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28 / jul / 2022 • Por: Michelle Oliveira

Sistema de vendas: a ferramenta ideal para restaurantes e bares

O sistema de vendas é um grande aliado do setor de alimentação. Com ele, é mais fácil organizar os pagamentos, gerenciar os pedidos e até sincronizar com a cozinha e o delivery. Justamente por isso, a ferramenta é capaz de se tornar um diferencial nesses negócios.

A pandemia afetou drasticamente o setor. Dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostraram que 1 a cada 4 restaurantes no país fechou em 2020. Os que permaneceram tiveram de se adaptar, incluindo opções de delivery e take away. Que continuam muito solicitadas pelos clientes, mesmo com a volta à normalidade.

Se você quer melhorar os resultados do seu bar ou restaurante, entenda como a tecnologia pode ajudar.

O que é um sistema de vendas?

Um sistema de vendas é um software capaz de automatizar diversas funções dentro do seu estabelecimento e integrar setores. Ele também é conhecido por outros nomes como frente de caixa ou sistema PDV.

Basicamente, com ele, você conseguirá receber o pagamento dos pedidos, lançar os pedidos para a cozinha, gerenciar as contas de cada mesa e acompanhar o seu estoque. Além disso, esse sistema também é capaz de conversar com os principais meios de pagamento e emitir o cupom e a nota fiscal.

Funções

Um sistema de vendas voltado para o setor de bares e restaurantes conta com funções adicionais, muito importantes para a correta gestão desses estabelecimentos. As mais comuns são:

  • comanda eletrônica, para você lançar os pedidos por mesa ou por cliente, tornando mais fácil fechar a conta;
  • integração com o KDS, assim é possível lançar os pedidos diretamente para a cozinha;
  • delivery e takeout agendado, via aplicativo web o consumidor consegue fazer o pedido sem sair de casa e agendar o delivery ou a retirada no estabelecimento;
  • tablet de autoatendimento para que o próprio cliente faça o seu pedido e o pagamento, sem precisar de um atendente;
  • monitor de pedidos (KDS) para receber e acompanhar os pedidos no espaço de produção, com status de preparo e entrega;
  • integração com os principais meios de pagamento, incluindo por aproximação, débito, crédito, PIX, QR Code e dinheiro;
  • emissão de cupom e nota fiscal após cada venda;
  • integração com o estoque para acompanhar o giro de produtos e a necessidade de reposição de estoque;
  • entre outras.

Como vender mais em restaurantes e bares com sistema de vendas?

Para aumentar as vendas em restaurantes e bares, existem algumas ações que precisam ser feitas. Confira quais são elas.

  • Foque em oferecer um atendimento de qualidade, com agilidade e profissionalismo.
  • Ofereça diferentes meios de pagamento.
  • Traga facilidades aos consumidores, como a possibilidade de fazer o pedido por um totem de atendimento ou via aplicativo.
  • Inclua o delivery e o takeout, já que muitos consumidores se acostumaram com essas alternativas durante a pandemia.
  • Seja ágil nas entregas, tanto para quem está aguardando no salão, como via delivery.
  • Reduza as filas no seu caixa. Ofereça a possibilidade do cliente fechar a conta e fazer o pagamento diretamente na mesa.
  • Faça promoções interessantes para seu público. Como descontos em determinados dias da semana, combos promocionais ou programas de fidelidade.
  • Tenha um ambiente aconchegante, limpo e interessante para o seu público.
  • Use a tecnologia para gerenciar seus recebimentos, número de vendas e lucratividade por pratos. 

Como um sistema de vendas ajuda o seu negócio

Um sistema de vendas é um grande aliado dos bares e restaurantes. Porque ele ajuda a automatizar diversas funções. O que traz mais agilidade de atendimento e oferece uma experiência melhor aos clientes.

Além disso, esse software traz informações valiosas para os gestores. Que conseguem tomar decisões mais estratégicas. Inclusive desenvolver promoções mais acertadas e lucrativas.

Vamos ver em detalhes todos os benefícios?

Fideliza o cliente

Ao oferecer um atendimento mais ágil e eficiente, seus clientes se sentirão mais satisfeitos. Além disso, você terá informações sobre seus consumidores para criar promoções e ações de vendas mais acertadas.

É possível cadastrar os clientes usuais no seu sistema. E, assim, entender o padrão de consumo de cada um deles. Isso é importante para oferecer um atendimento ainda mais personalizado, diferenciando o seu negócio da concorrência.

Entrega o que o consumidor espera

Os clientes estão cada vez mais imediatistas. Eles querem uma experiência personalizada e ágil. E um sistema de vendas é muito importante nesse sentido.

Com ele, você consegue separar os pedidos por comandas. O que torna mais simples o processo de rachar a conta em mesas grandes, por exemplo. 

E, ainda, enviar o pedido diretamente à cozinha, além de acompanhar a produção de cada um deles. Isso evita erros na entrega e no preparo dos pratos e permite uma entrega mais rápida.

O totem de autoatendimento é outro aliado, porque oferece mais autonomia para que os clientes façam seus pedidos e paguem por eles, sem a necessidade de um atendente. Assim como o aplicativo web, que otimiza os serviços de delivery e takeout.

Distribui a força de trabalho

Ter equipes trabalhando de forma integrada é muito importante para que seu negócio se destaque. Com um sistema de vendas, isso fica mais simples.

O garçom consegue enviar os pedidos à cozinha e acompanhar o preparo. O pessoal da cozinha consegue ter acesso a informações claras sobre cada pedido, incluindo a necessidade de adição ou retirada de determinados ingredientes.

O caixa pode acompanhar o movimento do salão. E ter ideia da rotatividade das mesas, pedidos mais solicitados e outras informações cruciais. 

Economiza

Um sistema de vendas também é aliado dos seus custos. Com ele, você consegue controlar seus processos de forma mais precisa, o que evita o desperdício.

Além disso, como suas equipes estão sincronizadas, é possível reduzir a quantidade de erros e refações, que também afetam seus lucros.

Outro ponto importante é em relação à gestão financeira. Ao entender melhor seus custos, fazer uma boa precificação, controlar seu estoque e criar boas promoções, é mais fácil manter as contas em dias e programar o crescimento da sua empresa.

Ajuda na gestão de pagamentos

Gerenciar os pagamentos dos clientes é essencial para ter um bom fluxo de caixa. Com um sistema de vendas, esse processo é mais simples. Porque ele é capaz de receber diferentes meios.

Além disso, você consegue fazer a conciliação bancária das maquininhas de cartão, abrir e fechar o caixa, realizar sangria e ter acesso a dados precisos. O que favorece na hora de planejar como será o financeiro do seu restaurante para os próximos meses.

Conclusão

Um sistema de vendas é um aliado importante para quem deseja aumentar as vendas em restaurantes e bares. Porque ele oferece mais agilidade no atendimento, melhora a comunicação entre salão, cozinha e caixa e ainda permite que o gestor tenha informações reais para tomar decisões acertadas.

Além disso, a tecnologia tem papel crucial na experiência dos clientes. Pois você conseguirá oferecer um atendimento mais rápido e certeiro, dando autonomia para que seu consumidor escolha como deseja ser atendido. 

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