Post Thumbnail

Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos.

27 / out / 2021 • Por: Christiana Lima

Progressive Web App: vantagens para as suas vendas online

Progressive Web App, ou apenas PWA, é uma das principais apostas em termos de tecnologia de grandes empresas como Microsoft e Google. A cada ano, mais as pessoas utilizam o smartphone para diferentes tarefas, inclusive para o delivery de comida, que aumentou muito na pandemia, com um salto de 155% no número de usuários.

O PWA vem com o objetivo de oferecer às empresas uma solução mais simples e barata e, quando relacionada ao usuário, a proposta é tornar a experiência mais prática, permitindo o acesso a diferentes aplicativos sem que ele precise baixá-los no seu próprio celular. Interessante, não é? Siga a leitura e entenda como essa tecnologia é capaz de diferenciar as empresas do setor alimentício!

O que é Progressive Web App?

Basicamente, podemos definir o Progressive Web App (PWA) como um site da internet tecnicamente regular,  que pode aparecer aos usuários como um aplicativo tradicional ou um aplicativo móvel (nativo). Assim, ele combina os recursos oferecidos pelos navegadores modernos com as facilidades da experiência móvel.

A ideia nasceu em 2015, quando o Google identificou que a maioria dos sites estavam sendo acessados por dispositivos móveis, surgindo, assim, a oportunidade de oferecer funcionalidades semelhantes aos aplicativos nativos (aqueles que você precisa baixar e instalar no seu celular).

A opção é ótima para quem quer vender online e facilitar o acesso dos consumidores a seus produtos. Quer ver como? A aplicação do PWA no setor varejista está logo abaixo nesse post.

Características

Para ser considerado um PWA, é preciso ter algumas características, como:

  • Ser progressivo, ou seja, qualquer usuário pode ter acesso ao conteúdo disponível independentemente do navegador que ele esteja usando;
  • Responsivo, é necessário ter a capacidade de se adequar a qualquer tamanho de tela, como desktop, tablet ou smartphone;
  • Independente de conectividade, com tecnologias que garantam o funcionamento da maioria das funcionalidades sem a necessidade de conectividade e otimizado para trabalhar em redes de baixa velocidade;
  • Semelhante a aplicativos, considerando a navegação e a interação dos usuários, com a mesma estrutura visual e de percepção dos apps nativos;
  • Possuir atualização constante com um serviço que rode em segundo plano;
  • Seguro, por conta do uso do https, impedindo que as informações partilhadas sejam adulteradas e com baixo risco de invasão;
  • Facilmente encontrado por mecanismos de buscas, como um app;
  • Possível de engajar os usuários, com recursos como notificações de push;
  • Instalável, embora não seja necessário baixar o PWA para usá-lo, caso o usuário deseje, ele poderá colocar o ícone da aplicação na tela principal, com comportamento semelhante a um app nativo;
  • Linkável, ou seja, para o usuário ter acesso, basta um link, reduzindo o atrito das lojas de aplicativos e a necessidade de ocupar a memória do smartphone.

Como funciona um Progressive Web App?

Na sua essência, um PWA funciona da mesma forma que um aplicativo nativo. Porém, possui algumas diferenças básicas na sua estrutura e usabilidade.

Ou seja, ao acessar o PWA, o usuário encontrará uma interface bastante parecida à de um aplicativo nativo, com os elementos como barra de endereços, botões e favoritos removidos.

Para o usuário encontrar seu PWA, ele poderá fazer uma pesquisa no Google, acessar por meio de um link direto ou por meio de um link compartilhado, ou mesmo por um QR Code. Depois disso, o usuário poderá acessar seu PWA como um app normal.

Por que usar um Progressive Web App no seu negócio?

Depois de todas essas informações técnicas, você deve estar em dúvida sobre os benefícios que o Progressive Web App traz em relação aos aplicativos tradicionais – e por que essa tecnologia tem sido considerada como o futuro dos apps, certo? Nós separamos as principais vantagens para você entender melhor.

É mais prático

Usar um PWA é muito mais prático e simples para seu cliente do que ter que baixar e instalar mais um app, consumindo memória do celular.

Ou seja, seu cliente poderá acessar o app de cardápio ou delivery da sua empresa sem ter que fazer nenhum download, aguardar a instalação ou baixar atualizações, nem aceitar termos de uso ou conceder determinadas permissões. É só acessar um link ou QR Code e encontrar o que procura.

É mais ágil

Muitos aplicativos nativos exigem determinada velocidade de internet para funcionarem adequadamente. Já os Progressive Web App têm uma baixa demanda por velocidade.

Isso significa que até aqueles clientes que estão acessando seu cardápio online ou delivery por uma internet mobile com velocidade menor conseguirão fazer seus pedidos sem problema, e com mais agilidade.

É mais acessível

Os pequenos empresários sabem que, nem sempre, é possível construir um app nativo próprio para seus negócios – ficando dependentes de apps compartilhados de delivery, como iFood e outros, que cobram taxas altas.

Desenvolver um PWA, por outro lado, é mais rápido, barato, acessível e menos burocrático. O que permite que até mesmo os pequenos negócios tenham sua solução própria.

Inclusive há a possibilidade de usar uma solução white label, ou seja, você compra a tecnologia pronta, mas poderá personalizá-la com o logo e o nome do seu negócio, reduzindo ainda mais os custos.

É mais responsivo

Os PWAs são soluções focadas na experiência do usuário. Eles se ajustam facilmente a qualquer formato de tela e podem ser executados em navegadores e sistemas variados a partir de um mesmo link.

É versátil

Usando apenas um link, seu cliente poderá acessar seu cardápio digital e escolher entre as diferentes opções de entrega, como delivery ou take away. Também é possível usar o QR Code nas mesas. O cliente faz a leitura do QR Code com o celular e acessa o seu cardápio. Pelo link do PWA, ele já faz o pedido direto para a cozinha, sem precisar aguardar o garçom.

Gostou de conhecer mais sobre o Progressive Web App? Pensa em usar uma solução como essa no seu negócio? Conheça as tecnologias da Eyemobile para transformar o seu negócio. Aproveite e curta nossas redes sociais para mais dicas bacanas como essa. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Compartilhar esse post
TwitterLinkedInFacebookWhatsApp