O sistema cashless é uma tecnologia que traz inúmeros benefícios para vários tipos de eventos e, embora já seja bastante utilizada lá fora, ela ainda está conquistando o mercado brasileiro aos poucos.
Mas, apesar disso, os principais festivais de música e eventos de grande porte já têm se rendido a essa tecnologia e o público tem notado os seus benefícios. Se você ainda não conhece o sistema cashless ou está inseguro se essa é uma opção vantajosa para o seu evento, continue a leitura desse texto e tire todas as suas dúvidas.
Antes de tudo, é preciso que você compreenda o que é e como funciona a tecnologia cashless.
Apesar do nome complicado, o sistema busca eliminar (ou diminuir) o uso de dinheiro e cartão de crédito e débito dentro do evento. Para isso, são usadas pulseiras específicas ou cartões com chip que proporcionam ao participante fazer uma recarga pré-estabelecida de um valor “x” para gastar dentro do seu evento.
Assim, basta que o vendedor de comida ou bebida posicione a maquininha próxima da pulseira ou do cartão para efetuar a venda, evitando filas e problemas com trocos.
Se o participante quiser adicionar mais créditos a sua conta é possível se dirigir a alguns pontos dentro do evento para realizar essa recarga. E tudo isso é feito de maneira criptografada, o que garante mais segurança e comodidade para todos os envolvidos.
Quando algo novo chega ao setor, é comum termos dúvidas sobre a sua real eficácia e as vantagens, não é mesmo? Mas, saiba que a tecnologia cashless traz muitos benefícios, tanto para quem organiza, como para quem participa dos eventos. Veja alguns:
Embora seja relativamente recente no Brasil, a tecnologia cashless já tem sido usada em grandes festivais e eventos ao redor do país. Veja alguns que merecem destaque:
Na edição de 2016, o festival trocou o seu sistema de pagamento dos antigos tokens para os pearls – créditos carregados em pulseiras que puderam ser gastos em comidas, bebidas, Market places e o que mais estivesse disponível ao público.
Os créditos puderam ser inseridos antes e durante o evento, via internet. A organização do festival disse ter optado por esse sistema visando diminuir as chances de perda e roubo dos antigos tokens. Nos outros festivais internacionais da mesma marca o sistema cashless já é usado há algum tempo, inclusive com reembolso via paypal do excedente não utilizado.
Realizado este ano, no Rio de Janeiro, o evento que possui edições em outras partes do mundo também usou o sistema cashless em suas dependências para o consumo de alimentos e bebidas.
Todos os participantes receberam um cartão com a tecnologia e puderam realizar a recarga antes e durante o evento em pontos específicos, inclusive com restituição do saldo remanescente.
Em setembro, São Paulo recebeu um evento dedicado ao hard rock e heavy metal e, uma das principais novidades, foi o uso do sistema cashless para toda a praça de alimentação, serviços e também outros produtos vendidos dentro do festival.
Para isso, o público recebeu antecipadamente uma pulseira que deveria ser recarregada com a quantidade de crédito desejada. No evento, também havia caixas online espalhados permitindo a recarga de forma rápida e simples.
Engana-se quem pensa que apenas os eventos realizados nas principais capitais brasileiras estão se aproveitando dos benefícios da tecnologia cashless. O João Rock, considerado o maior evento de rock do interior de São Paulo, realizado em Ribeirão Preto, também contou com o sistema na sua edição deste ano.
Por lá, foram usados cartões pré-recarregáveis que permitiam a compra de alimentos e bebidas em todo o festival. Além disso, os participantes que fizessem a sua recarga antes do evento ganhavam 10% a mais de créditos.
A tecnologia cashless deverá ser uma tendência para os próximos grandes eventos no país, e isso é confirmado pela organização do Lollapalooza que já prevê o uso do sistema na sua edição de 2017.
Ele será chamado de Lolla Pass, em formato de pulseira que deverá ser usado durante os dois dias de evento. A distribuição começará em fevereiro, um mês antes do festival, e o participante poderá escolher entre receber o equipamento em casa ou retirar pessoalmente em um dos pontos de troca.
Com a pulseira em mãos, os organizadores irão lhe enviar um link para que você realize o seu cadastro e coloque os créditos desejados, aceitando para essas transações cartões de crédito e débito. É claro que, quem desejar, também poderá realizar a recarga durante o evento.
O Lollapalooza Brasil irá acontecer nos dias 25 e 26 de março de 2017, no autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Já deu para notar que a tecnologia cashless veio para revolucionar o mercado de eventos, facilitando a organização e também melhorando a experiência dos participantes, não é mesmo? Se você não quer ficar de fora dessa tendência, confira as vantagens que só a Eye Mobile traz para você!