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20 / jul / 2022 • Por: Michelle Oliveira

Vendas em PDV: 5 dicas para faturar mais todos os dias

Qual empresário não sonhar em vender mais e de forma constante? Para alavancar as vendas em PDV, existem muitas técnicas que podem ser usadas. Elas buscam melhorar a experiência de consumo no seu negócio e oferecer ao cliente o que ele precisa, de forma ágil.

Neste artigo, separamos 5 dicas importantes que vão ajudar a sua empresa a vender mais. Confira!

1- Conheça seu cliente

O primeiro passo é entender quem forma a sua clientela. Pois, somente assim, você saberá quais são as preferências dessas pessoas.

Por exemplo, quais marcas elas preferem, produtos com maior e menor giro, meios de pagamento mais usados, horários preferidos para consumo, entre outros.

Busque também saber quais são as motivações dessas pessoas para comprarem de você e não da concorrência. E entenda como as soluções que você vende ajuda seus consumidores a resolverem suas dores e problemas.

Quanto mais informações você tem, mais fácil é criar promoções acertadas que realmente sejam vantajosas para seus clientes.

2- Treine a equipe para um atendimento especializado

Uma equipe bem treinada e capaz de compreender a fundo as necessidades do seu público, fará toda a diferença nos seus resultados. 

A equipe de vendas não pode usar uma estratégia homogênea e pasteurizada. Cada vez mais, os consumidores estão em busca de experiências personalizadas. Com vendedores que realmente estejam focados em resolver o problema de cada cliente e não apenas “empurrar” qualquer produto só para fechar uma venda.

Por isso, treine seus vendedores para realizarem uma venda consultiva. E, principalmente, para praticarem uma escuta ativa. Conseguindo se colocar no lugar do cliente e entendendo quais produtos e soluções são mais indicadas para cada caso.

Esse atendimento diferenciado, próximo e humano, certamente será um diferencial do seu negócio. O que ajuda a melhorar as taxas de fidelização e atração de novos clientes.

3- Posicione os produtos de forma estratégica no PDV

O ponto de venda é, sem dúvida, uma das estratégias mais importantes para aumentar as vendas de qualquer negócio. E isso vale tanto para as lojas físicas, como online. Afinal, o PDV de uma loja online é a própria plataforma de e-commerce.

Pense nas melhores maneiras de expor seus produtos. De forma que os clientes consigam interagir com esses itens e ter uma boa experiência dentro do seu comércio.

Lembre-se que o PDV deve traduzir a essência da sua marca, com uma decoração relacionada ao posicionamento e as características principais do seu negócio.

É preciso que as cores e os detalhes decorativos estejam em sintonia com a identidade visual da sua marca. Os corredores devem ser espaçosos, a iluminação precisa ser adequada e é importante que os consumidores consigam interagir com os produtos.

A vitrine é outro ponto de destaque no PDV físico. Ela deve expor os seus principais produtos, chamando a atenção do consumidor e despertando nele a vontade de entrar na sua loja. Se for fazer uma promoção para uma data especial, por exemplo, lembre-se de decorar a vitrine de acordo com essa comemoração.

Deixe os seus produtos mais caros ou mais procurados em locais de destaque da sua loja. Invista em uma boa iluminação para valorizar essas mercadorias.

Na loja online, atenção com o layout. É importante que o site seja fácil de navegar e que as descrições dos produtos sejam completas. Adicione imagens e vídeos e escreva textos com todos os dados que os clientes precisam saber, como tecidos, medidas, peso, usos etc.

4- Estude sobre marketing sensorial

Você já ouviu falar em marketing sensorial? A ideia é despertar nos seus clientes associações sensoriais com a sua marca ou trazer sensações positivas dentro do seu PDV.

Quem nunca passou perto de uma padaria, sentiu aquele cheirinho de pão feito na hora e decidir levar um para casa? Ou sentiu determinado perfume e lembrou com carinho de alguém ou de alguma situação?

O marketing sensorial usa esses ganchos para tornar o PDV mais interessante e aumentar as vendas.

Você pode, por exemplo, espalhar uma fragrância pela sua loja, criando uma memória olfativa nos seus clientes. Todas as vezes que eles sentirem um cheiro semelhante a esse, irão lembrar do seu negócio.

Outra ideia é usar músicas de fundo para que seu PDV se torne mais próximo dos seus clientes, de preferência com sons associados às características da sua marca ou que sejam agradáveis para o seu público.

Só tome cuidado para que essa experiência seja positiva. Colocar uma música muito alta pode atrapalhar para que o cliente consiga conversar ou se concentrar na sua compra. O estilo musical também precisa de cautela. Evite aquelas com letras ofensivas ou polêmicas.

A visão é outro sentido que você precisa considerar. Um ambiente bem decorado, com cores agradáveis e organizado faz toda a diferença.

5- Invista em bônus e promoção

As promoções, descontos e bônus são excelentes para aumentar as vendas em PDV. Elas ajudam a aumentar o interesse pela sua marca, as vendas e também o ticket médio. Muitas vezes podem ser o chamariz necessário para que alguém conheça o seu negócio e continue comprando de você.

Mas para trazer o resultado esperado, essa ação precisa ser muito bem planejada. É importante que você entenda qual é a sua margem de negociação e de desconto. Para não ter prejuízo. E também quais produtos devem entrar em promoção.

Nesse caso, estude o seu giro de estoque. Pode ser bacana fazer promoção para aqueles itens que estão parados a mais tempo. Se eles são de marcas desconhecidas ou que seu público não quer mais comprar, use a estratégia do combo ou do bônus.

Por exemplo, se você notou que um condicionador da marca X está com vendas abaixo do normal, pode fazer um combo adicionando shampoo e condicionador por um preço especial. Ou condicionador da marca X e mais uma escova de cabelo. 

Outra ideia que funciona muito bem é o desconto progressivo para compras maiores. O famoso Pague 1, Leve 2 ou ganhe X% de desconto na segunda peça.

Aproveite para beneficiar aqueles clientes que compram sempre de você. Por exemplo criando ações promocionais para os clientes fidelizados. Como descontos progressivos, brindes após determinado número de compras e outras ações de fidelização. 

Dica extra: traga mais praticidade com as vendas em PDV

Quer aumentar suas vendas e ter muito mais praticidade na hora de gerir seu negócio? O sistema PDV é um grande aliado.

Com ele, você consegue entender melhor quem forma o seu público, o giro de estoque, a gestão financeira, os dias e horários com maior e menor movimento e muitos outros insights que ajudam a criar promoções e ações ideais para aumentar suas vendas.

Além disso, um sistema PDV transforma o dia a dia do seu negócio. Ele oferece uma experiência de venda muito mais ágil para seus clientes, pois já é integrado à emissão de nota fiscal, principais meios de pagamento e gerenciamento de estoque.

Atualmente, existem versões de PDV mobile que dispensam a necessidade de um caixa físico. Você pode instalar esse sistema no seu celular ou em uma maquininha de cartão. E receber as compras dos seus clientes de qualquer ponto dentro ou fora do seu PDV.

Conclusão

Neste conteúdo, você viu dicas práticas para aumentar as vendas em PDV. Basicamente, é essencial entender as preferências dos seus clientes, treinar seus vendedores, se atentar a organização e disposição dos produtos e pensar em ações promocionais.

Um sistema PDV é o aliado perfeito para gerir melhor seu negócio e aumentar suas vendas. Além de ajudar nos processos relacionados ao caixa, ele também oferece insights essenciais para organizar suas promoções e entender melhor seu negócio e seus clientes.

Gostou das nossas dicas para aumentar as vendas em PDV? Aproveite para levar todos os benefícios do PDV mobile para o seu negócio. Conheça a solução da Eye e saiba como ela pode ajudá-lo a gerir melhor sua empresa e aumentar seus resultados!

 

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