Como a tecnologia de Cashless chegou ao Brasil?

4 anos
Eyemobile
Por Eyemobile

O sistema cashless é uma tecnologia que traz inúmeros benefícios para vários tipos de eventos e, embora já seja bastante utilizada lá fora, ela ainda está conquistando o mercado brasileiro aos poucos.

Mas, apesar disso, os principais festivais de música e eventos de grande porte já têm se rendido a essa tecnologia e o público tem notado os seus benefícios. Se você ainda não conhece o sistema cashless ou está inseguro se essa é uma opção vantajosa para o seu evento, continue a leitura desse texto e tire todas as suas dúvidas.

O que é a tecnologia de Cashless?

Antes de tudo, é preciso que você compreenda o que é e como funciona a tecnologia cashless.

Apesar do nome complicado, o sistema busca eliminar (ou diminuir) o uso de dinheiro e cartão de crédito e débito dentro do evento. Para isso, são usadas pulseiras específicas ou cartões com chip que proporcionam ao participante fazer uma recarga pré-estabelecida de um valor “x” para gastar dentro do seu evento.

Assim, basta que o vendedor de comida ou bebida posicione a maquininha próxima da pulseira ou do cartão para efetuar a venda, evitando filas e problemas com trocos.

Se o participante quiser adicionar mais créditos a sua conta é possível se dirigir a alguns pontos dentro do evento para realizar essa recarga. E tudo isso é feito de maneira criptografada, o que garante mais segurança e comodidade para todos os envolvidos.

Quais as vantagens do uso da tecnologia de Cashless?

Quando algo novo chega ao setor, é comum termos dúvidas sobre a sua real eficácia e as vantagens, não é mesmo? Mas, saiba que a tecnologia cashless traz muitos benefícios, tanto para quem organiza, como para quem participa dos eventos. Veja alguns:

  • Diminuição das filas: essa é uma das principais vantagens, afinal sem a necessidade de troco e pagamentos com cartões, o tempo de atendimento é diminuído, o que faz com que as filas fiquem menores e traga mais comodidade a quem participa do evento;
  • Mais segurança: sem cédulas e cartões, os casos de roubos e furtos diminuem e as pessoas sentem-se mais seguras em consumir dentro do seu evento. Em casos de perda das pulseiras, elas podem ser rastreadas e também é possível fazer a transferência dos créditos para um novo cadastro.
  • Mais agilidade no fechamento do caixa: término de evento costuma demorar longas horas no fechamento do caixa, não é mesmo? Mas com a tecnologia cashless você terá acesso aos dados rapidamente e ainda poderá acompanhar pelo seu celular o balanço de vendas em tempo real.
  • Aumenta o consumo: sem filas e com mais segurança, os participantes dos eventos que usam essa tecnologia sentem-se mais motivados a consumirem, o que faz com que o seu lucro aumente.
  • Transparência com os fornecedores: tendo acesso a dados precisos, é mais fácil criar relatórios de vendas realmente fiéis, o que melhora a sua relação com os fornecedores.

Quais eventos já usam a tecnologia cashless?

Embora seja relativamente recente no Brasil, a tecnologia cashless já tem sido usada em grandes festivais e eventos ao redor do país. Veja alguns que merecem destaque:

  • Tomorrowland Brasil

Na edição de 2016, o festival trocou o seu sistema de pagamento dos antigos tokens para os pearls – créditos carregados em pulseiras que puderam ser gastos em comidas, bebidas, Market places e o que mais estivesse disponível ao público.

Os créditos puderam ser inseridos antes e durante o evento, via internet. A organização do festival disse ter optado por esse sistema visando diminuir as chances de perda e roubo dos antigos tokens. Nos outros festivais internacionais da mesma marca o sistema cashless já é usado há algum tempo, inclusive com reembolso via paypal do excedente não utilizado.

  • Ultra Brasil

Realizado este ano, no Rio de Janeiro, o evento que possui edições em outras partes do mundo também usou o sistema cashless em suas dependências para o consumo de alimentos e bebidas.

Todos os participantes receberam um cartão com a tecnologia e puderam realizar a recarga antes e durante o evento em pontos específicos, inclusive com restituição do saldo remanescente.

  • Maximus Festival

Em setembro, São Paulo recebeu um evento dedicado ao hard rock e heavy metal e, uma das principais novidades, foi o uso do sistema cashless para toda a praça de alimentação, serviços e também outros produtos vendidos dentro do festival.

Para isso, o público recebeu antecipadamente uma pulseira que deveria ser recarregada com a quantidade de crédito desejada. No evento, também havia caixas online espalhados permitindo a recarga de forma rápida e simples.

  • João Rock

Engana-se quem pensa que apenas os eventos realizados nas principais capitais brasileiras estão se aproveitando dos benefícios da tecnologia cashless. O João Rock, considerado o maior evento de rock do interior de São Paulo, realizado em Ribeirão Preto, também contou com o sistema na sua edição deste ano.

Por lá, foram usados cartões pré-recarregáveis que permitiam a compra de alimentos e bebidas em todo o festival. Além disso, os participantes que fizessem a sua recarga antes do evento ganhavam 10% a mais de créditos.

  • Lollapalooza Brasil

A tecnologia cashless deverá ser uma tendência para os próximos grandes eventos no país, e isso é confirmado pela organização do Lollapalooza que já prevê o uso do sistema na sua edição de 2017.

Ele será chamado de Lolla Pass, em formato de pulseira que deverá ser usado durante os dois dias de evento. A distribuição começará em fevereiro, um mês antes do festival, e o participante poderá escolher entre receber o equipamento em casa ou retirar pessoalmente em um dos pontos de troca.

Com a pulseira em mãos, os organizadores irão lhe enviar um link para que você realize o seu cadastro e coloque os créditos desejados, aceitando para essas transações cartões de crédito e débito. É claro que, quem desejar, também poderá realizar a recarga durante o evento.

O Lollapalooza Brasil irá acontecer nos dias 25 e 26 de março de 2017, no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Já deu para notar que a tecnologia cashless veio para revolucionar o mercado de eventos, facilitando a organização e também melhorando a experiência dos participantes, não é mesmo? Se você não quer ficar de fora dessa tendência, confira as vantagens que só a Eye Mobile traz para você!