem, enxergar seu QR CODE adesivado nela?

Aqui, a estratégia é levá-lo para o seu app na próxima compra, aproximando virtualmente sua marca do cliente e eliminando uma etapa na jornada de compra dele – o que pode reduzir seus custos também. Vale muito a pena, afinal, só no seu app ele vai poder contar com aquele cashback de gratificação ou outro benefício bacana que você possa oferecer.

Takeaway

Com esse tipo de venda, você permite que seu cliente compre online e agende o horário mais conveniente para ele passar e buscar suas compras, retirando diretamente no balcão. Assim, você tem mais tempo para preparar o pedido com todo carinho, pensando na melhor experiência para as duas partes – sem contar que você não tem custos com a entrega.

Frente de caixa mobile

Sabe aquele espaço todo no balcão, que a sua CPU, monitor, teclado, mouse, impressora e cabos ocupam? Esqueça de vez: o seu sistema de frente de caixa agora é todo dentro da máquina de cartão. Nosso sistema de vendas faz suas vendas direto na maquininha, passa o cartão e emite a nota. Além de o sistema aceitar todas as bandeiras, ele também permite o pagamento por aproximação, tudo em um único equipamento.

E então, quer saber como transformar seu negócio em omnichannel, integrando todos os seus canais de venda por um valor acessível? Entre em contato e nosso time de especialistas irá lhe oferecer a melhor solução para potencializar suas vendas.

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